Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Absolom

Se não se aprovar o crédito, tem de se devolver o sinal?

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho a seguinte dúvida:

Vou celebrar um contrato de promessa compra e venda, com o intuito de vender o meu apartamento. Segundo me informaram, e eu tenho algumas dúvidas, caso o comprador do apartamento, por algum motivo não tenha o crédito aprovado, eu terei de lhe devolver o sinal, mesmo que esta cláusula não esteja salvaguardada de forma específica no contrato. Segundo me informaram, decorre da lei geral (lei que não encontro) que em caso de morte, desemprego de um dos proponentes, ou no caso da recusa de concessão de crédito, o contrato promessa não produz efeito e terei de devolver o sinal.

Alguém me pode elucidar? É que já ouvi esta versão em dois locais diferentes…

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho um autentico absurdo não lhe devolver o sinal caso o empréstimo não seja aprovado,a pessoa que quer comprar não tem culpa disso.

é apenas a minha opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende do ponto de vista de cada um, não esquecer que quando se celebra um contrato deste tipo as obrigações são de ambas as partes, e quem vai vender também não pode vender a mais ninguém enquanto este contrato perdura, ou seja potenciais compradores não há, também se perdem possíveis oportunidades.

Porque se entretanto enquanto aprova ou não o crédito (e o tempo que isso demora) se aparecer outro comprador, não tem quem vende de devolver o sinal que recebeu em dobro?

Pelo menos eu quando comprei casa, celebrei um contrato do genero, e se por algum motivo eu não avançasse com a compra, perdia o sinal. Por outro lado se o vendedor não me vendesse por qualquer motivo, devolvia-me o sinal a dobrar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho um autentico absurdo não lhe devolver o sinal caso o empréstimo não seja aprovado,a pessoa que quer comprar não tem culpa disso.

é apenas a minha opinião.

Não o faço com intuito de prejudicar seja quem for. Só quero saber isso, porque eu ao vender o apartamento vou comprar outro imovel e celebrar contrato de promessa, e não quero perder o meu sinal, por causa do comprador do apartamento não ter crédito (se eu não vender o apartamento não tenho condições para comprar o outro imóvel). É um negócio que funciona em cadeia... não quero ser prejudicado nem prejudicar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso é que existem estes contratos promessa compra e venda a fim de salvaguardar ambas as partes. Penso eu, mas se alguém tiver informações mais detalhadas sobre o assunto que se pronuncie, eu só posso falar da experiência que tive.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por "lei geral", suponho que se refiram ao Código Civil?

Não fiz uma pesquisa muito aprofundada, mas não encontrei lá nada sobre não concessões de crédito... e sei de alguns casos em que as pessoas perderam o sinal por causa do banco não lhes ter concedido o empréstimo.

Dito isto, eu também não concordo lá muito que o promitente comprador fique sem o sinal por condições que não dependem completamente dele (daí aconselhar toda a gente a incluir uma clásula a prever essa situação). Mas também sempre compreendi a posição em que ficam os vendedores que às vezes ficam alguns meses à espera que o comprador trate de tudo com o banco e depois ficam a ver navios...

A minha sugestão é que sejas pro-activo - até porque o facto de ficares com o sinal não te vai resolver o problema (se o comprador não conseguir crédito em lado nenhum, não é o sinal que te vai ajudar a pagar a casa nova).

Pede-lhe que te apresente uma pré-aprovação do empréstimo com base num valor minimamente realista de avaliação da casa (ou seja, por baixo), antes de partirem para assinar o contrato-promessa; especifica uma cláusula segunda a qual só devolves o sinal depois de vender a casa... enfim, as hipóteses são imensas, vocês podem definir o que quiserem no contrato...

Agora, como disse, ficar com o sinal, por causa de um facto que o comprador não controla completamente parece-me pouco correcto... mas não é ilegal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0