Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Mxtremez

Como preencher o IRS "Desempregado"

5 publicações neste tópico

Bom tarde,

Gostaria se for possível que alguém me esclaresse em relação ao prenchimento da declaração do IRS, dado que, estive desempregado ao longo de todo o ano 2009, e tive a pesquisar e da pouca informação que obtive na net é que o sistema online não deixa submeter a declaração a zeros... o que eu acho ridiculo, visto que, o dito sistema deve em teoria vir preenchido com as informações entregues pela empresa. Dado que, estive o tempo todo desempregado acho que o cruzamento dos dados entre as finanças e a seg social, devia indicar que não obtive nenhum rendimento.

Existe alguma outra solução para além de pedir uma certidão nas finanças que comprove a inexistencia de rendimentos.

Cumprimentos,

Paulo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não tens rendimentos, não tens que meter a declaração...

Se precisares de fazer prova de rendimentos por algum motivo (questões da segurança social, relações com o banco, enfim, todas as situações em que nos pedem como comprovativo de rendimentos a declaração de IRS do ano anterior) podes sempre apresentar a tal certidão das finanças que comprova a inexistência de rendimentos.

Mesmo assim, há quem prefira meter a declaração para evitar surpresas (ou por algum motivo que agora não me lembro - alguém que tenha passado por isso certamente comentará). Para isso, se o sistema não deixa meter a declaração a 0, declara-se 0,01. 1 cêntimo não paga imposto... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas estiveste desempregado em que situação: 1ª) a receber do fundo de desemprego, ou 2ª) sem qualquer tipo de rendimento de qualquer fonte?

Se estiveste a receber o Subsidio de Desemprego estás isento de IRS, no entanto não posso afirmar com toda a certeza de que estás isento de entregar a respectiva declaração até porque desconheço se és casado, solteiro, etc e isso pode ter importância para esse efeito.

Mas, se assim for, a Segurança Social deverá passar uma qq. declaração para esse efeito.

No caso de não teres rendimentos de qualquer espécie sujeitos a declaração de IRS (podes ter outros rendimentos de declaração não obrigatória, como juros de depósitos a prazo p.ex. que são tributados na fonte) não vejo como poderás inscrever na declaração valores diferentes de zero, mas penso que não deverás ter que entregar declaração pois com o actual sistema de cruzamento de dados as Finanças teriam OBRIGATORIAMENTE que receber da entidade pagadora ( de quem hipotéticamente te teria pago alguma quantia) a respectiva declaração de quantias pagas.

Como ninguém te pagou nada as Finanças nada vão receber a teu respeito e, portanto, sabem a-priori que tu nada ganhaste nesse ano fiscal. Se não tiveres actividade aberta como trabalhador independente também nada poderás ter ganho através desse meio.

No entanto talvez não seja mau ou passares pela tua Repartição de Finanças ou ligares para a linha de atendimento ao contribuinte - já tenho tirado algumas dúvidas através dessa linha, 707 206 707

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Quero desde já, agradecer a todos a vossa ajuda. Vou seguir a recomendação do Carlos2008 "No entanto talvez não seja mau ou passares pela tua Repartição de Finanças ou ligares para a linha de atendimento ao contribuinte - já tenho tirado algumas dúvidas através dessa linha, 707 206 707" visto que, neste país não se pode brincar com as finanças e já dizia o ditado "...mas vale prevenir do que remediar"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá... enviei 1 mail para dsirs@dgci.min-financas.pt sobre este assunto e eles responderam que não era obrigado a entegrar o irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0