Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
José Ribeiro

Eficiência... Hídrica!

3 publicações neste tópico

Já pode optar por autoclismos, chuveiros ou sistemas de duche com rotulagem de eficiência hídrica, como sucede nos electrodomésticos, para a eficiência energética. Em breve, a escolha será alargada às torneiras de lavatório e de cozinha.

A Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, entidade sem fins lucrativos, lançou um sistema de adesão voluntária para a certificação e rotulagem de eficiência hídrica de produtos. Este consiste numa classificação escalonada em função do consumo de água apresentado por autoclismos, chuveiros ou sistemas de duche e torneiras. A iniciativa começou em finais de 2008 com a certificação dos autoclismos, por representarem o principal consumo nas redes prediais.

No momento de certificar os produtos, aquela associação avalia a eficiência hídrica, o desempenho do produto e a comodidade de utilização. Nos produtos com possibilidade de regulação pelo utilizador, a certificação pode ser concedida para a posição mais eficiente, desde que tal informação seja clara e inequívoca e colocada junto ao rótulo.

Ao contrário da certificação energética dos edifícios, a hídrica é voluntária. Mas o PNUEA (Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água) considera que o sistema deve evoluir para a obrigatoriedade.

Este plano, aprovado ainda em 2005, prevê medidas de apoio fiscal aos cidadãos que comprem equipamentos eficientes do ponto de vista hídrico, às empresas que os fabriquem e também ao sector da construção, no caso de intervenções de reabilitação onde equipamentos pouco eficientes sejam substituídos.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0