Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Myuna

Crédito ao Consumo (Amortização antecipada empréstimo automóvel)

3 publicações neste tópico

Olá a todos!

Acabei de outorgar um contrato com o santander (através de um stand) para empréstimo destinado à compra de um veículo.

O prazo de reembolso do empréstimo é de 48 meses. Assinei este mês o contrato. O capital concedido foi de 6.700 € (excluindo os juros).

Sucede que, não tenciono pagar este empréstimo num prazo tão longo, pretendo amortizar totalmente daqui a 1 ano ou 1 ano e meio.

Já vi aqui no fórum que o valor máximo de comissão a aplicar é de 0,5% para as amortizações, segundo o D.L recente aqui já mencionado.

A minha questão prende-se com o seguinte: imaginemos que daqui a 1 ano liquidei 1.500€ desses 6.700€. Se pretender amortizar antecipadamente o capital terei que pagar 5200€ (6.700 - 1.500 = 5.200), correcto? Quanto é que terei que pagar com custos de comissão e documentação? Vi que normalmente os custos de documentação são 100€. Agora quanto à comissão, se for mesmo 0,5%, terei que pagar 26€, mas acho muito pouco. Será?

Já agora, aquando a amortização antecipada, não terei que pagar juros não vencidos dos meses que estou a antecipar, pois não? É que vi por aqui alguém a dizer que pagava pelo empréstimo 215€ mensalmente e que quando solicitou cálculos do valor a amortizar, a financeira calculou 215€ x meses que restavam, ou seja, assim inclui juros não vencidos.

Obrigada desde já pelas respostas.

Cumprimentos,

Mónica

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já vi aqui no fórum que o valor máximo de comissão a aplicar é de 0,5% para as amortizações, segundo o D.L recente aqui já mencionado.

Desde que falte mais de um ano. Se faltar menos de um ano, o limite é de 0,25%.

A minha questão prende-se com o seguinte: imaginemos que daqui a 1 ano liquidei 1.500€ desses 6.700€. Se pretender amortizar antecipadamente o capital terei que pagar 5200€ (6.700 - 1.500 = 5.200), correcto?

Correcto

Quanto é que terei que pagar com custos de comissão e documentação? Vi que normalmente os custos de documentação são 100€. Agora quanto à comissão, se for mesmo 0,5%, terei que pagar 26€, mas acho muito pouco. Será?

5200 * 0,5% = 26, portanto, se for mesmo 0,5%, sim, será. (pode ser menos, dependendo do que estiver previsto no contrato - este é um limite máximo).

Já agora, aquando a amortização antecipada, não terei que pagar juros não vencidos dos meses que estou a antecipar, pois não? É que vi por aqui alguém a dizer que pagava pelo empréstimo 215€ mensalmente e que quando solicitou cálculos do valor a amortizar, a financeira calculou 215€ x meses que restavam, ou seja, assim inclui juros não vencidos.

Essa situação era uma aberração já na altura. Tenho ideia que essa pessoa foi aconselhada a rever o contrato e questionar novamente a instituição ou deixar reclamação.

De qualquer forma, com a nova legislação, que saiu justamente para combater este tipo de abusos, o máximo que a insituição pode cobrar são os tais 0,5% ou 0,25%, dependendo do prazo ainda em falta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela sua resposta. Julgo que não terei que pagar os tais juros não vencidos mas a ver vamos quando solicitar ao banco o valor para amortização total  ::)

Cumps. a todos,

Mónica

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0