Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
casa

criar empresa para arrendamento de casa

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Sou nova por aqui e penso que haverá alguém capaz de me responder a uma questão que tenho vindo a colocar-me: será que vale a pena criar uma empresa para gerir os rendimentos de uma casa que tenho arrendada?

Eu passo a explicar: morava numa casa associada a um crédito habitação, mas na qual tinha investido algum dinheiro meu. Entretanto a família cresceu e a casa tornou-se pequena tendo surgido a oportunidade de comprar uma maior. Como não consegui vender a que tinha sem perder muito dinheiro resolvi arrendá-la. Mas este arrendamento vai ter repercursões nos meus rendimentos que não me interessam minimamente, uma vez que não são assim tão reais dada a existência do crédito que tenho de pagar. Foi então que me surgiu a ideia de poder criar uma empresa cujo serviço fosse o arrendamento da casa e que me permitisse retirar este rendimento do meu IRS.

Mas esta ideia tem dificuldades para mim que sou leiga e que não sei se poderão ser contornadas: como colocar a casa em nome da empresa? E os arrendatários? Terei que fazer novo contrato com a empresa? E que tipo de empresa?

Para quem não for leigo no assunto, será viável? Que entravesreais existem e como contorná-los se possível?

Gostaria de saber as vossas opiniões.

O meu obrigada desde já pela vossa atenção.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta questão já foi discutida num outro tópico aqui há uns tempos atrás. É capaz de valer a pena dar uma vista de olhos primeiro: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1944.0.html

Foi então que me surgiu a ideia de poder criar uma empresa cujo serviço fosse o arrendamento da casa e que me permitisse retirar este rendimento do meu IRS.

Sai do IRS entra no IRC... Não deixas de pagar imposto por causa disso (quando muito pagas menos).

Uma empresa tem que ter contabilista, e uma série de outros custos para ser constituída, custos esses que não tens como particular.

como colocar a casa em nome da empresa?

Vende-se a casa, ora :)

Claro que pode dar direito a pagar IRS sobre as mais valias e a empresa deve ter de pagar IMT pela transacção, acho eu... Mas não é diferente do que se passa na venda entre particulares...

De qualquer forma eu sou leigo no assunto portanto vou-me abster de comentar sobre o resto... Mas só por causa de uma casa, não sei se valerá a pena o trabalho... e acho que sem número concretos ninguém te vai saber dar uma resposta num sentido ou no outro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta. Estive a consultar o tópico indicado e devo dizer que saí bastante confusa!!!

Quanto a valores, a minha casa arrendada custou-me em 2007 140000€, tendo investido 45000€ meus e contratado um crédito habitação no valor de 95000€. Neste momento está arrendada por 500€, com uma prestação de cerca de 160€, mas que vai aumentar porque estava em período de carência que vai terminar ( fui aconselhada a não mexer no crédito pelo banco para não alterar as condições negociadas). Tem ainda as despesas de condomínio (32,96€ mensais) e de seguros multirriscos habitação e de vida.

A casa nova custou em Agosto de 2009 155000€ e tem associado um crédito habitação do mesmo valor. Paga cerca de 450€ mensais, acrescidos de seguros mulrirriscos habitação e de vida e 36€ de condomínio.

Se forem precisos mais números é só dizer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

por 500,00/mês constituir uma empresa?

deixa-te estar como estás!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0