Pipocas

Ter dois filhos = Gastos a dobrar?

12 publicações neste tópico

Há muitos pais que pensam que apenas podem ter um filho porque ter dois é sinónimo de gastos a dobrar, será mesmo assim?

Qual a vossa experiência?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho dois filhos. O mais velho ainda não tem dois anos e meio e o(a) segundo(a) nasceu no dia dezasseis do mês passado.

Em relação ao que perguntas posso dizer-te que não concordo em nada que sejam despesas a dobrar. Isto porque muitas das coisas que foram precisas comprar para o primeiro, dão agora para o segundo.

PIPOCAS

Se tens algum filho e estás com dúvidas se deves ir ao segundo, que não seja por causa dessas supostas despesas a dobrar, que não concretizes esse "sonho".

Já agora, outro tão junto como tive do primeiro não, mas daqui a quatro ou cinco anos penso em desempatar o resultado, até porque a jogar em casa e empatar para mim é derrota.  ;D

Alguém vai ter que ficar em maioria. Espero que sejam os homens  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

concordo com o hsfarao , alem do que guardas tipo carrinho,ovo,berço,etc... vem tb a experiençia acrescida e ja nao há akeles gastos que ouve com o primeiro e akelas coisas que compramos e nao fizeram falta devido a inexperiencia ... a minha tem 4 mesitos e nao vou deixar arrefecer o forno em demasia  ;D .

Acho que é so comprar +1 cadeirinha para o carro  ;)

Os gastos acrescidos são mais quando eles começarem a ir para a creche e escola, mas tb sabes como diz o ditado  quem cria um cria dois.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há muitos pais que pensam que apenas podem ter um filho porque ter dois é sinónimo de gastos a dobrar, será mesmo assim?

Não tendo filhos, a minha experiência é pouco mais que nula. Mas discordo em absoluto desse argumento, até pelo que vejo nas outras pessoas e por aquilo que vivi ao crescer com os meus irmãos.

Por um lado, há muita coisa que dá para reaproveitar. A roupa que deixou de servir pode ficar para os irmãos. Os brinquedos, os livros, algum material escolar, a mesma coisa.

Para além disso, com a experiência aprendem-se também uma série de pequenos truques sobre onde poupar ou onde gastar menos. Com o primeiro filho fazem-se muitos destes pequenos "erros" que nos levam a gastar mais do que era necessário. Com o segundo a coisa tem quase sempre tendência a correr melhor. Se as idades o permitirem toda uma série de gastos que se fazem para ocupar os filhos enquanto não voltamos do emprego podem também ser poupados porque eles quase que tomam conta um do outro.

Há ainda o próprio factor de saúde. Uma criança que tem com quem brincar em casa, será, à partida, mais feliz e consequentemente mais saudável. Uma criança sozinha, tem uma ligação emocional mais forte com os pais e tende a sofrer quando estes sofrem (porque falta o dinheiro, porque há problemas no emprego, porque o casal já não tem uma boa relação, etc). E ter filhos felizes e saudáveis é meio caminho andado para andarmos mais felizes nós mesmos... e poupa-se nas consultas do analista :) ou naquelas compras que fazemos para nos sentirmos melhor (chocolates, roupa, etc).

Finalmente, numa visão a longo prazo, supondo que contamos que sejam os nossos filhos (ou netos) a tratar de nós quando formos mais velhos, as probabilidades de isso vir efectivamente a acontecer aumentam com o número de filhos. Deste ponto de vista, penso que se pode encarar como um investimento.

Claro que não quero dizer que ter vários filhos não tenha custos (e altos). Mas um segundo filho não significa o dobro dos gastos que se tem com o primeiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao :)

Muitos Parabéns hsafarao, desejo-lhe uma vida cheia de coisas boas e vazia de coisas más ;)

Ainda não tenho filhotes, coloquei o tópico porque oiço dizer muitas muitas vezes o que já mencionei e o facto de : se tiver outro filho não posso proporcionar ao 1º, a vida que proporcionarei se só tiver um.

Tb há aqueles casos particulares dos gémeos que tb são caso para perguntar, gastos a dobrar?

Por um lado, há muita coisa que dá para reaproveitar. A roupa que deixou de servir pode ficar para os irmãos. Os brinquedos, os livros, algum material escolar, a mesma coisa.

Tenho dois irmãos, um com menos 5 anos que eu e outro com menos 18 anos :o que eu.

Os meus pais não aproveitaram nada do que era meu para os meus irmãos. 1º porque sou rapariga e os meus irmãos rapazes, depois porque a diferença de idades não é grande para o 2º mas enorme para o 3ºfilho, nesta altura já os meus pertences estavam desactualizados. :P

Se as idades o permitirem toda uma série de gastos que se fazem para ocupar os filhos enquanto não voltamos do emprego podem também ser poupados porque eles quase que tomam conta um do outro.

Ainda me lembro quando os meus pais iam às compras ao Pão de Açucar, uma vez por mês, eu com 8 aninhos ficava em casa a tomar conta do meu irmão 3. Quando vinham traziam-nos sempre uma "recompensa".Belos tempos :'(.

Nos tempos que correm é impensável ter tal atitude.

Finalmente, numa visão a longo prazo, supondo que contamos que sejam os nossos filhos (ou netos) a tratar de nós quando formos mais velhos, as probabilidades de isso vir efectivamente a acontecer aumentam com o número de filhos. Deste ponto de vista, penso que se pode encarar como um investimento.

Conheço muitos avós, com vários filhos, que são colocados em lares por falta de tempo e/ou paciência e/ou inaptidão para cuidarem deles.

Muitos dos nossos idosos se não tiverem uma boa reforma estão bem tramados... :-[

Em relação às diferenças de idades entre irmãos. Tenho, como já disse, diferença de 5 anos do meu irmão do meio. Se pudesse escolher, escolhia uma diferença menor. Quando era pequena brincava muito com o meu irmão mas à medida que fomos crescendo fomo-nos afastando, hoje temos uma relação próxima, damo-nos bem, mas não somos muito chegados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas então tas á espera do que? vá, toca a aumentar a taxa de natalidade  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho um filho de 4 anos e preferimos ficar mesmo por aqui.

Outro dia, um amigo nosso, que tem idade para ser meu pai, deu-me o argumento mais original e assustador que alguma vez eu tinha ouvido a favor de um segundo filho.

Contava-me ele a história de um senhor dele conhecido, de 61 anos, a quem tinha falecido, há dias, o seu único filho num acidente automóvel.

Esse senhor, no meio do desespero do funeral do filho (pois..faço ideia :( :() gritava que era o único filho e que iria ficar sozinho (é viuvo) etc.. etc..

E eu fiquei  :o :o :o

Essa história pôs-me a pensar... ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu ainda não sou pai, mas espero que não demore muito.

No entanto gostava de comentar da seguinte forma.

Se um filho é tudo na vida, a melhor felicidade que alguém pode ter...

Eu pergunto, porque ficar só por um?

Os nossos avós tinham "n" filhos, viviam com extremas dificuldades e não olhavam a meios.

Uma coisa é certa, viviam mais felizes...

Eu penso em conciliar o melhor deste dois mundos e tentar criar 2 filhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 2 filhos: uma rapariga de 22 anos e um rapaz de 17. Estive quase 5 anos a pensar em não ter mais filhos, porém a minha mulher convenceu-me a ir ao 2º. E em boa hora o fez. Foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Gastos a dobrar? às vezes sim outras vezes não... mas que importa? Onde comem 3 também comem 4.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 2 filhos: uma rapariga de 22 anos e um rapaz de 17. Estive quase 5 anos a pensar em não ter mais filhos, porém a minha mulher convenceu-me a ir ao 2º. E em boa hora o fez. Foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Gastos a dobrar? às vezes sim outras vezes não... mas que importa? Onde comem 3 também comem 4.  :)

Concordo plenamente, como já referi tenho um com 30 meses e outra com 2 meses e se isto pelo menos não piorar daqui a 5, 6 anos vou ao terceiro. Ainda melhor, era sair o Euromilhões, haviam de paracer ratos a vaguear pela casa, de tantos que seriam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li, na NET, um estudo feito nos EUA em que se demonstrava que o 2º filho representava 60% dos gastos do 1º filho.

Não sei se o mesmo se aplica cá, uma vez que lá a faculdade pesa mesmo muito no orçamento familiar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho dois filhos. O mais velho ainda não tem dois anos e meio e o(a) segundo(a) nasceu no dia dezasseis do mês passado.

Em relação ao que perguntas posso dizer-te que não concordo em nada que sejam despesas a dobrar. Isto porque muitas das coisas que foram precisas comprar para o primeiro, dão agora para o segundo.

PIPOCAS

Se tens algum filho e estás com dúvidas se deves ir ao segundo, que não seja por causa dessas supostas despesas a dobrar, que não concretizes esse "sonho".

Já agora, outro tão junto como tive do primeiro não, mas daqui a quatro ou cinco anos penso em desempatar o resultado, até porque a jogar em casa e empatar para mim é derrota.  ;D

Alguém vai ter que ficar em maioria. Espero que sejam os homens  ;D

para a Pipocas e hsfarao

Primeiro de tudo bom dia!

Eu já tenho 3 filhos e digo-vos que é um espectaculo e além disso ficámos em maioria!

Pipocas nada é a dobrar...com diz e muito bem o hsfarao o que se comprou para o primeiro fica para o segundo e por aí adiante...excepto na comida e nas escolas, mas vale apena o esforço! Adoro ser mãe de 3 filhas e no entanto trabalho e o meu tempo é sempre escasso mas conseguimos sempre reunirmo-nos ao final do dia e aos fins de semana.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor