Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
hugodc

Crédito à habitação - dedução à colecta

7 publicações neste tópico

Boas... sou novo no forum... e tenho aqui um enigma por desvendar... agradeço antecipadamente a colaboraçao  ;D

Os dados relevantes:

Adquiri em 2009 um apartamento.

Durante o ano de 2009 paguei em juros e amortizações do empréstimo 2.500,00€.

Vivo junto com a minha mulher há menos de 2 anos. Não somos casados.

Recebi hoje 2 declarações do banco relativas aos pagamentos efectuados em 2009. Uma para mim de 1.250,00 €. Uma para a minha mulher de 1.250,00 €.

O imbróglio:

Como não somos casados nem temos a mesma morada fiscal há mais de 2 anos não podemos entregar o IRS juntos.

Se o fizessemos poderiamos obter a dedução máxima prevista.

Tendo em conta que as 2 declarações dos 2 contribuintes se referem ao mesmo apartamento e a dedução não é cumulativa, o máximo que vou poder deduzir será no  imposto de um dos contribuintes... 1.250,00 € * 30% =  375,00... ou seja, abaixo do limite máximo que poderia usufruir se a declaração fosse passada na totalidade em nome de um só contribuinte.

Alguém tem alguma sugestão para eu usufruir da dedução na totalidade???? thks

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Adquiri em 2009 um apartamento.

Durante o ano de 2009 paguei em juros e amortizações do empréstimo 2.500,00€.

Vivo junto com a minha mulher há menos de 2 anos. Não somos casados.

Recebi hoje 2 declarações do banco relativas aos pagamentos efectuados em 2009. Uma para mim de 1.250,00 €. Uma para a minha mulher de 1.250,00 €.

O imbróglio:

Como não somos casados nem temos a mesma morada fiscal há mais de 2 anos não podemos entregar o IRS juntos.

Se o fizessemos poderiamos obter a dedução máxima prevista.

Tendo em conta que as 2 declarações dos 2 contribuintes se referem ao mesmo apartamento e a dedução não é cumulativa, o máximo que vou poder deduzir será no  imposto de um dos contribuintes... 1.250,00 € * 30% =  375,00... ou seja, abaixo do limite máximo que poderia usufruir se a declaração fosse passada na totalidade em nome de um só contribuinte.

Alguém tem alguma sugestão para eu usufruir da dedução na totalidade???? thks

O apartamento foi comprado em nome dos dois ou só mais tarde a sua companheira entrou também?

Pergunto, porque diz que adquiriu o apartamento em 2009!...

Parece-me que já deviam de ter tratado de regularizar a morada fiscal, visto que moram juntos.

Quanto ao resto, parece-me que não há volta a dar, tal como a situação se encontra no presente.

Mas concerteza haverá mais opiniões!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Escapou-me algo ou estás a dizer que cada um de vocês vai poder deduzir €375,00?

Não é o mesmo que deduzirem, juntos, no total €375,00 * 2 = €750,00?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O apartamento foi comprado em nome dos dois ou só mais tarde a sua companheira entrou também?

Pergunto, porque diz que adquiriu o apartamento em 2009!...

Parece-me que já deviam de ter tratado de regularizar a morada fiscal, visto que moram juntos.

Quanto ao resto, parece-me que não há volta a dar, tal como a situação se encontra no presente.

Mas concerteza haverá mais opiniões!...

Compramos em nome dos 2. Regularizamos a morada fiscal qd compramos o apartamento em Março... ou seja: nao temos a morada fiscal comum há mais de 2 anos

Escapou-me algo ou estás a dizer que cada um de vocês vai poder deduzir €375,00?

Não é o mesmo que deduzirem, juntos, no total €375,00 * 2 = €750,00?

De certeza q nao podemos deduzir os 2 esses valores pq o limite de deduçao é 586.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De certeza q nao podemos deduzir os 2 esses valores pq o limite de deduçao é 586.

Esse limite nao e´ por agregado familiar?

Nao fui consultar nada mas assim de repente nao vejo porque nao ha de poder cada um deduzir a sua parte dos pagamentos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom... já enviei um mail para as finanças a expor a situação.

Eles já responderam  :o

Dizem para cada um dos contribuintes declarar a sua parte (como está na declaração do banco).

Sendo assim, nunca mais me caso!!!!!!  ;D Se estivesse casado tinha o limite dos 586... como apresento separado...  vou ter a dedução de 375...a minha companheira outros 375... 375+375=750!!!!!  ;D

Parece-me bem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

era o que eu dizia ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0