tiopatinhas

Fundimo CGD

20 publicações neste tópico

Foi-me sugerido investir no Fundimo CGD.

O que acham da sua rentabilidade e risco.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho acompanhado muito a sua evolução mas ha uns tempos eu tinha a ideia que esse fundo, a par do Imofomento do BPI, era um dos que tinha mais rentabilidade, em termos de risco penso que seja praticamente nulo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado por responder.

Sou um "investidor" que não tem arriscado muito, sou cliente de produtos seguros tais como certificados de aforro(tenho alguns da série B),depósitos a prazo e PPRs.

Não tenho ganho muito mas tenho dormido descansado.

O que acontece é que de momento os depósitos a prazo têm um juro ridiculo e foi-me sugerido o FUNDIMO.

Estou um pouco receoso, pelo que agradeço a vossa opinião especializada.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não conheço...

Não há mais info?

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado!

Assim de repente não gostei da comissão de resgate.

Mas é uma coisa para anisar melhor! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas este fundimo tem alguma componente de depósito a prazo? É que essas novas regras só se aplicam nesse caso...

Mas este fundimo tem uma ficha do produto. Lá deve ter discriminado todas as características associadas a este produto...

Mas hoje em dia, qual é o plano de investimento que não tem uma ficha de produto?

Se não tiver é caso para desconfiar!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Fundimo é um Fundo de Investimento Fechado Imobiliário...ha uns tempos tinha uma boa rentabilidade, andava sempre á volta dos 4/5% ano, mas era numa altura em que o mercado imobiliário estava em alta, mas mesmo agora, penso que não estará a dar uma rentabilidade má, deve andar perto dos 4%..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundimo

Tipo de Fundo: Fundo Imobiliário Aberto de distribuição

Política de investimentos: Aplicação de poupanças dos aforradores, contribuindo para a diversificação do mercado de capitais, para relançamento da actividade económica.

Objectivo: Rentabilização de investimentos a médio e longo prazo, com rendimentos semestrais.

Características Operacionais:

Subscrição mínima: 100 Euros;

Comissão de subscrição: 1,75% até 50.000 UPs / 1,25% de 50.000 a 100.000 UPs / 0,75% mais de 100.000 UPs (Isenta até 31 de Dezembro de 2009)

Comissão de resgate: 2%

Pré-aviso de resgate: 5 Dias

Distribuição de rendimentos: primeiro dia útil de Junho e Dezembro, com possibilidade de reaplicação automática.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cometi uma gaffe  :D o Fundimo é um Fundo Aberto e não Fechado como tinha dito, andei a pesquizar e de facto o Fundimo neste momento está a ter uma rentabilidade de 3.75%, mas confirmei também que o Imofomento do BPI continua a ser o que tem melhor rentabilidade, neste momento está a render 4.88%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Como será em termos de risco? há garantia do capital investido?

Obrigado e bom fim de semana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cometi uma gaffe  :D o Fundimo é um Fundo Aberto e não Fechado como tinha dito, andei a pesquizar e de facto o Fundimo neste momento está a ter uma rentabilidade de 3.75%, mas confirmei também que o Imofomento do BPI continua a ser o que tem melhor rentabilidade, neste momento está a render 4.88%.

Será que foi uma gaffe?

De acordo com este prospecto: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs/618PP30102001.pdf

parece que é um fundo fechado. Mas se calhar são fundos diferentes!...

Já neste endereço: http://www.fundimo.pt/fundos_abertos.aspx?grupo1=1&familiaID=600f3dc8-6fd3-4637-b239-ef19ea80bc9b

informa que é aberto, mas aconselha a uma permanência de 5 anos!...

Como será em termos de risco? há garantia do capital investido?

Total de passivos vs total de activos: http://www.fundimo.pt/downloads/0649-BTI-200906.pdf

Parece que a balança está a favor dos activos!...

Se houver interesse, aqui fica o relatório de contas: http://www.fundimo.pt/getresource.aspx/doc.pdf?id=b45191fa-a608-444c-babb-9a2895971190

E aqui sim, o prospecto actual (actualizado a 10 de Setembro de 2009): http://www.fundimo.pt/downloads/374PP.pdf

Pelo que li, o risco é mínimo (risco de nível 1) e a rentabilidade o ano passado foi de 3,89%, no entanto ressalva-se o seguinte: "As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura..."

Não leio em parte nenhuma que há garantia de capital. Creio ser mesmo necessário pedir a ficha do produto, pois este link é referente ao prospecto e pode ser diferente da ficha!

Dúvidas:

FUNDIMO - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA

Av. João XXI, 63

1000-300 Lisboa

Tel: 21 790 54 50

Fax: 21 790 54 74

Web: www.fundimo.pt

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok obrigado pelo interesse.

Tenho que passar na CGD e perguntar mais detalhes e se tem garantia do capital investido, pois nestes tempos...

Boa noite

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu confirmei e é de facto aberto... Esse de que se fala ai nesse prospecto é o Fundicentro.

Quanto á garantia de capital, a ideia que eu tenho, e corrigam-me se estiver errado  ;) qualquer produto financeiro que tenha como meio de valorização Unidades de Participação, não terá á partida qualquer garantia de capital.

Qualquer das formas fica aqui o prospecto completo da aplicação.

http://www.apfipp.pt/Relatorios/Documentos/Prospectos/0374RG20090430.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu confirmei e é de facto aberto... Esse de que se fala ai nesse prospecto é o Fundicentro.

Quanto á garantia de capital, a ideia que eu tenho, e corrigam-me se estiver errado  ;) qualquer produto financeiro que tenha como meio de valorização Unidades de Participação, não terá á partida qualquer garantia de capital.

Qualquer das formas fica aqui o prospecto completo da aplicação.

http://www.apfipp.pt/Relatorios/Documentos/Prospectos/0374RG20090430.pdf

Bem, garantia de capital nenhum fundo de investimento pode garantir, se bem que nos de investimento imobiliário a retrospectiva histórica nos indique que tal é praticamente nulo!

Quanto à comissão de resgate, conheço pelo menos um em que é inferior: o VIP, comercializado este ano pelo Deutsche Bank, onde a partir de 5 anos desce dos 2% e aos 10 fica-se por 0,5%!

Ah! fiquei também a saber recentemente que este tipo de produto está isento de tributação à saída, pelo que devemos apenas deduzir às rentabilidades indicadas os valores das comissões de resgate!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas! Há 2  anos o meu gestor da Caixa sugeriu-me este fundo. Subscrevi 5000€, e nem me lembrava bem disto, sabia que tinha o dinheiro, mas sinceramente na altura não ligava muito a isto.

Hoje comecei a ver a rentabilidade, e vi que no último ano é 1,25%.

Sendo assim, estou a pensar resgatar o montante. Parece-vos bem? Tendo em conta que isto é de mercado imobiliário e esse mercado está como está...

No caso de resgatar, existe algum fundo na lista da CGD que recomendem? Há alguns com rentabilidades bem acima disto e sem comissão de resgate...como o Activos Curto Prazo, deu 5.7% no último ano:

Rentabilidade TLAE  Último ano  5,77%    Últimos 2 anos  2,98%  Últimos 5 anos  0,22%  Exposição da carteira

Há outros bem acima disto, mas não faço ideia se são arriscados...

Obrigado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que só faz bem em resgatar o fundimo. Como diz, o mercado imobiliário não deve melhorar nos próximos tempos, muito antes pelo contrário. É bem provável que com a recessão piore ainda mais. Cada dia os bancos ficam mais cheios de casas....

Não estou muito dentro dos fundos que existem na CGD, pois para esse fim prefiro o BEST, que tem uma variedade, preçário e plataforma de negociação bastante superior.

Ver o tópico do TOP Fundos de investimento para algumas alternativas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia fiz investimento no B P I IMOFOMENTO podem me informar se tenho risco de perder o dinheiro que investi quais sao os riscos durante os 5 anos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor