Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Nana

Que posso fazer para denunciar esta situação??

14 publicações neste tópico

Estou a trabalhar num hipermercado conhecido em todo o país há 2 meses e meio, apesar de não ser normal, ainda não assinei nenhum tipo de contrato. O acordo verbal foi trabalhar Sábados e Domingos, nove horas diárias por 200€/mês. Os feriados são pagos a €2,5/hora e durante a semana as horas extras que fazemos são pagas ao mesmo valor...Se trabalhar 5h seguidas não tenho direito a pausa para ir comer, e mesmo que trabalhe mais de 5h seguidas tenho apenas 10min cedidos por especial favor por parte das chefes. Esta situação não acontece apenas comigo mas com todos os funcionários, com ou sem contrato!!

Que posso fazer para denunciar esta situação??Obrigado por toda a ajuda que me possam dar..

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A situação que descreves parece-me mais semelhante a escravatura do que a um emprego. Desconhecia que os hipermercados aplicavam regras dessas - completamente ilegais - aos seus trabalhadores, embora tivesse a ideia de que são trabalhos muito pesados em termos de tempo de permanência no local de trabalho. Mas tudo tem limites, evidentemente. Pergunta : por acaso não existe uma Comissão de Trabalhadores nessa empresa ? Se existir eu acho que deverias começar por aí. Senão o meu conselho é, evidentemente, que encaminhes uma queixa para a ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho. Mas se aquilo que dizes é totalmente correcto (trabalho aos sábados e domingos, pagamento das horas, impedimento de uso das pausas legalmente estabelecidas, etc) isso é um atentado aos direitos das pessoas: será que vocês, que devem ser muitos, não se revoltam com a situação, ou seja comem e calam ?  Bom, se assim é, de facto a alternativa é uma queixa formal para a ACT: eu, se fosse a ti, para não ser o único, tentava encontrar um grupo de colegas que estivesse disposto a efectuar uma queixa conjunta, é capaz de ser mais eficaz. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nada que não se passe na Indústria farmacêutica ou numa farmácia, onde os colaboradores estão 9 horas em pé e só descansam ao almoço!...

Há muitos "defeitos" (para não utilizar outro termo mais forte) espalhados por essas "empresas" de sucesso e que raramente são divulgados por causa das represálias!...

E depois como a oferta é pouca, acontecem estes casos!

Tal como foi sugerido pelo hsfarao e pelo carlos2008, deverá fazer uma participação para a ACT e aguardar pelo resultado da inspecção.

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, na verdade todos reclamam mas coragem para dizer as coisas na cara das chefes é que não há!!!! Ontem "passei-me" e falei com uma chefe, a resposta que tive, foi que apenas eu é que me queixava, que as minhas colegas nunca tinham reclamado e nada e que eu não tinha razão nenhuma...agora sei que vou sofrer represálias, mas paciência....Só tenho pena que as minhas colegas só falem nas costas e que não tenham coragem de enfrentar a situação...afinal eu é que fiquei a má a fita...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, na verdade todos reclamam mas coragem para dizer as coisas na cara das chefes é que não há!!!! Ontem "passei-me" e falei com uma chefe, a resposta que tive, foi que apenas eu é que me queixava, que as minhas colegas nunca tinham reclamado e nada e que eu não tinha razão nenhuma...agora sei que vou sofrer represálias, mas paciência....Só tenho pena que as minhas colegas só falem nas costas e que não tenham coragem de enfrentar a situação...afinal eu é que fiquei a má a fita...

O facto de te dizerem que mais ninguém se queixa não quer dizer que mais ninguém o faça ;)

Pode ser simplesmente uma resposta para te desanimar e achares que não tens mais ninguém do teu lado...

Entra em contacto com a ACT e expõe essas questões todas. Parece-me que nem tudo o que referes será estritamente ilegal, mas pelo menos ficas a saber exactamente o que podes ou não reivindicar. E claro, se aproveitares para fazer uma denúncia tipicamente dá direito a uma inspecção que leva à correcção de alguns dos problemas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente, é sempre assim. Cobardes há muita(o)s...!

Eu, no teu lugar, não me queixava formalmente para já. (Os papeis que se assinam são o diabo para depois nos sairmos deles.) Primeiro procurava outro trabalho porque se fazes queixa nesta altura acho que te põe de imediato na rua. Vê como procedem as tuas colegas mais velhas e tenta conhecê-las. Pode ser que te ajude. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente, é sempre assim. Cobardes há muita(o)s...!

Eu, no teu lugar, não me queixava formalmente para já. (Os papeis que se assinam são o diabo para depois nos sairmos deles.) Primeiro procurava outro trabalho porque se fazes queixa nesta altura acho que te põe de imediato na rua. Vê como procedem as tuas colegas mais velhas e tenta conhecê-las. Pode ser que te ajude. 

Tu percebes disto e sem dúvida a nana deve ler este teu comentário e tentar assimilar o melhor possivel. Compreendo perfeitamente o que dizes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É isso mesmo que estou a pensar fazer...encontrar outro emprego o mais rápido possivel e sair deste que me está a trazer muitas dores e cabeça...obrigada a todos pelos comentários...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao, eu sei que compreendes o que digo. Mau seria que assim não fosse! :)

Os anos e as experiências vividas, no meio de todo o tipo de gente e rodeado de tantos papéis, fazem-nos pensar antes de agir e ensinam-nos a fugir deles.

Felicidades, nana!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não é por não existir contrato reduzido a escrito que não existe contrato de trabalho. como tal, o empregador tem que cumprir com as suas obrigações catalogadas na lei.

acho que deves entrar em contacto com a ACT

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

A minha situação é a seguinte.

A 3 de Março de 2010 comecei a trabalhar numa empresa...No dia 25 de Abril foi nos comunicado ( a mim e ás minhas colegas de trabalho), que a loja ia fechar no dia 30 de abril...entretanto, durante o tempo em que la estive , nao me deram nenhum contrato , e neo me foram feitoa quaisquer descontos.

No final de Maio , fui novamente contactada por essa mesma empresa, e pediram-me que voltasse a trabalhar, mas numa outra loja (a empresa possui varias lojas), com a promessa de um contrato de trabalho de 6 meses (visto que esta loja fecha em dezembro), e com a situaçao regularizada na segurança social...

Logo, comecei a trabalhar no dia 2 de Junho, e ate agora não cumpriram o que me tinham dito...nao me deram contrato algum ,e nao me fizeram os descontos para a segurança social. ja falei diversas vezes com o meu patrao que diz que esta a tratar da papelada. outras vezes nem sequer atende o telemovel...Sei que ha mais funcionarios na mesma situaçao.

o que devo fazer? quais as medidas que devo tomar?

agradeço uma resposta o mais breve possivel...Muito obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

A minha situação é a seguinte.

A 3 de Março de 2010 comecei a trabalhar numa empresa...No dia 25 de Abril foi nos comunicado ( a mim e ás minhas colegas de trabalho), que a loja ia fechar no dia 30 de abril...entretanto, durante o tempo em que la estive , nao me deram nenhum contrato , e neo me foram feitoa quaisquer descontos.

No final de Maio , fui novamente contactada por essa mesma empresa, e pediram-me que voltasse a trabalhar, mas numa outra loja (a empresa possui varias lojas), com a promessa de um contrato de trabalho de 6 meses (visto que esta loja fecha em dezembro), e com a situaçao regularizada na segurança social...

Logo, comecei a trabalhar no dia 2 de Junho, e ate agora não cumpriram o que me tinham dito...nao me deram contrato algum ,e nao me fizeram os descontos para a segurança social. ja falei diversas vezes com o meu patrao que diz que esta a tratar da papelada. outras vezes nem sequer atende o telemovel...Sei que ha mais funcionarios na mesma situaçao.

o que devo fazer? quais as medidas que devo tomar?

Pode fazer uma participação à ACT: http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Como poderei denunciar um agiota que, ao longo de muitos anos não faz outra coisa, senão extorquir bens a pessoas inocentes nos verdadeiros "contos da carochinha"? Pessoas já por si "pobres" e que... mais penadas ficam?!!... Estou farto de assistir e ao nao tentar por cobro a estas situações, sinto-me conivente com tais atos!! Obrigado e agradeço tudo quanto me possam ajudar, facultando-me direcções ou entidades a quem o possa  denunciar. Mais digo que este "tal senhor", tem total cobertura de Chefe de Finanças (familiar) e de restantes autoridades locais, os quais lhe servem "mordomias continuas", por este ser ou se considerar/considerarem-no, pessoa influente e intimidatória no meio residente, pelos bens que possui, tendo sido estes mesmos bens, extorquidos e adquiridos por meios ou formas ilicitas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora
Entrar para seguir isto  
Seguidores 0