samura

Prestação Fixa mas valor a amortizar varia

4 publicações neste tópico

Olá e boa noite!

Descobri este site hoje e fiquei imediatamente deslumbrado. Desde já os meus parabéns!

Possuo um crédito à habitação como qualquer "bom" português, euribor a 6 meses, e sempre pensei que durante 6 meses a prestação fosse constante, e que as parcelas entre amortização e juros seguiam a regra normal, ou seja, a parcela de amortização ia aumentando e a de juros diminuindo. Verifiquei hoje que, durante estes meses, a minha parcela de amortização variou, em março era €151, em abril era €110, em maio €131. É normal esta variação (aparentemente sem seguir nenhuma rega) dos valores parcelares, sendo que o valor global da prestação se mantém constante?

Muito Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Possuo um crédito à habitação como qualquer "bom" português, euribor a 6 meses, e sempre pensei que durante 6 meses a prestação fosse constante, e que as parcelas entre amortização e juros seguiam a regra normal, ou seja, a parcela de amortização ia aumentando e a de juros diminuindo. Verifiquei hoje que, durante estes meses, a minha parcela de amortização variou, em março era €151, em abril era €110, em maio €131. É normal esta variação (aparentemente sem seguir nenhuma rega) dos valores parcelares, sendo que o valor global da prestação se mantém constante?

Há bancos que cobram os juros em função do número de dias do mês e, nesses casos, é habitual a prestação variar ligeiramente conforme o número de dias do mês. Seja como for a variação apresentada é muito grande não se pode justificar só por isso, seguramente.

Reparo agora no termo "parcela de amortização" - portanto não se trata da prestação mas só da componente de amortização? Essa é perfeitamente normal variar (vai aumentando, espera-se). O que fica constante (ou quase) durante os 6 meses é a prestação. À medida que se vai amortizando o capital em dívida o valor a pagar de juros é menor e, consequentemente, a componente da amortização aumenta.

Seja como for falta informação: em que datas é que a taxa é revista? houve alguma amortização extraordinária nesse período? O que disse o banco?

Mas não ligue ao que eu digo, que não percebo nada destas coisas. É melhor ficar à espera dos comentários de algum "bom" português que tenha efectivamente um crédito habitação 8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá e boa noite!

Descobri este site hoje e fiquei imediatamente deslumbrado. Desde já os meus parabéns!

Muito Obrigado

O regime do crédito á habitação é de prestações constantes.

É natural que o valor da amortização do capital varie. Será menor se o juro subir.

No entanto, a variação nos três ultimos meses não me parece muito lógica, na medida em que a Euribor 6M tem estado a subir. A sua média no mês de Maio foi de 5,126.

Peça ao seu gestor de conta para lhe calcular as 3 ultimas prestações a fim de justificar tais variações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Pauloaguia e Ana Santos,

É mesmo isso que vou fazer! Depois coloco a resposta do banco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead