puscifer

Zopa

3 publicações neste tópico

Desculpem, é só o titulo: Bancos "porque não vivemos sem eles" percebe-se e bem mas felizmente já não é totalmente correcto.

Quem conhece o assunto deste tópico sabe do que falo..

É um sistema extremamente atractivo de crédito pessoal - até £15000, em que um indivíduo contribui para mercados específicos de risco, ou ainda decidir emprestar a casos especiais. Define o juro que quer receber e depois é atribuído o menor juro, em pacotes pequenos, a cada um que pede o empréstimo, até perfazer a quantia pedida.

Temos a possibilidade de analisar caso a caso e de dar privilégio aos que nos parecerem convincentes, ou até ver a quem cada nossa pequena tranche (max £10) no mercado, foi atribuída.

A entidade fica com 1% do juro que é emprestado, e cobra a taxa fixa do costume (£118.50) a quem contrata o empréstimo. E esta é a única receita do site. Por isso conseguem taxas muito boas para os envolvidos.

Com 300.000 só no UK (também há nos USA, japão e itália) é uma comunidade interessante que consegue eliminar o intermediário que tanto nos lixa a cabeça. Parece impossível mas pra consumo acaba com as taxas de 20 e tais e é uma óptima alternativa pra quem cada vez mais precisa de diversificar o investimento. É mais ou menos falar com deus sem precisar de padre heh

Desculpem se soou a publicidade mas é a ideia posta em prática mais interessante que apareceu nos últimos tempos.

Obviamente fazem rigorosa investigação ao crédito (e parece-me mais extensa que a do BdP, talvez uma razão por não haver por cá disto ainda), contratam empresa de cobrança difícil e o site está extremamente bem conseguido, com informação clara, estatísticas actuais e um fórum.

Entre outras ideias que estão a aparecer, esta destacou-se e achei que devia partilhar.

Bancos "porque não vivemos sem eles" precisava dum ponto de interrogação, não?.. heheh

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

Bom, que eu saiba cá em Portugal ainda não há nada do género do Zopa, pois não?

De qualquer forma, acho que o conceito do Zopa é muito interesssante, mas tenho muitas dúvidas sobre a segurança deste sistema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não mas não deve demorar muito para expandirem a mais países.

Quanto a segurança, o único problema que prevejo é as pessoas que pedem dinheiro indicarem dados específicos sobre o pedido, embora não considere isso por si só, uma invasão de privacidade.

Se é sobre a questão do incumprimento, para quem empresta como para os bancos, está ligada a tempos de crise e temos as taxas anteriores para calcularmos o juro que pedimos e minimizarmos o risco. E como disse, à semelhança das entidades emprestadoras, dispõem de uma empresa de 'cobrança difícil' que nos compra a dívida, por isso nunca é totalmente perdido.. embora o incumprimento mesmo com a crise nunca passou dos 4% médios e em tempos 'normais' não passa de 1%..

Isto comparado com o que nos dão num depósito a prazo hoje em dia, está bastante acima e o risco continua a ser mínimo. Entre dar 25000€ à Zopa ou à SLN Valor, eu não tinha dúvidas..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead