Absolom

Venda de imóvel com crédito habitação

7 publicações neste tópico

Bom dia,

Agradecia que me esclarecessem quais os procedimentos a ter na seguinte situação:

Possuo um apartamento sobre o qual tenho um crédito para habitação, e tenho em vista a venda do mesmo para adquirir uma moradia. O que implica em termos bancários? Sei que tenho de pagar .05% do capital em divida ao banco por liquidar o empréstimo. É um processo simples? Há algo mais que me escape?

Obrigado  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para além dos 0,5% pela amortização antecipada, vais também precisar de um documento do banco (distrate) a atestar que a dívida está paga e que a hipoteca pode ser levantada - ninguém te vai querer comprar uma casa hipotecada. A emissão desse documento tipicamente tem um custo. A alteração do registo predial para remover a hipoteca também.

Como o banco só passa esse documento depois da dívida efectivamente saldada, se vais amortizá-la com o dinheiro da venda da casa, o que normalmente acontece é o banco enviar alguém no dia da escritura para entregar o documento depois de receber o dinheiro. A deslocação dessa pessoa também costuma ter custos.

Se conseguires amortizar a dívida antes da venda da casa não tens esse problema.

De qualquer forma, o custo principal deverá ser mesmo a comissão por amortização antecipada... a menos que já devas muito pouco ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradecido pelo esclarecimento.

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A última alteração à lei que contempla a amortização parcial ou total de um crédito habitação diz que os custos totais a cobrar pelo banco não podem ultrapassar 0,5% do capital em dívida. Sejam eles penalizações, distrates, deslocações, etc...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A última alteração à lei que contempla a amortização parcial ou total de um crédito habitação diz que os custos totais a cobrar pelo banco não podem ultrapassar 0,5% do capital em dívida. Sejam eles penalizações, distrates, deslocações, etc...

O custo do distrate nao tem a ver com a amortizaçao antecipada. E´ algo que pagas mesmo que o credito seja pago no prazo que tinha sido inicialmente definido. Por isso nao creio que entre para o limite dos 0,5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O custo do distrate nao tem a ver com a amortizaçao antecipada. E´ algo que pagas mesmo que o credito seja pago no prazo que tinha sido inicialmente definido. Por isso nao creio que entre para o limite dos 0,5%.

Tens toda a razão. O limite dos 0,5% está apenas relacionado com a amortização do capital. A emissão do distrate, cancelamento da hipoteca e afins não entram para este limite.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E mais nada... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor