Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Dr3amS

Preencha bem a declaração de IRS

3 publicações neste tópico

As deduções mais “óbvias” são aquelas que implicam despesas de saúde e educação. São dedutíveis no IRS 30% as despesas com saúde sem qualquer limite. No entanto, note que, para este efeito, só pode deduzir os gastos sujeitos a 5% de IVA. Para deduzir despesas de produtos médicos sujeitos a 20% terá de ter uma receita médica e está sujeito a um limite de 62 euros ou 2,5% do total das despesas de saúde.

No caso dos gastos com educação e formação profissional poderá deduzir 30% das despesas, mas a lei impõe um limite: de 681,60 euros. Por exemplo, se gastar 500 euros na mensalidade do colégio, materiais escolares incluindo livros e outros, pode deduzir 150 euros à colecta. O máximo que lhe será permitido deduzir é 681,60 euros. Se tiver três ou mais dependentes, tem direito a deduzir mais 127,80 euros por cada um.

Os gastos com a casa são também dos mais importantes: pode deduzir 30% das importâncias pagas em juros e amortizações até um limite de 586 euros. Se é defensor das energias renováveis e aplicou algum dinheiro na compra de novos equipamentos, saiba que pode deduzir também 30% das importâncias despendidas até um limite de 777 euros.

Além das despesas de saúde, pode deduzir os prémios de seguros de saúde em 30% dos prémios com o limite de 82 euros. Este valor é elevado para o dobro no caso dos contribuintes casados. Àqueles montantes acrescem ainda 41 euros por dependente. Os prémios de seguros de acidentes pessoais e de seguros de vida têm deduções e limites mais baixos: a dedução é de 25% com um limite de 62 euros, que sobe para 124 no caso dos casados.

A minhas duvidas são as seguintes:

1. Depois de fazer o meu somatorio das despesas de saude, qual o valor que coloco na declaraçao, o total da minha soma, ou o total deduzindo os 30%??

2. As despesas de saude sujeitas a 20%, devo guardar a receita medica juntamente com o recibo? Na declaração existe um campo proprio para estas despesas, ou é no mesmo campo que as despesas de saude 5%?

3. E em relação ao seguro de saude? Eu tenho um premio mensal de 40 e tal euros, que valor devo colocar e onde na declaração?

Muito obrigado pela atenção  :D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Depois de fazer o meu somatorio das despesas de saude, qual o valor que coloco na declaraçao, o total da minha soma, ou o total deduzindo os 30%??

2. As despesas de saude sujeitas a 20%, devo guardar a receita medica juntamente com o recibo? Na declaração existe um campo proprio para estas despesas, ou é no mesmo campo que as despesas de saude 5%?

3. E em relação ao seguro de saude? Eu tenho um premio mensal de 40 e tal euros, que valor devo colocar e onde na declaração?

1. O total da soma de despesas de saúde com 5%. Eles depois tratam de fazer as contas.

2. Sim à primeira parte da pergunta e sim à segunda parte. Existe um campo próprio para essas despesas. Leia com atenção as intruções!

A titulo de curiosidade. Muitos farmacêuticos das Farmácias desconhecem que há benefícios nas despesas de saúde com IVA a 20% e normalmente não passam recibos alegando esse facto.

3. Deve-lhe ser enviado um documento no final do ano ou início do próximo, um documento com o valor a descriminar para efeito do preenchimento do IRS.

Espero ter elucidado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Plenamente  ;)

Obrigado pela informação e espero que venha a ser util a mais pessoas  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0