Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
johnport

Qual é a melhor aplicação a longo prazo actualmente? (a 14 anos, p. ex.).

6 publicações neste tópico

Tenho uma filhota com 4  anos e pretendo salvaguardar os estudos universitários dela (a partir dos seus 18 anos de idade, vamos supor). Se eu poupar 150 € por mês (1800 por ano) iria conseguir poupar um total de 25.200 € ao fim de 14 anos só em capital investido (14 x 1800 = 25.200 €).

O pior é que, como qualquer completo ignorante em investimentos, não sei que produto ou banco devo escolher para garantir alguma rentabilidade para este investimento.

Podem dar-me sugestões? E que sejam relativamente seguras, não vá haver algum outro "crash" ou fenómeno BPP que depois me leve tudo num abrir e fechar de olhos?

Por favor, dêem-me sugestões pragmáaticas porque se forem muito vagas fico sem saber o que fazer.

Muito vos agradeço.

João (recém inscrito neste forum

e ávido em aprender sobre este

mundo nebuloso das finanças)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

faz muito bem em pensar acautelar o futuro da filhota!  :)

Essa conta poderá servir para pagar propinas e demais despesas associadas aos estudos universitários.

Há uns tempos atrás havia um PPR/E que era adequado para isso. Como deixou de ter benefícios fiscais creio que os bancos deixaram de ter este produto.

Aplicações a longo prazo, para além de 2012, deve ser um pouco difícil pois o mercado vai concerteza sofrer convulsões.

[Tivemos agora a atribuição do Prémio Nobel da Paz como forma de serenar os ânimos no mundo. Daqui a 2, 3 anos não se sabe o que vai acontecer!...]

Já experimentou perguntar no seu banco o que lhe podem oferecer? Se tiver dúvidas, deixe aqui um link ou descreva o produto que lhe propuseram. Quem sabe se não ajuda outras pessoas nas suas condições!...  ;)

A titulo de curiosidade deixo aqui o link deste tópico, caso queira abrir uma conta para a sua filha nas melhores condições (serve de guia): http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1911.0.html

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aplicaria esse dinheiro num fundo de investimento de tesouraria, não têm praticamente risco, já que investem essencialmente em instrumentos financeiros de curto prazo, como papel comercial, depósitos no mercado monetário interbancário, bilhetes do tesouro, etc, costumam dar rentabilidades superiores aos depósitos a prazo, nomeadamente nesta altura de taxas baixas.

Para uma aplicação desse valor mensal durante 14 anos poderemos estar a falar numa valorização na ordem dos 6000€, supondo uma taxa anual +/- de 2%, taxa média deste tipo de fundo.

Exemplos:

BPI Liquidez : 1.95% Rentabilidade  1 ano

Parvest Eonia: 1.42% Rentabilidade  1 ano

BPI Tesouraria: 1.23% Rentabilidade 1 ano

Invesco Euro Reserve: 1.21% Rentabilidade 1 ano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos pelas vossas sugestões.

6000 é muito bom em termos de rentabilidade final.

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos pelas vossas sugestões.

6000 é muito bom em termos de rentabilidade final.

Obrigado!

David,

Sem menosprezar a tua indicação, lembro só que, actualmente, há no mercado bancos a oferecerem aplicações totalmente seguras que, a longo prazo, rendem taxas superiores!

Um bom exemplo são os seguros de capitalização, alguns dos quais permitem reforços mensais e andam muito acima da Euribor: a 8 anos consegue-se à vontade taxas na ordem dos 4%.

Outro são os depósitos de taxa crescente ou fixa a longo prazo (5 anos) que estão a render, por exemplo, 3,85% no Santander ou no Montepio ou ainda o famoso depósito CR do BES....

John,

O problema está, no seu caso, na questão de eleger uma aplicação que permita reforços, mas, nesse caso, permita-me que aconselhe uma estratégia mais produtiva em termos de rentabilidade: abrir uma conta jovem à ordem (sem despesas!) e ir colocando mensalmente, como foi sugerido, a poupança mensal num dos fundo de baixo risco sugeridos e, ao final de cada ano (se 150/mês x 12 = 1800/ano), subscrever o melhor depósito do mercado, ao prazo mais elevado de momento.

Como sabem, os depósitos a prazo estão totalmente cobertos pelo fundo de garantia do Banco de Portugal, pelo que o banco onde se deposita até nem ser dos mais reputados no mercado nacional...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma filhota com 4  anos e pretendo salvaguardar os estudos universitários dela (a partir dos seus 18 anos de idade, vamos supor). Se eu poupar 150 € por mês (1800 por ano) iria conseguir poupar um total de 25.200 € ao fim de 14 anos só em capital investido (14 x 1800 = 25.200 €).

O pior é que, como qualquer completo ignorante em investimentos, não sei que produto ou banco devo escolher para garantir alguma rentabilidade para este investimento.

Podem dar-me sugestões? E que sejam relativamente seguras, não vá haver algum outro "crash" ou fenómeno BPP que depois me leve tudo num abrir e fechar de olhos?

Parece-me que o Montepio Geral tem produtos adequados ao que pretende e com óptimas taxas (3,5% mais distribuição de lucros no final do ano). Só que me parece é que vai ter de acrescentar mais um ano ao investimento que espera fazer ou retirar 4!...

Experimente passar por um balcão e informe-se!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0