Beatriz

Problemas para encerrar conta no BES

37 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de pedir a Vossa opinião/ conselho para o seguinte:

Tinha conta ordenado no BES mas como a empresa onde trabalho mudou todas essas contas para o BPI, decidi encerrar essa conta para não ter de pagar mensalmente despesas de manutenção.

Acontece que, nessa conta eram debitados todos os meses, um seguro de saude e um seguro de vida.

Enviei E´Mails para o BES Seguros a pedir a anulação dos mesmos, assim como para o banco a informar que os mesmos não deveriam ser pagos.

Ligaram-me a dizer que teria de enviar uma carta a pedir a anulação e que a mesma só teria efeitos passados 30 dias, enquanto isso se a conta tivesse saldo, o valor seria debitado.

Pensei  então que ao encerrar a conta, os seguros ficariam automaticamente anulados por falta de pagamento. E assim fiz, no dia 21 de Outubro foi entregue ao balcão 1 carta em duplicado a pedir o encerramento da conta, entreguei também todos os cheques e o cartão de débito, fiquei com uma cópia assinada pelo banco em como receberam o original.

Hoje, ligou-me o gerente a dizer que não pode encerrar a conta enquanto eu não assinar uns documentos para anular os seguros e que os mesmos já foram debitados em conta, assim como despesas de manutenção, ou seja, já estou a dever dinheiro ao banco.

A minha pergunta é: Eles podem fazer isso? Sendo a seguradora uma empresa do BES, eles podem fazer o que quiserem com a nossa conta e recusarem-se a encerrá-la? eu acho que não, mas precisava de um conselho de alguém entendido no assunto para decidir o que fazer.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Alguém sabe quais os custos envolvidos para fechar uma conta no BES?

No precário não consta, pelo menos de forma clara.

Já agora, quais os passos mais certos neste caminho  ???

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Alguém sabe quais os custos envolvidos para fechar uma conta no BES?

No precário não consta, pelo menos de forma clara.

Já agora, quais os passos mais certos neste caminho  ???

O que quer que seja cobrado tem de constar no preçário. Salvo erro, os bancos não podem cobrar comissões simplesmente para fechar contas. Mas podem cobrá-las por outros motivos - por exemplo, se tens um cartão associado à conta, provavelmente terás de cancelar o cartão, e isso pode já ter um custo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que quer que seja cobrado tem de constar no preçário. Salvo erro, os bancos não podem cobrar comissões simplesmente para fechar contas. Mas podem cobrá-las por outros motivos - por exemplo, se tens um cartão associado à conta, provavelmente terás de cancelar o cartão, e isso pode já ter um custo...

Estou a ponderar terminar a minha relação com o BES, mas se me cobrarem por encerramento da conta, acho que vou optar por a deixar aberta, mas com saldo 0€!!!!

Há algumas implicações quanto a isso? (se não tenho saldo, não podem cobrar-me as famigeradas despesas de manutenção)

Tenho feito isso em outros bancos e mantenho as contas a 0€, depois quando voltar a aparecer algum produto interessante, volto a retomar as "relações

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fechei a minha conta à cerca de 1 ano e não me foi cobrada qualquer comissão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se deixar a conta aberta, ainda que sem saldo, tem sempre de "pagar" as taxas de manutenção. Só não as paga se cumprir o que inicialmente contratou.

Entretanto recebi um email do BES a informar que não teria custos.

Na próxima semana vou lá, veremos o que dizem.

Como extra, vou mudar para o BBVA.

Conta Domiciliação Ordenado BBVA

Antecipação do ordenado/pensão, mediante descoberto autorizado até 100% do vencimento líquido, que deve ser liquidado pelo respectivo crédito mensal

Isenção de Despesas de Manutenção

Oferta da 1ª anuidade dos cartões (crédito e débito)

Oferta de cheques

Oferta do custo de Transferências Eventuais através do serviço on-line BBVA net

E ainda se ganha uma TV BLUSENS LED 22’’ FULL HD

Ficha de Informação Normalizada do produto.

http://www.bbva.pt/TLEU/fbin/FINContaDOMBBVA_tcm341-207401.pdf

e ainda posso utilizar o depósito a prazo a 180 dias, com uma taxa de juro de 4% (TANB).

Ficha de Informação Normalizada do produto.

http://www.bbva.pt/TLEU/fbin/FIN_DEPSUPER4_310711_tcm341-248272.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que só isentam o 1º ano dos cartões. Isso para mim era determinante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas existem outras soluções sem custos, em termos de cartão de débito.

De qualquer forma é uma experiencia a 24 meses

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quando fechei a minha conta no BES não paguei qualquer centimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um up ao tópico.

Já encerrei a conta no BES, apenas foi solicitado a entrega dos cartões de débito (não tinha outros) e os códigos da internet.

Não teve custos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

como é óbvio nenhum banco cobra despesa alguma por encerrar as contas.

Agora se temos lá assuntos pendentes claro que eles não vão fechar ou então cobram aquilo que têm direito.

Cada vez vejo mais pessoas sem qq informação nem querem saber de nada depois vê-se pessoas que nem sabem o que subscrevem muito menos quando vão encerrar as contas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Entre 27 de Outubro e 25 de Novembro de 2009, a Deco recolheu experiências no seu portal sobre mobilidade bancária: quase dois terços dos 37 consumidores que mudaram de banco nos últimos três anos denunciaram dificuldades a encerrar a conta ou encargos para anular cartões

http://economico.sapo.pt/noticias/nprint/91373.html

Hojé é semelhante... ou pior  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

como é óbvio nenhum banco cobra despesa alguma por encerrar as contas.

Agora se temos lá assuntos pendentes claro que eles não vão fechar ou então cobram aquilo que têm direito.

Cada vez vejo mais pessoas sem qq informação nem querem saber de nada depois vê-se pessoas que nem sabem o que subscrevem muito menos quando vão encerrar as contas!

Nenhum banco cobra... excepto o BES.

Na 6ª Feira passada fui fechar a minha conta no BES (ou pelo menos tentar fechar pela 3ª vez) e como tinha lá dinheiro (2,67€), pediram-me 4 euros e qq coisa, porque não tinha cartão de débito, para fechar a conta. Disse-lhes logo que é ilegal cobrar valores para fechos de contas e que queria o livro de reclamações. A moça telefonou logo para o gerente para me darem o dinheiro que tinha na conta, sem me debitarem quaisquer valores de levantamento / fecho de conta.

Espero é que à 3ª seja de vez  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelos vistos tu tens cara de pessoa não muito informada  ;D

Mas agiste muito bem, eles têm medo do banco de Portugal  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esses 4 euros que te pediram eram pelo fecho da conta ou pelo levantamento do dinheiro que lá tens?

Se não tens cartão de débito ou internet banking, as alternativas para receber o dinheiro que lá tens são transferir ao balcão para outra conta ou comprar um cheque avulso, ambas operações que devem ter um custo associado, tanto no BES como nos outros bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esses 4 euros que te pediram eram pelo fecho da conta ou pelo levantamento do dinheiro que lá tens?

Se não tens cartão de débito ou internet banking, as alternativas para receber o dinheiro que lá tens são transferir ao balcão para outra conta ou comprar um cheque avulso, ambas operações que devem ter um custo associado, tanto no BES como nos outros bancos.

Devia ser provavelmente por levantar o dinheiro...

Mas é estupido então. Quando nos cancelamos uma coisa devem-nos dar o saldo que lá está. Se ele não quisesse pagar essa taxa o que o banco faria? Ficava com o dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devia ser provavelmente por levantar o dinheiro...

Mas é estupido então. Quando nos cancelamos uma coisa devem-nos dar o saldo que lá está. Se ele não quisesse pagar essa taxa o que o banco faria? Ficava com o dinheiro?

É de facto muito estúpido, mas se calhar o que está a acontecer é o seguinte:

1) Por ter a conta ter saldo, o banco não a pode fechar.

2) Para fechar a conta, o titular tem que tirar de lá o dinheiro.

3) Para o titular tirar de lá o dinheiro, caso não tenha cartão de débito ou internet banking, tem que pagar.

Será isso? ;D

Por outro lado, se não tinha cartão de débito ou internet banking, como é que utilizava a conta até agora?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

volto a referir que não há comissões para fechar conta!

O que podem cobrar é a comissão de levantamento 4.11€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelos vistos tu tens cara de pessoa não muito informada  ;D

Mas agiste muito bem, eles têm medo do banco de Portugal  :D

Por acaso até tenho cara de pessoa informada.

Tinha esta conta, mas nos últimos 3 anos não a usei. Não tinha cartões, nem besnet, nem nada. A única hipótese era mesmo levantar o montante.

É imoral ter que pagar para levantar o NOSSO dinheiro. Era só o que mais faltava.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não concordo!

Concordava ser imoral se não dessem meios alternativos. Agora o que é habituar mal o tuga é haver pessoas nos bancos a fazer levantamentos aos clientes e estarem ali ao serviço para fazerem operações como levantamentos ou transferências.

Já que têm de lá estar e fazer esse trabalho acho muito bem que cobrem por isso. Nunca é tarde para mudar mentalidades!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não concordo!

Concordava ser imoral se não dessem meios alternativos. Agora o que é habituar mal o tuga é haver pessoas nos bancos a fazer levantamentos aos clientes e estarem ali ao serviço para fazerem operações como levantamentos ou transferências.

Já que têm de lá estar e fazer esse trabalho acho muito bem que cobrem por isso. Nunca é tarde para mudar mentalidades!

Neste caso não havia meios alternativos.

Era interessante, e já referi várias vezes neste forum, um sistema de hierarquias.

Por exemplo e aplicado a este caso:

Em caso de encerramento de conta e se ainda tiver saldo:

Transferencia de saldo atraves do homebanking para outra instituição: Isento

Outros: Comissão

Caso não tenha homebanking:

Transferencia/levantamento atraves do cartão de debito: Isento

Outros: Comissão

Se não tiver cartão de debito:

Levantamento ao balcão: Isento

Outros: N/A

Conclusão: Seria sempre disponibilizado ao cliente uma forma de se isentar de comissões, caso não houvesse alternativas o banco teria de isentar o cliente da comissão.

Se isto fosse aplicado para todo o tipo de operações aí sim seria justo pagar comissões, de qualquer outra forma acho que somos obrigados a ter de pagar uma comissão pois não temos outras alternativas.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, mas o colega deve poder aderir (sem custo) ao besnet e a partir daí transferir os 2,67€ para outra conta :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ou ainda pelo cartão de débito para outra conta BES!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ou ainda pelo cartão de débito para outra conta BES!

Isto é de quem não lê as coisas do início ao fim.

Ia já mesmo aderir ao cartão de débito para levantar 2,67 (que nunca na vida dá para levantar), e até mesmo ao BESnet só para transferir este valor e passado 5 minutos dizer que quero fechar a conta ahahahhaah Vocês têm umas ideias engraçadas, têm.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead