Speedbird

Seguro Multi-Riscos

21 publicações neste tópico

Olá a todos ,

Não sei se estou a por este tópico no separador certo , mas lá vai.

Eu juntamente com o meu CH pago um seguro multi riscos referente ao que ainda devo ao banco. Isto significa que se amanhã houver um terremoto , eu fico a arder no dinheiro que já dei pela casa , fico sem a casa e ainda tenho que continuar a pagar ao banco uma casa que já não tenho , correto?? Digam-me se estou errado.

Outro dia fui ao banco , e disse que queria além de estender o seguro para anti sismos, também estende o seguro para a parte que já paguei , e me disseram-me que não era possível.

Não é mesmo possível assegurar o capital que já paguei??

Abraços,

speedbird

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há aí alguma coisa que não bate certo. O que pagaste antes não tem nada a ver para o caso. Subscreves a cobertura de fenómenos sismicos e claro que fica seguro todo o prédio. Ou seja esta cobertura não é proprocional ao valor pago. No seguro de vida é que pode e deve estar associado ao capital em divida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente há aí alguma confusão!

Seguro multi-riscos, não tem nada a ver com o que já pagaste da divida, mas sim o valor do imóvel, recheio ou outras coberturas que queiras contratar, ter em atenção que ao fim de alguns anos convém rever o valor do imóvel na seguradora.

Quanto ao seguro de vida, esse sim tem a ver com o valor em divida ao banco, até porque em caso de sinistro, geralmente esses seguros têm como beneficiário a entidade bancária, por isso a lei foi alterada e obriga a uma revisão desse seguro mensalmente se não me engano, pois até agora pelo menos o meu era revisto anualmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Talvez me tenha expressado mal , talvez esteja confuso.

A minha questão é:

A minha casa custou 250 mil. Eu já paguei 100 mil.

Se houver um terremoto e o predio cair , quem receberá o dinheiro do seguro?

A minha preocupação é : Receberei os 100 mil que já paguei?

Abraços ,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É a entidade bancária que recebe o dinheiro do seguro, pois se reparares nas cartas que recebes do seguro multiriscos, de certeza que tem lá o beneficiário e é o banco.

Dou-te o meu exemplo:

Quando compreim casa, fiz o empréstimo na CGD, automaticamente fiz um multiriscos na Fidelidade (grupo CGD), passados uns anos não estava contente e arranjei outra companhia em que pagava menos com mais coberturas, para mudar o seguro foi necessário pedir autorização à CGD e no novo seguro esta fica como beneficiária, pois o imóvel ainda não é teu, pois tens uma hipoteca sobre ele, que quando acabares de pagares o empréstimo tens de ir à conservatória e pagar para retirar a hipoteca sobre o imóvel.

Daí o meu comentário anterior, em que devemos rever o valor em que está o seguro multiriscos aí de 3 em 3 anos no máximo.

Já o seguro de vida é diferente, aí sim se tiveres possibilidade podes ter um seguro com valor fixo em vez de estar indexado ao valor em divida, porque aí o beneficiário és tu (pelo menos o meu está assim).

Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...e no novo seguro esta fica como beneficiária, pois o imóvel ainda não é teu

Ai isso é que é. O banco tem direitos especiais sobre o imóvel, mas ele é teu.

A minha questão é:

A minha casa custou 250 mil. Eu já paguei 100 mil.

Se houver um terremoto e o predio cair , quem receberá o dinheiro do seguro?

A minha ideia é que o banco fica com os 150 mil que ainda devias e te dá o resto...

Não tenho a certeza mas parece-me o mais lógico...

O banco está como beneficiário do seguro para garantir que em caso de sinistro a seguradora não te passa o dinheiro para a mão e tu foges com ele sem pagar o que deves ao banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai isso é que é. O banco tem direitos especiais sobre o imóvel, mas ele é teu.

A minha ideia é que o banco fica com os 150 mil que ainda devias e te dá o resto...

Não tenho a certeza mas parece-me o mais lógico...

O banco está como beneficiário do seguro para garantir que em caso de sinistro a seguradora não te passa o dinheiro para a mão e tu foges com ele sem pagar o que deves ao banco...

Olá Pauloaguia ,

A minha dúvida e preocupação é exatamente essa.Os meus 100 mil estão seguros?? Os deles estão sempre, mas eu queria saber é se o dinheiro que já paguei está segurado e , claro se o recebo.

E já agora, mais uma pergunta:

Se eu não tiver direito a este dinheiro por parte da seguradora , posso fazer um seguro à parte do meu dinheiro já pago?

Abraços ,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Chegou a hora de desligar o "complicómetro"...loool. A seguradora paga ao Banco o capital em divida e tu ficas com o remanescente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É a entidade bancária que recebe o dinheiro do seguro, pois se reparares nas cartas que recebes do seguro multiriscos, de certeza que tem lá o beneficiário e é o banco.

Dou-te o meu exemplo:

Quando compreim casa, fiz o empréstimo na CGD, automaticamente fiz um multiriscos na Fidelidade (grupo CGD), passados uns anos não estava contente e arranjei outra companhia em que pagava menos com mais coberturas, para mudar o seguro foi necessário pedir autorização à CGD e no novo seguro esta fica como beneficiária, pois o imóvel ainda não é teu, pois tens uma hipoteca sobre ele, que quando acabares de pagares o empréstimo tens de ir à conservatória e pagar para retirar a hipoteca sobre o imóvel.

Daí o meu comentário anterior, em que devemos rever o valor em que está o seguro multiriscos aí de 3 em 3 anos no máximo.

Já o seguro de vida é diferente, aí sim se tiveres possibilidade podes ter um seguro com valor fixo em vez de estar indexado ao valor em divida, porque aí o beneficiário és tu (pelo menos o meu está assim).

Espero ter ajudado.

Boas!

Como a casa custou 250000€ e certamente o seguro foi feito de acordo com o valor da casa e talvez mais um bocadinho acima. No caso de sinistro e com perda total da casa(Se houver um terremoto e o predio cair , quem receberá o dinheiro do seguro?), acho, que independentemente do valor da divida, o seguro tem de cobrir a totalidade dos estragos se houver um terremoto e o predio cair, ou seja, tem de indeminizar o valor para dar a possibilidade de nova aquisição equivalente.

Estarei errado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O seguro multiriscos cobre paredes.. e é obrigatório para toda a gente: quem tem CH e quem não tem. o que significa que, se a casa vier abaixo não há devolução de dinheiro nenhum: a companhia é obrigada a reconstruir o imóvel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O seguro multiriscos cobre paredes.. e é obrigatório para toda a gente: quem tem CH e quem não tem. o que significa que, se a casa vier abaixo não há devolução de dinheiro nenhum: a companhia é obrigada a reconstruir o imóvel.

O seguro multi riscos cobre as paredes , mas o seguro anti-sismos é um "extra " dos seguros multi riscos.O que ocorre no meu caso que tenho um apartamento no 5º andar se os outros proprietários não tiverem este extra?

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O seguro multi riscos cobre as paredes , mas o seguro anti-sismos é um "extra " dos seguros multi riscos.O que ocorre no meu caso que tenho um apartamento no 5º andar se os outros proprietários não tiverem este extra?

Speedbird

a companhia cobre um determinado valor (que considera suficiente para reconstrução de um imóvel semelhante), esse valor não está associado ao valor em dívida. Se vires bem, o valor do seguro multi riscos nao se altera ao longo do empréstimo..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O multiriscos nao e´ obrigatorio - apenas a cobertura contra risco de incendio e´ obrigatoria. A maior parte das pessoas tera´ outras coberturas, mas e´ porque quer ou o banco obrigou, na altura da contrataçao do emprestimo.

Ficas com o dinheiro. E podes comprar outra casa equivalente... eu ate´ acho que essa soluçao quase sempre preferida `a reconstruçao para a maior parte das pessoas - procurar e comprar uma casa leva poucos meses; reconstruir uma facilmente leva mais de 1 ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK,

Fico mais tranquilo , apenas vou adicionar o anti sismos "por si acaso"....

Obrigadão a todos,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos ,

Apesar das respostas aqui dadas continuei  a pesquisar e a perguntar sobre este assunto que me intriga e que tenho certeza muita gente não sabe.

O meu CH é do BBVA e o seguro também. Passo a descrever as respostas que obtive às perguntas que fiz.

1.Ao contrário do que se pensa , o seguro é pago em forma de dinheiro .Não de construção de um novo imóvel.

2.O que ocorre é que muita gente quando faz um seguro multi-riscos , fá-lo apenas , ou melhor , para captar mais facilmente os clientes , o banco faz apenas para o capital em dívida com o banco.

No meu caso , que comprei a casa por 250000 e já paguei 100000 , o seguro pagava os 150000 que ainda devo ao banco e eu ficava a arder nos meus 100.000 já pagos , a menos que tivesse contratado o seguro para a totalidade , ou seja 250.000.

3.Uma pessoa pode ter vários seguros de vida , mas multi riscos para casa , apenas um. Isto significa que se o seu prédio já tem um seguro multi riscos com sismos incluído , além de não ser preciso ter outro agregado ao seu CH , voçê não pode mesmo.Ter dois seguros no momentto que algo corre mal pode significar não ser indenizado.

4.Se o seu prédio já tem um seguro , vc deve ter uma cópia da apólice , e se quiser , pode incluir outras coisas apenas para o seu apartamento se assim desejar.

5. O seguro mínimo obrigatório que todos os prédios tem que ter é contra incendios.

Abraços,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos ,

Apesar das respostas aqui dadas continuei  a pesquisar e a perguntar sobre este assunto que me intriga e que tenho certeza muita gente não sabe.

O meu CH é do BBVA e o seguro também. Passo a descrever as respostas que obtive às perguntas que fiz.

1.Ao contrário do que se pensa , o seguro é pago em forma de dinheiro .Não de construção de um novo imóvel.

2.O que ocorre é que muita gente quando faz um seguro multi-riscos , fá-lo apenas , ou melhor , para captar mais facilmente os clientes , o banco faz apenas para o capital em dívida com o banco.

No meu caso , que comprei a casa por 250000 e já paguei 100000 , o seguro pagava os 150000 que ainda devo ao banco e eu ficava a arder nos meus 100.000 já pagos , a menos que tivesse contratado o seguro para a totalidade , ou seja 250.000.

3.Uma pessoa pode ter vários seguros de vida , mas multi riscos para casa , apenas um. Isto significa que se o seu prédio já tem um seguro multi riscos com sismos incluído , além de não ser preciso ter outro agregado ao seu CH , voçê não pode mesmo.Ter dois seguros no momentto que algo corre mal pode significar não ser indenizado.

4.Se o seu prédio já tem um seguro , vc deve ter uma cópia da apólice , e se quiser , pode incluir outras coisas apenas para o seu apartamento se assim desejar.

5. O seguro mínimo obrigatório que todos os prédios tem que ter é contra incendios.

Abraços,

Speedbird

Boas

Acho que estás a misturar os seguros ;)

O BBVA fez te um multi-riscos de 100%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá CF,

Não , o BBva fez-me um seguro multi -riscos que cobre somente os 150000 que ainda falta pagar. E quando eu perguntei pelos 100 mil que já paguei disseram-me que ficaria a arder se o predio caísse(os 150000 que ainda falta apagar ao banco estão cobertos). Para ter coberto o dinheiro que já paguei pedi um aumento da cobertura e me disseram que seria apenas uma regra de 3 simples.

Eu só ainda não o fiz pq estou à espera de ver a apólice de seguro do meu prédio e o que é que ela engloba.

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, pq normalmente o que os bancos pedem é que o seguro multi-riscos seja de 60% a 70% do valor da avaliação. Já agora podes dizer quanto estás a pagar pelo multi-riscos e pelo vida?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não , o BBva fez-me um seguro multi -riscos que cobre somente os 150000 que ainda falta pagar. E quando eu perguntei pelos 100 mil que já paguei disseram-me que ficaria a arder se o predio caísse(os 150000 que ainda falta apagar ao banco estão cobertos). Para ter coberto o dinheiro que já paguei pedi um aumento da cobertura e me disseram que seria apenas uma regra de 3 simples.

Eu só ainda não o fiz pq estou à espera de ver a apólice de seguro do meu prédio e o que é que ela engloba.

Eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Daquilo que tenho lido neste e noutros tópicos, a minha opinião neste momento é a seguinte:

* se a casa vale 250.000 e vier abaixo (salvo seja), tu não perdes 250.000. Continuas, por exemplo, com o terreno, que também tem valor (e, sobretudo para moradias, não é um valor desprezável). O próprio entulho tem algum valor e pode ser vendido ou reaproveitado para a reconstrução da casa, por exemplo.

* o máximo que a seguradora te paga em caso de sinistro é o custo de reconstrução que não é provavelmente o de avaliação e nem o que deste pela casa. Se seguraste por um valor maior, azar o teu. Estar a segurar 250.000€ quando a reconstrução só custaria, digamos, 180.000€, é estar a deitar dinheiro à rua.

Mas, lá está: eu de seguros percebo muito pouco, corrijam-me à vontade :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu percebes muito de tudo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Pelo multi riscos pago 250 euros / ano e pelo vida 30,18 ao mês.

Abraço ,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead