Ana Ricardo

Caixa Gest Tesouraria

11 publicações neste tópico

Bom Dia

Há cerca de 3 ou 4 anos investi 15.000 euros neste produto. Hoje tenho cerca de 14.750 euros.

O meu gestor informou-me que este produto em 2010, vai ser uma desgraça.

Pergunto: valerá a pena vender já hoje perdendo 250 euros ou aguardar por melhores dias?

Mt obrg

Ana Ricardo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em que se baseia o seu gestor para lhe dizer isso? É que muitas vezes só querem é que a pessoa invista em outro produto para voltarem a ganhar pontos para os objectivos do balcão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois...isso é que não sei.

Mas tem conhecimento do produto suficiente para me poder esclarecer? Vendo ou mantenho?

Obrgd

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente não tenho. Tem algum link onde possa ver as caracteristicas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Caixagest Tesouraria é um fundo de tesouraria para aplicações a curto prazo e elevada liquidez. No respectivo prospecto, que pode ser consultado no site da CaixaGest, indica uma rentabilidade negativa nos últimos 24 meses (-3,24%) e nos últimos 12 meses(-3,70%) mas positiva desde o lançamento e nos últimos seis meses, o que não me admira pois os mercados estão a subir. Estes Fundos de Tesouraria são fundos de baixa volatilidade (sem grandes oscilações) e , por acaso, eu também tenho algum dinheiro nesse Fundo que tenciono manter pois tenho a certeza de que ele não irá oscilar muito (tenho a certeza porquê ? : apenas pela experiência anterior com este e outros fundos de tesouraria semelhantes ) . Certamente o valor da unidade de participação subirá nos próximos tempos absorvendo as percas - pelo menos é o que eu espero ! Eu não costumo consultar o gestor de conta (aliás, na Caixa nem tenho gestor de conta...) para aplicação em fundos de tesouraria, que são feitos para ter apenas o dinheiro do dia-a-dia num outro local que não a conta à ordem. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse tipo de investimento é um fundo de tesouraria da caixa geral de depósitos?

E quando pedes opinião se deves vender ou não será que queres dizer resgatar?

As minhas perguntas têm razão de ser pois, tive na CGD algum dinheiro aplicado, com baixissímo risco, numa conta intitulada Caixagest - curto prazo. Transferi para a conta à ordem o seu saldo, pois o resultado do "investimento" foi um prejuízo!!

Nos últimos 2 anos a rendibilidade foi negativa mas nos últimos meses está a recuperar, se é que estamos a falar do mesmo  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada. Assim sendo, e dado que não preciso do $, vou manter e ... aguardar por melhores dias!

Bom fds!

Ana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um esclarecimento: a Caixagest é uma entidade do Grupo Caixa Geral de Depósitos que gere os Fundos comercializados pela Caixa. O mesmo se passa com outros bancos que têm geralmente entidades gestoras de fundos e seguros pertença do banco mas juridicamente autónomas. Os Fundos Caixagest Tesouraria e Caixagest Curto Prazo são fundos de investimento mobiliário comercializados pela Caixagest-CGD com características aproximadamente idênticas: aplicações de curto prazo (para dinheiro que queremos disponível mas não necessitamos à ordem), com baixa volatilidade (oscilações pequenas no valor da unidade de participação) e elevada liquidez (dinheiro disponível à ordem rápidamente, normalmente dois dias depois da ordem de resgate), E, claro, dadas estas características, geralmente com relativamente baixas rentabilidades anuais (mas o mesmo se passa em qq. outro banco com este tipo de fundos, geralmente, basta consultar os respectivos quadros de rentabilidade na net). Este tipo de Fundos não se destinam a APLICAÇÕES que queremos a maturar durante 4, 5 ou 6 aos, mas sim a dinheiro que queremos disponível rápidamente se necessário. Para aplicações de maturação mais longa existem outro tipo de Fundos mais adequados e com maior rentabilidade (e risco de percas também, claro...)/ um abraço , Carlos 2008

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se achas que não vais precisar do $$$ durante algum tempo e tendo em conta as características do produto também acho que há por ai muito produtos com uma rentabilidade muito maior e com o mesmo risco ;) Em relação aos gestores de balcão de facto é uma das maiores lacunas da banca em geral, pelo facto de muitos não saberem o produto que vendem ao cliente ou melhor sabem o que lhes dão nas formações e quando chega á hora de aconselhar o cliente :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A nível de fundos de investimento, não sei sinceramente o que passa com gestão da Caixagest, mas a verdade é que é dos bancos em Portugal com fundos de pior rating, algo que deveria ser estranho na maior instituição bancária portuguesa...

Com efeito, basta consultarmos as carteiras-modelo de recomendação da banca on-line e de algumas publicações especializadas como a Proteste da Deco, e vemos que não há nenhum fundo gerido por eles que se destaque, qualquer que seja a categoria ou o grau de risco! Isto ao contrário do que sucede com o BPI, Santander, Barclays, Montepio ou Millenium, todos eles com recomendações de subscrição, nesta ou naquela categoria...

Disto isto, apesar de tudo, acrescentaria com algum conhecimento de causa que também já subscrevi recentemente aplicações em fundos de tesouraria na C.G.D., mas no outro fundo especial de investimento (FEI) que o banco criou talvez, pelos vistos com melhor politica de investimento, quiçá para reabilitar o depauperado cenário que esse segmento ocupa na instituição!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Santander, BPI e BES são por esta ordem do melhor para o menos bom, do melhor que há em sociedades gestoras no que referes a grandes bancos nacionais e são sempre destas três instituições as os fundos mais recomendados! uma vez por outra Millenium BCP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead