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José Ribeiro

Como gastar milhões de euros e aumentar ainda mais o défice!...

4 publicações neste tópico

Li recentemente um artigo sobre o TGV e fiquei deveras admirado com a falta de informação que perpassa para a opinião pública. A idéia com que fico é que só se transmite uma pequena parte da informação que interessa a determinados agentes económicos e o grosso da informação fica apenas reservada a alguns.

Atente-se ao teor desta notícia:

A TECNOLOGIA do TGV tem 150 anos, não inova em nada, é só força bruta. Ao contrário do Alfa, que usa a ciência e é pendular, no TGV o buggy, o chassis e os carris são tradicionais, mas maiores; só o motor eléctrico substituiu a locomotiva a vapor.

O LightAlfa usa compósito, ligas de alumínio e carbono, e HDPVC na carruagem e chapa de aço reforçado, em vez de ferro fundido no buggy. O fio dos motores é de liga de alumínio em vez de cobre. Tudo o torna mais leve, flexível nas curvas e exige muito menos betão nas pontes e retirada de terras nas serras.

O LightAlfa é tecnologia de ponta, faz 240km/h de média, quase igual ao TGV e, ao invés deste, não está nas mãos de só nove empresas de quatro países. Ao ligar Faro a Braga pelo interior, o Train de Grand Developpement (TGD) com ramais para Badajoz e Vigo e gastando 1,5 mil milhões de euros, traria emprego a 78 firmas e 18 mil cidadãos portugueses.

Só seis empresas de França, Reino Unido e Alemanha estão certificadas para vender carris, material eléctrico e electrónico, carruagens, etc. para o TGV. A Espanha tem três empresas certificadas para as pontes e a infra-estrutura. Exige-se quatro anos e milhões para certificar.

Não estarão num cartel?

Estimativas de países que pensaram investir ou já fizeram TGV mostram brutais derrapagens. Os três grandes da UE exportariam para Portugal 65 a 74% dos 5 mil milhões, a Espanha uns 20% e as nossas três mega-empresas 8 a 9%. Mas três gerações teriam que pagar mais 4 mil milhões em juros e sobre-lucros ao cartel e cada um dos nossos 5 milhões de empregados mais 500€/ano de impostos em subsídios do Governo ao consórcio do TGV. Se o racional e inovador é o Light-Alfa, que lóbi de Bruxelas está a forçar um ministro a nos meter goela abaixo uma dívida irracional e uma velha tecnologia? Por que estes dados não chegam a José Sócrates?

in OJE

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TGV: «Governo mentiu sobre os fundos comunitários»

Eurodeputado José Manuel Fernandes diz que acusação surge da resposta de Bruxelas a uma interpelação

A Comissão Europeia revela que 78% dos fundos comunitários previstos para o TGV (na ordem dos 955 milhões de euros) podem ser renegociados, no sentido em que a verba aprovada pode ser «substituída por projectos de natureza diferente».

A notícia veio da resposta da interpelação feita pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes relativamente aos projectos de TGV para o território nacional.

«Ao contrário do que tem sido anunciado pelo governo português, a não concretização das vias-férreas de alta velocidade (TGV) não implica a perda irreversível de fundos comunitários», sublinha o eurodeputado em comunicado enviado à Agência Financeira .

«O Governo tem incutido nos Portugueses a ideia de uma grande percentagem de financiamento de fundos europeus neste projecto o que não corresponde à verdade», acusa José Manuel Fernandes.

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Agora, para validar o TGV, até as cinzas do Vulcão servem, pois, segundo o Ministro responsável pela pasta das obras, os turistas irão de TGV para as suas casas!...  :o

Entretanto Portugal aumenta a sua dívida em mais de 2 mil milhões de euros e o Ministro responsável afirma que não vamos perder dinheiro!...  ???

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O TGV e o pé castelhano

O TGV vai custar 15 mil milhões de euros; o investimento irá para as empresas estrangeiras e o Estado deverá ter de subsidiar a deficitária linha Lisboa-Madrid. Dividido pelos 3 milhões de pessoas que pagam impostos, custará 5 mil euros a cada contribuinte. E é com o dinheiro dos impostos que o Ministério das Obras Públicas fez circular meia-verdades num encarte.

Na Suécia, o Tribunal de Contas critica fortemente as PPP, que tiveram derrapagens de custos e obrigaram o Estado a subsidiar os 30 quilómetros da única linha-piloto. A Espanha paga, em subsídios à AVE, 1,1 mil milhões de euros por ano. Em Portugal, o Tribunal de Contas condena com frequência as PPP.

Ainda falam em vantagens como:

- Reduzir os custos para o Estado;

- Diluir custos no tempo;

- Cumprir prazos sem derrapagens;

- Estimular a inovação e eficiência.

Vamos a elas:

- Reduzir: Os TGV são deficitários. A alternativa não é gastar menos, mas não gastar no inútil.

- Diluir: O TGV rouba o escasso capital das inovadoras e empregadoras PME para obras megalómanas. Substitui o capital público dos contribuintes pelo acumulo do bilhete dez vezes mais caro que um voo low-cost. Assim, não é investimento, mas custo para o Estado.

- Derrapagem: Até na Suécia derrapou. Seria o primeiro contrato em 750 anos de Portugal sem derrapagem?

- Inovação: A tecnologia do TGV tem 150 anos; uma locomotiva, força bruta. Já o Alfa usa a ciência, pendula, com motores por baixo das carruagens, é leve, usa pontes ligeiras, carris normais.

O TGV custa nove vezes mais a construir, cinco mais a explorar. Ganha só 20min. no total de 5,5 horas dos centros de Lisboa a Madrid. O vital é o tempo total, não a velocidade máxima. E o bilhete custará o triplo. Inovar é Light-alfa, que faz 260km/h e une Lisboa a Abrantes e Castelo Branco, antes da Espanha. E bitola europeia, não a ibérica a que ela nos obrigou há cem anos, com seis pés castelhanos.

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