ssofias

Recibos Verdes - folhas de Despesas (Km, alimentação, ...)

14 publicações neste tópico

Boa noite,

Será que conseguem ajudar-me? Têm conhecimento de algum tipo de folha de despesas que possa anexar a um recibo para Km efectuados com a nossa viatura? Tenho passado recibos verdes desde Fev de 2009 e sempre coloquei nos recibos o valor completo (valor+valor dos km efectuados).

Esta situação acabou por me prejudicar a nível da SS, uma vez que ultrapassei o valor por eles designado.

Existe muita falta de informação. Tenho lido os decretos de lei para ver se encontro alguma coisa útil, para que possa apresentar à empresa em questão. A mesma informou-me que não existe nenhum tipo de mapa para trabalhadores independentes, mas tenho as minhas dúvidas.

Agradeço desde já o tempo dispensado.

Melhores Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que estás a fazer está mal: deves passar os recibos apenas pelo valor do teu salário, pois senão estás a ser altamente prejudicada. Relativamente à tal folha de kms cada empresa tem a sua, mas se a tua não tem como tu até és trabalhadora independente faz tu uma, pega numa folha de Excel e isso faz-se em 10 minutos, depois imprimes todos os meses uma folha, preenches e é só somar os kms mensais e facturar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já respondi no outro post, e já lhe disse que o q vc diz, não está correcto. Os valores são TABELADOS e obdecem a CRITÉRIOS, que vc não conhece -pelo que diz. Isso não é como vc refere. Há regras, há limites, há condicionantes, e há pessoas a quem recorrer, quando desconhecemos a matéria em causa.

Este tópico devia estar junto com um outro muito parecido ou igual que anda pot aí.....

Forr€ta, estou a recorrer à tua pessoa, então, se quiseres fazer o favor, diz-nos lá:

- quanto é o limite?

- pode-se fazer uma folha no excel? Há uns 4 anos podia-se fazer isso. Havia empresas que já tinham modelos, mas lembro-me de fazer um que usei para este fim. Já não é asim?

Obrigada, antecipadamente  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

há efectivamente um limite legal - que eu não sei exactamente qual é - para o valor do km pago pelas empresas aos seus funcionários: se assim não fosse era fácil pagar um salário de 10.000 euros livre de impostos ! O limite, imposto pelas finanças, é exactamente para obviar a esse tipo de situações, tal como existem limites para o subsidio de refeição, p.ex, pelos mesmos motivos. Mas isso é irrelevante para a questão, o valor do km é normalmente comunicado pela empresa aos seus empregados sempre que as variações dos preços dos combustíveis o ditam, ou outras ao critério de cada empresa. Pergunta na secção de pessoal lá da empresa que eles dizem-te, ssofias !

Existe um outro tópico parecido efectivamente e a ssofias fez a mesma pergunta nesse tal tópico, apenas isso. De qualquer forma penso que deves ter ficado esclarecida nos pontos fundamentais e se não te fornecerem a folha de controlo faz tu uma - excel, word, o que quiseres, isso é o mais fácil ! Uma boa noite a todos !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Quero agradecer desde já as vossas opiniões. A empresa paga 0,30 cêntimos ao Km. Como faço muitos km, tenho uma grande parte do meu salário que são Km.

A minha empresa, ou melhor, o contabilista da empresa em questão limita-se a dizer k desconhece tal... Por isso pediu-me para enviar algo válido onde a lei diz isso. Claro está, que não me está a facilitar a vida... Enfim, eu e a minha sorte.

Muito obrigada ao Forr€ta e Carlos (penso k não me esqueci de ninguém)...

Cumprimentos,

Ssofias

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada Forr€ta.

Cumprimentos,

Ssofias

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Ontem dirigi-me às finanças para questionar se um trabalhador independente pode passar as folhas de despesas e como o deve fazer. A resposta que obtive foi que sendo trabalhador independente (prestação de serviços) não posso passar essa folha, uma vez que não faço parte do quadro da empresa... Fiquei sem perceber porque por outro lado, deu-me o artigo 3º (fala dos rendmentos da categoria B) e o artigo 115º (emissão de recibos e facturas), onde passo a citar:

"1 - Os titulares dos rendimentos da categoria B são obrigados:

a) A passar recibo, em impresso de modelo oficial, de todas as importâncias recebidas dos seus clientes, pelas prestações de serviços referidas na alínea B) do n.º 1 do artigo 3.º, ainda que a título de provisão, adiantamento ou reembolso de despesas, bem como dos rendimentos indicados na alínea c) do n.º 1 do mesmo artigo; ou

B) A emitir factura ou documento equivalente por cada transmissão de bens, prestação de serviços ou outras operações efectuadas, e a emitir documento de quitação de todas as importâncias recebidas."

Quer-se dizer, para mim parece-me um contracenso aquilo que me informaram... Conseguem ver a luz que eu não vejo?

Obrigada,

Cumprimentos,

SSofias

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem dirigi-me às finanças para questionar se um trabalhador independente pode passar as folhas de despesas e como o deve fazer. A resposta que obtive foi que sendo trabalhador independente (prestação de serviços) não posso passar essa folha, uma vez que não faço parte do quadro da empresa... Fiquei sem perceber porque por outro lado, deu-me o artigo 3º (fala dos rendmentos da categoria B) e o artigo 115º (emissão de recibos e facturas), onde passo a citar:

Se o teu problema tem a ver com o facto de seres prejudicada na SS, porque foste colocar a questão às Finanças? :)

Naturalmente que as Finanças te dizem que tens de passar recibo de todas as importâncias que te pagarem, é o que está certo.

Agora vem a minha vez de colocar uma dúvida - eu tinha ideia que os trabalhadores independentes pagavam a SS em função de montantes previamente definidos, conforme o escalão em que se colocassem... daí que havia muita gente a descontar pelo salário mínimo, mesmo recebendo muito mais.

Não tenho acompanhado a evolução do regime contributivo nesta área, quer dizer que agora os descontos são indexados directamente aos rendimentos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui às Finanças depois de ir à SS. ??? Na SS disseram que essa área não era da competência deles, nem tão pouco sabem informar. Reencaminharam-me para as Finanças.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a tua questão tem a seguinte resposta:

A) relativamente às despesas de serviço que efectuas deverás utilizar o campo "adiantamentos para despesas por conta da empresa" que vem nos recibos verdes

B) para salários deves utilizar o campo de "remunerações" existente no mesmo recibo: essas são as quantias sobre as quais, hipoteticamente, irias pagar IRS (já vimos que não pagas)

C) relativamente à SS de facto tens duas soluções: ou pagas, tal como diz o Paulo Guia, o montante minimo definido na tal tabela, que neste momento são cerca de 159 euros , OU então vais à Seg. Social e fazes um requerimento para pagares de acordo com aquilo que realmente facturas, pois eles aceitam isso. Não sei é se aceitam antes de decorrido um ano civil completo, ou seja, depois de terem possibilidade de ver efectivamente plasmada na declaração de IRS os rendimentos efectivos anuais, ou se o fazem antes. Eles deverão esclarecer-te esse aspecto. Também não sei se já está em vigor aquilo que recentemente foi proposto pelo Governo que era efectivamente a SS ser paga de acordo com o rendimento efectivo, para todos os trabalhadores independentes, são aspectos que te deverão esclarecer num Posto da SS: se aquele onde foste não sabe tenta ir a um dos principais, por vezes alguns mais pequenos têm essas dificuldades - é pouco aceitável mas acontece !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... são aspectos que te deverão esclarecer num Posto da SS: se aquele onde foste não sabe tenta ir a um dos principais, por vezes alguns mais pequenos têm essas dificuldades - é pouco aceitável mas acontece !

Ou então tentar outros canais:

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.17

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a tua questão tem a seguinte resposta:

A) relativamente às despesas de serviço que efectuas deverás utilizar o campo "adiantamentos para despesas por conta da empresa" que vem nos recibos verdes

Pois, também acho que será assim. O problema é para quem é trabalhador independente, mas emite facturas-recibo (e não ecibo verde), o regime fiscal aplicável é o mesmo que os recibos verde, mas não está lá a tal quadrícula - será que dá para a inscrever?

É que não se fazendo a distinção entre os serviços prestados e as despesas (sejam Km, sejam outras), irá pagar-se IRS sobre esses valores e até IVA!

Alguém sabe esclarecer?

Obrigado,

Poupas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem coloquei a seguinte questão através da VIA Segurança Social:

Bom dia,

Tenho até agora trabalhado sobretudo por conta de outrém e, por esse motivo, abrangido pelo regime de isenção para descontar como trabalhadr independente para a Seg. Social. No entanto, vou deixar em breve o meu actual emprego e vou começar a trabalhar a recibos verdes para um cliente - ou seja, começar a descontar para a Seg. Social pelo regime de trabalhador independente. Este trabalho vai exigir bastantes deslocações que o cliente pagará para além dos meus honorários base. Os custos com deslocações serão consideráveis, podendo chegar mesmo a ser superiores à parte do vencimento propriamente dito, mas claro, isso não vai discriminado no recibo que irei passar - um recibo verde tem apenas uma indicação do total pago pelo serviço.

Relativamente ao IRS não tenho problemas, pois posso descontar aos rendimentos as facturas com essas despesas de deslocação. Até aqui tudo bem.

No entanto, quando comentava com um amigo meu sobre o assunto, ele mencionou que isso iria fazer inflaccionar os meus descontos para a Segurança Social. Mas como se passa a situação relativamente à Segurança Social? Posso efectivamente sair prejudicado com isto? De que forma as despesas com a minha actividade podem influenciar o que tenho de descontar para a Seg. Social?

Parece-me traduzir mais ou menos o problema em causa (as adaptações iniciais têm a ver com a minha situação perante a SS, para tornar a questão minimamente credível, mas acho que não introduzem diferenças significativas).

Recebi a seguinte resposta:

Ex.mo(a) Senhor(a),

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, temos a informar que o que um trabalhador independente paga à Segurança Social depende do esquema de protecção (obrigatório ou alargado) e do escalão de remuneração escolhidos.

Os trabalhadores independentes têm de declarar uma remuneração (que se deve aproximar o mais possível àquilo que o trabalhador recebe em média por mês), a partir da qual é calculado o valor a pagar por mês à Segurança Social e os apoios que pode vir a receber.

As remunerações estão organizadas por escalões. Se o trabalhador não escolher um escalão, a Segurança Social coloca-o automaticamente no 1.º escalão.

Para mais informações, poderá consultar o Guia Prático – Pessoa Singular -  Inscrição, Alteração e Cessação de Actividade de Trabalhador Independente, http://www.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22643&m=PDF

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem coloquei a seguinte questão através da VIA Segurança Social:

Não percebi... Como é que desconta aos rendimentos as facturas com as despesas de deslocação?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead