Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
C.Magalhães

EDP Tarifa simples ou bi-horária?

15 publicações neste tópico

Aderi à tarifa bi-horária em Fevereiro de 2004, escolhi o ciclo semanal.desde o inicio até aqui (Novembro de 2009).

Electricidade                                                                              Qtd.      Preço      Valor      IVA (%)

Tarifa BTN−Bi−Horária =< 20,7 kVA (ciclo: semanal sem feriados)

Consumo horas de vazio estimado em kWh                                    199      0,0663      13,19

Consumo horas fora de vazio estimado em kWh                              219      0,1233      27,00

Potencia Contratada (3,45 kVA) em dias                                          32      0,2552        8,17(a tabela do bi-horário para 3.45 KVA no site da edp é 7.76)

Taxa Exploração DGGE                                                                    1      0,0700        0,07

IVA ( 5 % * 48,43 )                                                                                                  2,42

Total                                                                                                              €    50,85

Contribuição áudio−visual                                                                                          1,75

IVA (5%* 1.75)                                                                                                        0,09

Total                                                                                                            €        1,84

Total do mês                                                                                                  €      52,69

Se fosse tarifa simples, o preço por kwh é 0.1211. A potência contratada é a mesma 3.45 KVA    5.65 €

(199+219=418*0.1211=50.62€+5.65+1.75€=58.02*5%=(2.90€ IVA) dá                €      60.92

Com a tarifa bi-horária pago €52.69 com a tarifa simples pagava €60.92

Resumindo acho que não vale o esforço nem a preocupação deixar tudo para o fim de semana, ou ligar a máquina de lavar roupa ou a máquina da loiça depois da meia-noite!

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNentre2.3e20.7kVA.aspx

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/horarios/Pages/HorariosBTN.aspx

Qual é a vossa opinião?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(acho que te faltou a taxa de exploraçao DGGE - arredonda para 61€ ;))

7,3€ de diferença num mes da´ uma poupança de 13% e cerca de 88€ ao fim do ano... Agora, o impacto que isso tem no teu orçamento, acho que ninguem melhor que tu para dizer ;)

Ha´ ainda um outro factor, talvez mais ambientalista - ao deixar a maior parte do consumo para as horas de vazio, estamos a contribuir para distribuir melhor a carga que se coloca sobre a geraçao de energia. Um exemplo (sem calculos exactos): imaginemos que se toda a gente tivesse algum electrodomestico a funcionar, todos juntos gastavam 40GW.

Se toda a gente puser esse electrodomestico a funcionar `as 12h00, e´ preciso garantir um pico de produçao de 40GW a essa hora e depois, durante o resto do dia nao se produz energia. Se so houvesse 1/20 das pessoas a usa-lo em cada hora, o pico de produçao ficaria pelos 2GW, ao longo do dia - menos centrais de produçao, mais estabilidade na produçao e mais facil o planeamento da mesma...

Ou seja, ao optar por consumir nas horas de vazio, indirectamente ajuda-se a baixar as necessidades de produçao de energia nas horas de ponta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho a Tarifa Bi-Horária desde há 6 meses atrás e até ver noto uma diferença de 3 a 4€ por mês. Agora, não podemos é olhar para a poupança mensal, mas sim para a poupança anual. Pode não ser muito, mas já é qualquer coisa ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aderi à tarifa bi-horária em Fevereiro de 2004, escolhi o ciclo semanal.desde o inicio até aqui (Novembro de 2009).

.

.

.

Qual é a vossa opinião?

Ler com atenção os seguintes tópicos: http://www.pedropais.com/utilidades/simulador-de-tarifas-de-electricidade

http://www.pedropais.com/utilidades/simular-tarifas-de-electricidade-avancado

Opinião pessoal: Das três tarifas existentes para o consumidor comum, a tarifa bi-horária é a melhor em termos práticos. Óbviamente que é necessário um pouco de disciplina para se ir poupando de mês para mês e de ano para ano. Nunca se deve pensar na poupança imediata mas sim a longo prazo!

Não só poupa na carteira como se torna amigo do ambiente, por "poluir" (emissão de dióxido de carbono para a atmosfera) menos nas horas de maior consumo geral!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As diferênças que noto aqui é, se for tarifa simples, 3,45 KVA tem um encargo de potência  5,65 mês, e o prêço por kwh é 0.1211.

Se for bi-horário com a mesma potência 3.45 KVA paga-se 7.76 por mês (só por ser bi-horário são mais 2.11 que se paga a mais) o prêço por kwh é 0.1233  mais 0.0022 que na tarifa simples,este valor a mais por mês dá 0.066, juntando mais os 2.11,é aqui que eu acho a diferênça.

RuiM16 para poupar 3 a 4 € se a potência contratada for 3.45 KVA de potência, já não é 3 ou 4 € já é menos!

O que quero dizer com isto é isto, imaginemos que hoje é quarta-feira tenho duas máquinas de roupa e até está um dia de sol e vento, mas como o horário não é económico vou esperar para a noite, e à meia-noite ligo a máquina e vou dormir, de manhã está a chover, qual vai ser a reação?

Depois no fim de semana tem que se fazer o que não se fez na semana, e é preciso ter sorte no fim de semana...

Também é preciso descansar. Dá é para quem estiver em casa, para quem sai de manhã e chega há noite acho que o bi-horário não vale este esforço para poupar alguns €€...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não vale o esforço porquê???

O que eu vejo na factura do C. Magalhães é um consumo estimado!!! não é o consumo real!...

Experimente passar a dar a leitura do consumo 3 dias antes da próxima factura, e veja quanto paga a menos :D

Eu também tive uma surpresa no montante a pagar quando mudei para a tri-horária, paguei 36,00 e não era suposto, pois "tal como manda a lei" tinha feito todos os consumos possíveis no horário mais económico...

Só quando verifiquei que tinham estimado mais quantidade de consumo do que a que constava no contador é que passei a mandar a contagem todos os meses. Na próxima factura só paguei 21,00 ;D

Ora, feitas as contas, pago actualmente cerca de 28,00 todos os meses, e tenho placa de indução, forno eléctrico com pirólise (que uso faço uma a duas vezes por mês - 500º durante 3 horas!!!), frigorífico, desumidificador sempre ligado de noite, aquecedor a óleo sempre ligado de noite, ferro com caldeira, etc, etc, etc,.

Acham muito?... ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

.

.

.

Acham muito?... ???

Vale sempre o esforço!

Posso perguntar qual a potência contratada?

Continue que está muito bem!...  ;)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho a tarifa bi-horária. Pago 53€ mensais (conta certa) e quando fiz a simulação no site da EDP a ver se a tri-horária me seria mais favorável, cheguei à conclusão que no meu caso é mais ou menos a mesma coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vale sempre o esforço!

Posso perguntar qual a potência contratada?

Continue que está muito bem!...  ;)

Cumps

3.45 KVA

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há é muitos comodistas! Se calhar é por isso que a sociedade está como está...

Eu ainda tenho uma coisa que tem de ser mais bem gerida...tenho TRI-HORÁRIA!!!

...ainda acabo por pagar menos que a bi-horária.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora, feitas as contas, pago actualmente cerca de 28,00 todos os meses, e tenho placa de indução, forno eléctrico com pirólise (que uso faço uma a duas vezes por mês - 500º durante 3 horas!!!), frigorífico, desumidificador sempre ligado de noite, aquecedor a óleo sempre ligado de noite, ferro com caldeira, etc, etc, etc,.

Acham muito?... ???

Com potência contratada de 3,45 kVA?  :o

E não falha a energia de vez em quando?

Parece-me que os técnicos da EDP sobrestimam muito a capacidade de distribuição da energia. Sem "ver" e baseado-se apenas no que o cliente informa, dizem a todos para contratar 6,9 kVA!...

Porque será? 

Não se deixem levar na "cantiga" dos técnicos da EDP é o que parece!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu respondi 3.45 KVA mas a pergunta não era para mim, as minhas desculpas!

Com 3.45 KVA,não aguenta ligar as máquinas de lavar roupa,e louça ao mesmo tempo, esta potência não chega.

Pelo menos aqui na minha casa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Pois, a pergunta era para mim, mas com o fim de semana prolongado pelo feriado estive um pouco ausente destas bandas... :D

Bem, eu tenho contratada 4,6kVA, e é claro que se ligar todas essas coisas ao mesmo tempo dá falha de energia, mas eu faço a gestão das máquinas mais "pesadas" para que não se cruzem na utilização (programo loiça para a meia-noite, roupa para as 2 manhã, pirólise para as 4 da manhã), ou então se se cruzam, faço com que consumam menos, por escolher programas de baixas temperaturas (loiça programa 30 min, roupa a 40º ou menos e forno abaixo dos 200º).

Não custa assim tanto. è uma questão de ter o horário da EDP na porta do frigorífico, e quando penso em utilizar os equipamentos eléctricos, dou uma olhada nele para ter certeza de que é o melhor horário... è claro que para comer (placa de indução...) não posso ser tão rígida ::), mas mesmo assim, acho que ainda não cozinhei uma vez nas ditas "horas de ponta"... ;D

Fiquem bem,

Ariana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito bem, disciplina e organização a rodos. Gosto disso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito bem...

Obrigada, a princípio é claro que foi difícil, não estamos habituados a pensar no custo de cada acçãozinha que se faça... Mas é como diz o ditado: "Primeiro estranha-se... depois entranha-se!"

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0