queijolas

Alteração de spred depois de crédito aprovado

15 publicações neste tópico

Boas,

Foi-me aprovado em Maio um crédito habitação de 166.000€ a euribor 3meses + 45 anos + 1% spread e um multi-opções de 26000€ nas mesmas condições.

Esta semana quando me dirigi ao banco, para agendar a escritura pela casa pronta, qual não foi o meu espanto ao dizerem-me que como tinha acabado o prazo, teriam que alterar as condições do meu crédito.

Apresentaram-me um spread de 1,45% para os 166000 e um spread de 2,45 para os 26000. Este ultimo, como é um crédito não habitação, disseram-me que agora as regras mudaram e que tem um agravamento de 1% o que dá 2,45%, senão só pagaria 1,45% de spread.

O banco é a CGD.

Isto é uma situação normal??

Alguém me diga alguma coisa!!!

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É provável que seja assim. Já passaram vários meses desde a aprovação do CH, entretanto as condições alteram-se bastante. Quanto à condição do multi-opções tive um caso semelhante quando andava a ver possibilidades de CH e em muitos bancos surgiu essa alteração de +1% de spread para o multi-opções face ao spread aplicado no imóvel.

Tenta negociar com eles de uma forma melhor que possas tentar obter as mesmas condições que te tinham feito anteriormente. Mas será complicado tendo em conta a forma como os bancos estão a actuar de momento. Sabes mais ou menos o valor que poderá ter a avaliação do imóvel?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas já tinhas as cartas de aprovação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas...

A avaliação do imóvel pelo banco foi de 240.000€ e já tinha comigo as cartas de aprovação.

Não seria normal a CGD ter-me avisado? Se por acaso não tivesse ido ao banco só iria saber disto no dia da escritura!!!

Cumps!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E qual é validade das cartas de aprovação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas...

A avaliação do imóvel pelo banco foi de 240.000€ e já tinha comigo as cartas de aprovação.

Não seria normal a CGD ter-me avisado? Se por acaso não tivesse ido ao banco só iria saber disto no dia da escritura!!!

Cumps!

Bom dia!

Companheiro, se tens a carta de aprovaçao nas maos e com validade bates só com ela no balcao.

Ps:Tudo no momento altera para o beneficio deles, é que os milhoes de euros que gastaram para a desprivatizacao daquele "saco roto" tem que ser pago por nós.

(lei 1 do artigo 1 na alinea a/ "Estado" Nós pagamos com os bolsos dos portugueses)

cumprimentos

Óscar Silva

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As cartas de aprovação se ainda forem validas são um contrato que eles tem de cumprir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Uma dúvida!!!

Para a semana vou escriturar a minha nova casa... Como fiz permuta com o empreiteiro, dando à troca o apartamento, posso ficar com duas casa em meu nome? Mas terei que liquidar a hipoteca anterior!! do apartamento ainda me falta pagar 24000€.

É que no banco, quando fiz o crédito da nova casa, disseram-me que no dia da escritura teria que liquidar a hipoteca anterior... Tem todo o sentido!! Mas enquanto o empreiteiro não vende o meu apartamento, terei alguma penalização a nível de finanças, por ter duas habitações??

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ai...ai...ai...

Que me parece que te vais meter numa alhada!!!

Uma permuta, significa que o teu bem é trocado por outro, eventualmente com um valor extra pelo que tiver o menor bem.

Ora, enumerando as vantagens:

- Apenas uma transaçao

- Impostos sao apenas pagos sobre a diferença de bens

Mas pelo que dizes, apenas vais comprar e o construtor comprometeu-se a vender a tua casa...

ISSO BNAO È UMA PERMUTA!!!

è um engano, pois se ele quiser, nunca a vendera e nao lhe acontecera nada e teras os onus todos.

Incluindo, pagas impostos para comprar a nova casa e depois poderas pagar impostos para vender...

Sem conhecer o processo completo, acho que estas a ser enganada, pelo menos no que toca ao conceito de permuta.

Lynce

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o empreiteiro já arranjou um cliente para a compra do apartamento... o crédito está em aprovação... o meu problema é que durante 1 mês vou ter duas habitações... e queria saber se existe algum problema em relação a isso!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao existe problema nenhum.

Como tens a certeza que o comprador nao vai desistir da compra?

A ultima da hora ele pode disistir ou acontecer algo que o faça desistir!

Se fosse eu a ti adiava a tua compra para coincidir com a venda.

Minimiza os imprevistos!!

A mim falta-me fe! No meu subconsciente, o teu possivel comprador ate pode estar a armar uma cilada junto com o construtor.

A partir do momento que fazes a escritura, nã ha volta atras!

Cuidado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas enquanto o empreiteiro não vende o meu apartamento, terei alguma penalização a nível de finanças, por ter duas habitações??

Bem, vais pagar mais IMT do que se fosse uma permuta efectiva - pagas pela totalidade da casa nova em vez de ser apenas pela diferença que seria o que pagavas no caso de uma permuta (mas pelo que percebi nunca poderia ser uma permuta pois a casa que vais comprar não é de quem te vai comprar o apartamento).

Se estiveres isento de IMI pelo apartamento e mudares a morada para a casa nova perdes a isenção no apartamento (uma vez que deixa de se destinar a habitação própria e permanente). Se não o venderes até ao fim do ano (falta pouco mais de 1 mês, é capaz de ser difícil aprovar um processo de crédito e marcar escritura em tão pouco tempo) então vais ter que pagar o IMI sobre o apartamento no próximo ano. Mesmo que o vendas entretanto (o que conta é a situação do imóvel a 31 de Dezembro).

Já agora, como diz o lynce, não é o empreiteiro que vai vender o teu apartamento... és tu, uma vez que ele é teu. Portanto, se o novo cliente não conseguir que lhe aprovem o crédito, por exemplo, quem fica a "arder" com duas casas és tu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas pauloaguia...

Concordo com tudo o que disses-te e obrigado pela explicação!! Eu, quando assinei o contrato de promessa de compra e venda, o que lá diz no 2º ponto é que o preço da moradia que comprei é de 155000€ mais o meu T3. Aqui o meu apartamento entra como uma parte do pagamento da nova habitação. Daí eu chamar-lhe permuta... Poderei ter usado mal o termo!

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu, quando assinei o contrato de promessa de compra e venda, o que lá diz no 2º ponto é que o preço da moradia que comprei é de 155000€ mais o meu T3. Aqui o meu apartamento entra como uma parte do pagamento da nova habitação. Daí eu chamar-lhe permuta...

Se a escritura disser o mesmo é uma permuta. Mas, nesse caso, o dono do imóvel passa a ser o empreiteiro, não ficas com duas casas em teu nome em momento nenhum...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu, quando assinei o contrato de promessa de compra e venda, o que lá diz no 2º ponto é que o preço da moradia que comprei é de 155000€ mais o meu T3. Aqui o meu apartamento entra como uma parte do pagamento da nova habitação.

Parece-me que seria mais seguro se, para além do contrato de promessa de compra e venda,  escriturassem essa situação!...

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor