José Ribeiro

Datas e prazos de entrega da declaração anual do IRS!

43 publicações neste tópico

O Portal das Finanças (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/calendario_fiscal) já divulgou as datas para a entrega da declaração anual do IRS (Modelo 3) relativo às várias fases e meios.

Assim, para quem pretende efectuar a entrega em papel, poderá fazê-lo:

*  De 1 de Fevereiro a 15 de Março, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).

*  De 16 de Março a 30 de Abril, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).

Se pretende efectuar a entrega da declaração via Internet os prazos são:

* De 10 de Março a 15 de Abril, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).

*  De 16 de Abril a 25 de Maio, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).

Pagamento de impostos: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/6CE8CEA2-8596-448B-8C0F-6E84E4D265D1/42859/Obrigacoes_pagamento_2011.pdf

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/6CE8CEA2-8596-448B-8C0F-6E84E4D265D1/42810/Obrigacoes_pagamento_2010.pdf

Obrigações declarativas: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/6CE8CEA2-8596-448B-8C0F-6E84E4D265D1/42858/Obrigacoes_declarativas_2011.pdf

Portanto, agora já sabe. Não deixe para a última!...  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada ano a diferença entre os prazos para entrega pela Internet e a entrega em papel sao mais afastados um do outro...

Qualquer dia so´ se pode começar a entregar pela net depois de ter terminado o prazo para entregar em papel :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada ano a diferença entre os prazos para entrega pela Internet e a entrega em papel sao mais afastados um do outro...

Qualquer dia so´ se pode começar a entregar pela net depois de ter terminado o prazo para entregar em papel :P

Estou para ver, como farão os analfabetos (o conceito tem variado no decorrer dos anos. Se antes um analfabeto era alguêm que não sabia ler nem escrever, hoje em dia é alguêm que não tem pc ou que não tem telélé!...) ou as pessoas que não têm pc com acesso à internet, quando a entrega em papel acabar!...

Dirão que há sempre as juntas de freguesia, mas para isso não se pensava em acabar com as entregas em papel!...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dirão que há sempre as juntas de freguesia, mas para isso não se pensava em acabar com as entregas em papel!...  :-\

Eu acho que essa obrigação seria sempre das repartições de finanças... No limite, entrega-se os comprovativos aos funcionários para estes preencherem a declaração online (que, ao fim e ao cabo, já é o que acontece hoje em muitos casos, nas declarações em papel).

É verdade que há juntas que disponibilizam o acesso à internet e até pessoal para ajudar a preencher a declaração, mas fazem-no por boa vontade, nunca deveriam ser obrigados a isso :-/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que essa obrigação seria sempre das repartições de finanças... No limite, entrega-se os comprovativos aos funcionários para estes preencherem a declaração online (que, ao fim e ao cabo, já é o que acontece hoje em muitos casos, nas declarações em papel).

É verdade que há juntas que disponibilizam o acesso à internet e até pessoal para ajudar a preencher a declaração, mas fazem-no por boa vontade, nunca deveriam ser obrigados a isso :-/

Atendendo a que o governo pretende "rescindir" amigavelmente com mais 70 mil funcionários públicos, não estou a ver, no futuro imediato, alternativas a não ser o voluntariado das Juntas de Freguesia ou o aproveitamento de "particulares"!...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao enviar a declaração de rendimentos pela internet, www.portaldasfinancas.gov.pt:

> Recebe o reembolso no prazo de 20 dias

> É gratuito

> Evita filas de espera e deslocações

> Acessível 24h por dia

> Pré-preenchimento da declaração

> É disponibilizada ajuda, evitando erros.

Em caso de dúvidas: 707 206 707 (dias úteis das 8.30 às 19:30)

Ainda em relação aos prazos. Caso os deixe passar, as multas variam entre 100 e 2500€.

Se entregar nos primeiros 30 dias após o prazo, a multa é reduzida a 25€.

Se entregar após os primeiros 30 dias depois do prazo, a multa é de 50€.

Se deixar passar 2 meses é instaurado um processo e a multa pode ir até aos 2500€.

Em relação a erros (inserir dados errados, por exemplo) e falta de atenção (esquecer de preencher um campo, por exemplo) a multa varia entre 250 e os 15000€.

Se corrigir, a multa é reduzida para um quarto do seu valor. Portanto, em caso de dúvida convém verificar sempre junto dos serviços de Finanças para saber se a declaração está bem preenchida.

No entanto, nestes casos de omissões e erros, há sempre a possibilidade de preencher a declaração de substituição e se esta for entregue dentro do prazo, não há lugar a cobrança de multas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BOAS AMIGOS, PRECISO DE AJUDA NESTE PONTO, QUEM PRECISA DE ENTREGAR O

IR 

Entrega Mod.10

Termina já no próximo dia 28 o prazo. 

FIQUEI ASSUSTADO QND VI O AVISO NO PORTAL DA DGCI, SMP ENTREGUEI O MOD.3 SOMENTE.

OBRIGADA

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Mod 10 é entregue por exemplo pela empresa onde trabalhas, quando entregas a Mod 3 via net, reparas que já lá aparece no Anexo A os teus rendimentos, ora esse rendimentos são declarados pela ou pelas empresas onde trabalhaste pela dita Mod 10, que efectivamente acaba o prazo Domingo  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Mod 10 é entregue por exemplo pela empresa onde trabalhas, quando entregas a Mod 3 via net, reparas que já lá aparece no Anexo A os teus rendimentos, ora esse rendimentos são declarados pela ou pelas empresas onde trabalhaste pela dita Mod 10, que efectivamente acaba o prazo Domingo  :)

Isto de alguma forma aplica-se a trabalhadores independentes da categoria B?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A 4 de Março, a DECO, via on-line, vai ajudar a preencher os impressos para aproveitar ao máximo as deduções e benefícios fiscais.

O único senão é que para aceder a esta ajuda em directo deverá ser associado da DECO!...

Se quiserem colocar agora as dúvidas mais pertinentes, poderei tentar obter as respostas destes "peritos" em fiscalidade!

Por isso até ao dia 4 compilem as dúvidas aqui!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Portal das Finanças já se encontra disponível a entrega do IRS de 2009.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BOM DIA!

Ontem pus-me a preencher o IRS, preenchi tudo bem, depois gravei e experimentei submeter e aquilo submeteu, antes do dia 10... Terá algum problema? Ficou tudo normal como no ano passado, emitiu um quadro com o numero de registo e diz que dentro de dois dias é validada pela central... Mas fiz dia 9 às 21:00...  ???

Espero que não haja problema...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem pus-me a preencher o IRS, preenchi tudo bem, depois gravei e experimentei submeter e aquilo submeteu, antes do dia 10... Terá algum problema? Ficou tudo normal como no ano passado, emitiu um quadro com o numero de registo e diz que dentro de dois dias é validada pela central... Mas fiz dia 9 às 21:00...  ???

Daqui por uns dias procura a tua declaração no sistema. Se tiver desaparecido ou aguardar validação, submetes novamente e pronto... Mas, se o sistema deixou meter, não deve haver problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a tentar aceder ao portal das Finanças e este não me dá acesso e está muito lento.

Acontece com mais alguêm?

A última mensagem dizia: Failure of server APACHE bridge...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a tentar aceder ao portal das Finanças e este não me dá acesso e está muito lento.

Acontece com mais alguêm?

Sim, é o habitual. Toda a gente descobriu que abriu hoje a época de meter declarações e vai tudo a correr para o fazer... e descobrem-se bugs que têm de ser corrigidos...

Daqui a pouco há de melhorar. Depois volta a acontecer quando o prazo estiver a chegar ao fim ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é o habitual. Toda a gente descobriu que abriu hoje a época de meter declarações e vai tudo a correr para o fazer... e descobrem-se bugs que têm de ser corrigidos...

Daqui a pouco há de melhorar. Depois volta a acontecer quando o prazo estiver a chegar ao fim ;)

Este daqui a pouco está a demorar dias!...  >:(

Se a situação permanecer assim, uma reclamação será suficiente para evitar a multa?

O Rubvi é que fez bem. Antecipou-se à data de entrega e a esta hora já deve ter o comprovativo!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Rubvi é que fez bem. Antecipou-se à data de entrega e a esta hora já deve ter o comprovativo!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu interesse maior era mesmo em saber quando irei receber o reembolso, cheira me que não vai ser no prazo que prometeram...

Cada coisa a seu tempo. Primeiro devemos esperar que o sistema comece a funcionar devidamente, não se vá dar o caso de termos de ir a prolongamento devido ao entupimento do sistema!...  :D

Não sei se não será necessário uns cartões amarelos ou vermelhos como forma de protesto!...  ;D

Mas assim que o sistema normalizar concerteza que começaram a chover resposta positivas ou negativas à dúvida apresentada!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada coisa a seu tempo. Primeiro devemos esperar que o sistema comece a funcionar devidamente, não se vá dar o caso de termos de ir a prolongamento devido ao entupimento do sistema!...   :D

Não sei se não será necessário uns cartões amarelos ou vermelhos como forma de protesto!...  ;D

Mas assim que o sistema normalizar concerteza que começaram a chover resposta positivas ou negativas à dúvida apresentada!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se também teve ou está a ter problemas com o preenchimento da declaração electrónica de rendimentos de IRS, convidamo-lo a comunicá-los ao Ministério das Finanças, exigindo a sua resolução em tempo útil. Pedimos-lhe também que questione o Governo relativamente ao contra-senso de se estar a apoiar mais a compra de painéis solares do que a educação dos nossos filhos.

Para tal sugerimos que edite e envie a mensagem anexa ao seu destinatário.

Assunto: IRS 2009 - problemas com preenchimento e contra-senso fiscal

Ex.mo Sr. Ministro das Finanças,

<br><br>

É nosso dever, enquanto cidadãos, colaborar com o Estado na melhoria dos serviços. Por isso decidi escrever a V. Ex.a para reportar problemas na declaração de IRS por via electrónica (offline/online):

<br>

- O Software de preenchimento offline das declarações para o exercício 2009, Modelo3IRSv2010_windows.exe para Windows (versão 1.0.2 de 2010-03-10)*, no seu Quadro n. 5 se alguém, por lapso assinalar as opções 6 ou 7 (6. regime geral / 7. regimes abaixo), sendo residente (opção 1, 2 ou 3), irá deparar-se no fim com uma mensagem de erro que só desaparece... reinciando o processo de preenchimento do início, perdendo todo o trabalho já feito.

<br>

- (e muitos outros problemas)

<br><br>Aproveito a ocasião para manifestar o meu desacordo face à persistente desvalorização das políticas pro Família.

<br>Como se compreende que o limite para as despesas de educação seja de 720 euros, enquanto para a aquisição de um equip. de "energias renováveis" o limite seja de 796 euros?

<br><b>Será mais importante ajudar uma família a educar os seus filhos, ou incentivá-la a adquirir painéis solares?</b>

<br><br>

Com os melhores cumprimentos,

<br><br>

Endereços do Ministério das Finanças: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/contactos_servicos/correio_institucional/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2008 e 2009 enviei a minha Declaração de IRS por Macintosh (com Firefox) e consegui sem problemas. Este ano, decidiram "actualizar" o sistema e colocaram o Java script 1.6.0_18, que pode ser descarregado para todos os Sistemas Operativos, menos para... Macintosh.

O OS não reconhece que tem que fazer essa actualização de software e então, nada a fazer. Somente quem tenha Windows e Linux é que deve conseguir abrir e submeter as declarações. Ou seja, eu que deixei de usar Blindows, porque é um sistema da treta, para poder enviar a minha Declaração, vou ter que ir a um computador com este OS.  >:( >:(

Mais alguém que tenha Macintosh e que esteja a acontecer o mesmo?

Damn!!!  >:( >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2008 e 2009 enviei a minha Declaração de IRS por Macintosh (com Firefox) e consegui sem problemas.

Este ano, decidiram "actualizar" o sistema e colocaram o Java script 1.6.0_18, que pode ser descarregado para todos os Sistemas Operativos, menos para... Macintosh.

O OS não reconhece que tem que fazer essa actualização de software e então, nada a fazer. Somente quem tenha Windows e Linux é que deve conseguir abrir e submeter as declarações. Ou seja, eu que deixei de usar Blindows, porque é um sistema da treta, para poder enviar a minha Declaração, vou ter que ir a um computador com este OS.  >:( >:(

Neste tópico deixei uns links que dão acesso ao modelo de IRS para várias plataformas: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2574.0.html

Obviamente que se eles decidiram actualizar o Java script, também o deves actualizar na tua máquina!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste tópico deixei uns links que dão acesso ao modelo de IRS para várias plataformas: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2574.0.html

Obviamente que se eles decidiram actualizar o Java script, também o deves actualizar na tua máquina!...  ;)

Obviamente que se desse para actualizar, já o teria feito, porque o site das Finanças pede obrigatoriamente para fazê-lo. Mas a situação já está explicada noutro tópico.

Gracias à mesma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano cumpriram os prazos nos pagamentos  ;) ja recebo o IRS.  :) :) :) :) :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead