Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
hpassos

Aquecimento por piso radiante - questões e duvidas

2 publicações neste tópico

Bom dia...

O apartamento que adquiri à uns meses possui um sistema de aquecimento por piso radiante da Uponor. (http://www.uponor.pt/docs/sec2/MANUAL_AQUECIMENTO_RADIANTE.pdf)

Ora, o que se passa é que depois de todas as explicações dadas pelos técnicos (um pouco à pressa) continuo com umas duvidas e tenho a sensação que isto gasta imenso gás natural.

Este sistema é aquecido por uma caldeira da Junkers. O apartamento tem 3 quartos, 1 cozinha, 1 sala e 1 hall - em cada uma destas divisões há um termostato à altura da cabeça (não é digital - só tem uma roldana) que dá para regular a temperatura para cada uma das divisões. Há duas casas de banho, uma num quarto e uma junto ao hall que são aquecidas também quando os respectivos termostatos (quarto 1 e hall estão ligados).

Segundo explicações dos técnicos o ambiente só fica aquecido na temperatura que regularmos passadas cerca de 48 horas - nesta fase gasta mais gás (a caldeira trabalha intermitentemente de 3 em 3 minutos). E depois é deixar ficar sempre assim que a partir daí já não gasta muito.

Na primeira semana que experimentei isto já foram para aí uns 30 euros em gás natural!! Também é certo que andei com alguns testes - ligar, desligar, ligar uma divisão desligar outras...

As duvidas:

- O sistema gasta menos se estiver a aquecer uma ou duas divisões do que se estiver a aquecer todas?

- É preferível manter sempre o sistema ligado ou ir desligando?

- Para evitar gastos maiores terão de se manter os termostatos no mínimo? E a caldeira (pois também tem lá um regulador de temperatura creio...)

Quem for especialista na matéria coloque aqui umas dicas para tirar o máximo partido deste sistema com custos mais baixos, pois ao que me parece é que é um sistema que dá muito conforto (a todos os níveis!) mas os gastos em gás ...Ui Ui !!!!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não conheço detalhes sobre esse sistema por isso não vou dar grandes respostas.

Parece-me a mim que se ligares apenas algumas divisões, ou definires temperaturas diferentes para cada uma, o sistema talvez gaste mais um pouco, sobretudo se não houver um bom isolamento entre essas divisões (que tipicamente não há, dentro de casa - basta pensar que as frinchas por baixo das portas internas costumam ser razoáveis).

Também me parece óbvio que, quanto menor a temperatura definida no termostato, menor o gasto...

De resto apenas posso sugerir que coloques a questão também num fórum mais virado para estas questões de compra e construção de casas, como o Fórum da Casa. Já vi este tema levantado algumas vezes por lá...

EDIT: deixa-me adivinhar: tu és o hpassos deste tópico: http://forumdacasa.com/discussion/7568/aquecimento-por-piso-radiante-questoes-e-duvidas/#Item_0 :)

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0