Pipocas

"O que é nacional é bom" - um procedimento para ajudar a sair da crise

19 publicações neste tópico

Uma das atitudes que podemos ter para ajudarmos o nosso País a sair da crise é comprarmos marcas e produtos portugueses, vejam aqui como reconhecê-las: http://560.adamastor.org/index.html

Marcas Portuguesas Certificadas

Alimentar e bebidas

Água de Luso; Aliança; Cartuxa; Casal Garcia; Cocagne; Compal; Delta; Esporão; Gallo; Mateus Rosé; Messias; Nobre;Oliveira da Serra; Pera Manca; Periquita; Porto Ferreira; Quinta da Bacalhoa; Quinta do Côtto; Ramirez; Regina; Sagres; Sumol; Super Bock; Vila Santa

Casa

Atlantis; Blop; Bomdia; Coelima; Cutipol; Dominó; Herdmar; JMA; Lameirinho; Lasa; OAT; RB Bernarda; Recer; Renova; Revigrés; Sampedro; Silampos; Spal; Topazio; Vista Alegre

Inovação e Tecnologia

ADIRA; Artsoft; Critical Software; Efacec; Euronavy; Fibope; Galp; Hovione; Iberomoldes; ISQ; Logoplaste; Luís Simões; Porto Editora; PT; SISCOG; Texto Editores; Via Verde; We Do Consulting

Moda

Aerosoles; Ana Sousa; Armando Silva; Beppi; Camport; Dalmata; D´Assenta; Dielmar; Do Homem; Fly London; Gino Biachi; Impetus; Kispo; Lanidor; NaturaPura; Onara; Oxford; Peter Murray; Petit Patapon; Vicri; Yucca.

Turismo

Pousadas de Portugal

Solares de Portugal

TAP Portugal

Retirado do endereço:

Da próxima vez que forem fazer compras lembrem-se delas ;)

Conhecem mais alguma mesmo sem certificação?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No tópico Moda temos de referir a Salsa (cara, ui, ui....)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na semana passada estive a trabalhar numa localidade em que era o dia da feira local. Antes de vir embora aproveitei para ir lá comprar frutas e legumes frescos (e nacionais! pois agora a pessoa vai a um hipermercado e é tudo de fora!...)

Aproveitei tb para comprar uma prendinha para o filho de 1 ano de um casal amigo. Na parte da roupa "não cigana" encontrei um conjunto camisa + calções super engraçado e comprei.

Qdo mostrei ao meu marido ele acho mto giro e ficou admirado por eu ter comprado aquilo na feira. Aí eu disse-lhe lê a etiqueta. Ele leu: Fabricado em Portugal. Eu disse não estás a ler bem, lê lá outra vez!

Na etiqueta estava escrito:

ORGULHOSAMENTE

Fabricado em Portugal

E esta heim?!... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de vir embora aproveitei para ir lá comprar frutas e legumes frescos (e nacionais! pois agora a pessoa vai a um hipermercado e é tudo de fora!...)

E os vegetais, se forem locais aguentam-se mais tempo também. Às vezes compro hortaliça vinda sabe-sa lá donde só porque está barata e ao fim de uma semana ou duas está boa para ir para o lixo. Mais das vezes, os produtos locais aguentam-se pelo menos o dobro do tempo - foram colhidos na altura certa e não ainda verdes; e o transporte foi mais curto, logo estragam-se menos. Muitas vezes, se for a fazer as contas ao que deitaria fora antes de ter tempo de consumir, chego à conclusão que nem sempre os produtos mais baratos são os que me fazem poupar mais dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Susana  :)

Estás a falar verdade?  :D ;D :D

Tenho umas sandálias em cunha de corda, cor de rosa da Beppi, "lindas de morrer" e custaram apenas 19eur ;D

Pelo contrário, a Lanidor, que tb tem roupas muito giras, já é mais careira :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Susana  :)

Estás a falar verdade?  :D ;D :D

Eu também já vi essas etiquetas orgulhosas. Não me lembro é onde, mas sei que não é só na feira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa! ;)

Obrigado pela dica...  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E a Tiffosi também é portuguesa....e agora a questão? Porque são prodtos tão caros se são Made in Portugal? Porque os preços que se praticam cá para essas marcas com certeza que são os mesmos dos outros países da Europa e estamos carecas de saber que o nível de vida dos outros é muito melhor!!!! ??? ??? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E a Tiffosi também é portuguesa....e agora a questão? Porque são prodtos tão caros se são Made in Portugal? Porque os preços que se praticam cá para essas marcas com certeza que são os mesmos dos outros países da Europa e estamos carecas de saber que o nível de vida dos outros é muito melhor!!!! ??? ??? ???

A marca é portuguesa, mas na maior parte das vezes a roupa é feita na India/Paquistão/Bangladesh

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A marca é portuguesa, mas na maior parte das vezes a roupa é feita na India/Paquistão/Bangladesh

Mais uma razão para que os preços fossem mais baratos, porque nesses países a mão de obra é muito mais barata...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não digo que não haja casos, mas dizer que é a maior parte, é denegrir a produção têxtil nacional!

Mais uma razão para que os preços fossem mais baratos, porque nesses países a mão de obra é muito mais barata...

Pois, mas o transporte também é mais caro... e mesmo assim, essa roupa tipicamente é mais barata.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, mas o transporte também é mais caro... e mesmo assim, essa roupa tipicamente é mais barata.

Mas fica sempre mais barato, e as condições sociais nesses países são precárias, etc., por isso é que as empresas se deslocam para lá ou para outros países...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer qual é a fruta desta época?

E o que é que isso tem a ver com o tema?

Tem muito. A fruta da época é a fruta portuguesa que está à venda na altura.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer qual é a fruta desta época?

Também há fruta da época importada ;)

Mas nesta altura, assim de repente, lembro-me das melancias, melões, meloas, abóboras, amoras (talvez mais daqui por umas semanas, depende dos sítios). Talvez ainda se encontrem uns restos de cerejas também, ainda não tem um mês que fui apanhar as minhas :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As ameixas também são desta época e as framboesas (se bem que acho que as que se costumam encontrar à venda não são nacionais, mas aoo lado da casa da minha mãe tem um quintal abandonado que há coisa de 3 semanas estava repleto de framboesas deliciosas :P).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

maria ferreira :)

Framboesas à borla, que sortuda  ;)

De vez em quando vejo-as à venda mas são tão caras  :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, é bem verdade! Por isso nunca tinha cozinhado...com muita pena minha...e esta primeira experiência não foi tão boa como esperava e ansiava... :-[mas foi muito bom na mesma :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que as lojas da "Area Infinita", antigas "Habitat", são portuguesas, pelo menos comprei lá umas toalhas que diziam "Made in Portugal".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apoio a 100%. Hoje, um tal Sr Goulão, economista ou jornalista, que escreve habitualmente na Sábado dá conselhos para poupar, especialmente nesta época. Se já uma vez estranhei que ele sugerisse que depositássemos as nossas economias na Irlanda ( alguém aqui no fórum achou que ele estava a ironizar), agora sugere que se vá a Espanha comprar especialmente os brinquedos. Estes Srs. têm responsabilidades, muita gente é infuenciada...Enfim, também concordo em dar uma ajudinha. Tenho cuidado em ver se o que compro é português e só se não puder é que parto para outra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead