Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Jonsi

PPR - vale a pena??

22 publicações neste tópico

Bom dia.

A minha dúvida é a seguinte: será que vale a pena fazer um PPR, daqueles de 25€/mês? Terei alguns benefícios fiscais que justifiquem isso? Ou o valor é baixo e não vale a pena? Terei benefícios todos os anos durante o tempo em que tiver o PPR ou é só no 1º ano?

Estas questões surgem no seguimento de pensar fazer um PPR, ou amealhar um dinheiro durante uns meses e depois investir em algum depósito a prazo, ou aforro, ou algo do género. O que me aconselham? O que será melhor fazer nos dias que correm?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida é a seguinte: será que vale a pena fazer um PPR, daqueles de 25€/mês? Terei alguns benefícios fiscais que justifiquem isso? Ou o valor é baixo e não vale a pena? Terei benefícios todos os anos durante o tempo em que tiver o PPR ou é só no 1º ano?

Estas questões surgem no seguimento de pensar fazer um PPR, ou amealhar um dinheiro durante uns meses e depois investir em algum depósito a prazo, ou aforro, ou algo do género. O que me aconselham? O que será melhor fazer nos dias que correm?

Segundo julgo saber, corrige-me se estiver errado, o Jonsi fez recentemente um CH no BES com um spread próximo de... 1%?

Na instituição onde contraiu o CH não lhe falaram na hipótese de fazer também um PPR como forma de reduzir o spread?

Informe-se junto do seu gestor, pois sempre serão menos alguns euros na prestação mensal que paga do CH e por outro lado está a colocar algum capital de lado para o futuro.  ;)

Em termos de benefícios fiscais, podes dar uma vista de olhos e já agora ler com atenção, este tópico sobre o assunto: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2031.0.html

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto, fiz um CH no BES com spread de 1,0%. No entanto já tenho o número de produtos que necessito para manter esse spread, e não me baixa mais se tiver mais produtos. No entanto queria ir fazendo um "mealheiro" com algum dinheiro para eventuais necessidades no futuro. No entanto para já não poderei disponibilizar muito dinheiro pois tenho onde o gastar. Daí ter pensando num PPR de 25€ mensais. O gestor do BES também referiu um outro PPR que me daria mais beneficios fiscais. No entanto ainda não tive oportunidade de me dirigir ao balcão de modo a esclarecer melhor as coisas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... fiz um CH no BES com spread de 1,0%. No entanto já tenho o número de produtos que necessito para manter esse spread, e não me baixa mais se tiver mais produtos...

Olhe que não, olhe que não,... OLHE QUE NÃO!  :D

Consoante o número de produtos subcritos (o a 5, 6 e 7 e 8 ou mais) o spread reduz-se substancialmente. O PPR faz parte desses produtos. Se aderir e lhe disserem que não lhe baixam mais o spread, parece-me que não estão a agir correctamente.

Sendo o vosso spread 1%, parece-me razoável que se aderir a mais um produto, eles tenham margem para descer para 0,8-0,9%. Quanto mais não seja, como consideração por serem bons clientes. Pois podem perfeitamente fazer o PPR noutra instituição se a "porta" do spread estiver fechada! E aos poucos, vão dando sinais ao BES de que se mudam de "armas e bagagens" caso não vos satisfaçam algumas pretensões...

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem visto!

Vou ter que negociar isso  ;)

Obrigado pela dica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olhe Jonsi que ha bancos a praticarem spreads de 0.35 durante 2 anos e depois passa para 1.00/1.10, portanto acho bem que tente mais do que tem actualmente  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim claro que há bancos a fazer spreads mais baixos, mas no meu caso, o spread de 1,0% não é nada mau tendo em conta o que pedi de empréstimo, pelo menos após visitar mais de uma dúzia de bancos diferentes. Agora eles não me vão alterar o spread assim de um momento para o outro, só se eu não cumprir o que está estipulado no contrato do CH.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para o meu caso 52 anos - tenho feito o meu ppr desde ha muitos anos no BPI, mas este ano não foi além dos 2% contra os 3.15% da Alianz.

Achas que devo mudar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para o meu caso 52 anos - tenho feito o meu ppr desde ha muitos anos no BPI, mas este ano não foi além dos 2% contra os 3.15% da Alianz.

Olá Quim.

O PPR no BPI tem mais de cinco anos?

Será que podes mudar sem perca de rentabilidades obtidas?

Se na data de subscrição o Segurado, ou qualquer dos membros do seu agregado familiar, se encontrar numa das situações previstas nas alíneas B), c) e d) do n.º 1 do Artigo 4º do Decreto-Lei n.º 158/2002 de 2 de Julho, o resgate com fundamento nessa mesma situação só pode ocorrer depois de decorridos 5 anos após o pagamento do prémio único.

Com o novo decreto de lei que acabou de entrar em vigor, creio que é necessário pagar 0,5% sobre o montante que se pretende transferir!...

Não sei se tens um plano estabelecido anualmente nesse PPR, mas porque não manter esse no BPI e fazer um novo com melhor rentabilidade e menos comissões cobradas?

Para usufruir do benfício fiscal máximo é necessário investir, por ano, 1500€. Assim somando os dois investimentos, aproxima-se do valor da entrega necessária, isto caso tenhas um plano de entregas de 25€/mês, por exemplo.

Caso contrário, se vires vantagens em sair do BPI e não te importares de pagar os 0,5%, concentras o PPR numa só entidade.

Alguns apontamentos úteis:

1. Portal do consumidor de seguros e fundos de pensões: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2121.0.html

Este portal permite comparar comissões e rendibilidades dos seguros PPR entre outras finalidades/funcionalidades.

2. Certifica-te que o produto é rentável, simples, transparente e flexivel.

3. Em termos de benefícios fiscais, o PPR tem uma dedução à coleta de 20% do valor aplicado com o limite de 300€, para uma entrega de 1500€, até à passagem à reforma.

Espero ter elucidado a dúvida!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite

Obrigado pela resposta.

Talvez eu não me tenha feito entender. Quando me referi a mudar quria apenas referir criar um novo ppr em outra agencia, portanto mudar de agencia mas não mexer no ppr já feito.

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Achas que devo mudar?

Este assunto também é do meu interesse e pelo que tenho lido, para quem tem mais de 50 anos, logo mais perto da reforma, o PPR deverá ter a forma de seguro com capital garantido e rendimento mínimo.

Em termos de benefícios fiscais acho que como já tens um PPR não é possível "acumular" benefícios!

A DECO aconselha o Seguro Solução PPR Zurich, cuja rentabilidade bruta em 2008 foi de 4%. Claro que para este ano será bem mais baixa  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este assunto também é do meu interesse e pelo que tenho lido, para quem tem mais de 50 anos, logo mais perto da reforma, o PPR deverá ter a forma de seguro com capital garantido e rendimento mínimo.

Em termos de benefícios fiscais acho que como já tens um PPR não é possível "acumular" benefícios!

A DECO aconselha o Seguro Solução PPR Zurich, cuja rentabilidade bruta em 2008 foi de 4%. Claro que para este ano será bem mais baixa  >:(

Não se trata aqui de acumular benefícios. Trata-se sim de perfazer o montante mínimo exigido, neste caso é de 1500€, para obter o benefício total de 300€.

Suponha-se que o PPR do Quim no BPI "acumulou" no presente ano, 750€. O Quim pode perfeitamente fazer outro PPR que tenha benefício fiscal noutra instituição, suponha-se por 750€.

No fim, desde que o declare, tem direito ao benfício máximo de 300€.

Agora se ele fizer mais um, mesmo que seja de 1000€ não vai ter benefício fiscal, porque já atingiu o máximo permitido por lei para ter direito ao benefício.

Percebido, agora?  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente a PPR's, o que acham da solução de um PPR com seguro de vida, do género deste do BES - http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=CB1D49A7-A8EE-4B29-AA24-4C1F6792CBE4

Creio que seria útil ler os "apontamentos úteis" que mencionei na mensagem de 6 de Novembro, com excepção do ponto 3, pois creio que o Jonsi é um pouco mais jovem que o Quim...

Atenta ao prazo do PPR também.

Este que mencionas parece ser complexo mesmo e só se pode levantar com 65 anos e nunca antes de passados 10 anos sobre a sua constituição!...

Em termos de rentabilidade passada, não seduz por ai alêm!

Concerteza, que eles devem ter um PPR não tão complexo que possa ser associado ao crédito à habitação para assim reduzir o spread em 0,1% pelo menos...

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, em relação ao CH nada feito pelo menos para já. Eu tenho um spread de 1,0% e nesta fase o gerente disse-me que não dá para baixar, não com a taxa como está. Mas quando subir já podemos fazer isso.

Quanto ao PPR, eu de certa forma pretendo algo assim, em que só possa mexer (caso não tenha necessidade disso como é óbvio) após os 65 anos. Quero algo em que vá colocando um pequeno montante de lado de modo a ir acumulando algum dinheiro. E se não puder mexer nele é melhor porque senão terei a tendência a ir lá resgata-lo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, em relação ao CH nada feito pelo menos para já. Eu tenho um spread de 1,0% e nesta fase o gerente disse-me que não dá para baixar, não com a taxa como está. Mas quando subir já podemos fazer isso.

Quanto ao PPR, eu de certa forma pretendo algo assim, em que só possa mexer (caso não tenha necessidade disso como é óbvio) após os 65 anos. Quero algo em que vá colocando um pequeno montante de lado de modo a ir acumulando algum dinheiro. E se não puder mexer nele é melhor porque senão terei a tendência a ir lá resgata-lo.

Admira-me que continue a persistir na ideia do gerente. A pensar assim, adere "hoje" ao produto e quando as taxas de juros (lá para o terceiro trimestre de 2010) subirem então falam em reduzir o spread. Qual a margem de manobra nessa altura? Já aderiu ao produto "hoje"...

Ainda bem que tem confiança no futuro e que sabe desde já que nunca irá precisar dele e que terá sempre disponível uma determinada importância para ir reforçando o produto ao longo de mais de 30 anos, mais coisa menos coisa!

Dentro da instituição tem este produto (http://www.bes.pt/siteBES/cms.aspx?plg=57742d8f-59bd-477f-94cd-7dd5c67280e6) cuja rendibilidade nos últimos 8 anos anda na casa dos 3% e o prazo mínimo é de 5 anos (metade do anterior e não tão complexo). Fora da instituição há outros melhores. Mas no seu lugar, teria de ter uma garantia em como me baixavam o spread no dia em que os juros começarem a subir...

E, essa descida do spread, será quando os juros começarem a subir acima dos 2% ou acima do valor que está actualmente?...

Questões para reflectir!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não continuo a insistir na questão do gerente. A realidade é que o spread mínimo aplicado para o montante que pedi não dá para baixar mais face ao valor em que estão as taxas. Claro que só tenho a palavra da pessoa, que até ao momento não tem falhado nem faltado com a sua palavra.

Eu não sei o que me reserva o futuro, e não disse que sabia de antemão que nunca iria precisar de ter o dinheiro disponível, mas também sei que quando chegar a altura de me reformar a minha reforma estará por metade daquilo que recebo nos dias de hoje, e se nessa altura tiver mais um montante disponível, melhor. O objectivo, como tinha dito antes, é colocar um pequeno montante de lado todos os meses.

Esse produto parece-me interessante, no entanto gostei do outro em virtude do seguro de vida. Será que não valerá a pena aderir a um seguro de vida?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... o spread mínimo aplicado para o montante que pedi não dá para baixar mais face ao valor em que estão as taxas. Claro que só tenho a palavra da pessoa, que até ao momento não tem falhado nem faltado com a sua palavra.

Li no site do BES que "O Spread nunca pode ser inferior a 0,9% e para beneficiar de bonificações é obrigatória a Domiciliação do Ordenado". Atendendo a que tens um spread de 1% e que tens intenção de aderir a mais um produto, neste caso um PPR!...  ;)

... sei que quando chegar a altura de me reformar a minha reforma estará por metade daquilo que recebo nos dias de hoje, e se nessa altura tiver mais um montante disponível, melhor. O objectivo, como tinha dito antes, é colocar um pequeno montante de lado todos os meses.

É uma grande verdade. Mas para esse fim, podes investir numa conta poupança sem as restrições inerentes a um PPR que se designa de complexo e que nunca se pode levantar antes de decorridos 10 anos!...

Esse produto parece-me interessante, no entanto gostei do outro em virtude do seguro de vida. Será que não valerá a pena aderir a um seguro de vida?

??? Mas já não tens um seguro de vida associado ao crédito à habitação?

??? Queres dois para quê? O que tens não é completo?

Como verifico que o interesse em aderir ao PPR complexo é elevado, deixo aqui um link com a informação sobre Planos Poupança Reforma. Destacando o PPR "UNIVERSALL PPR" da Allianz  como o que apresenta as melhores características e já refenciado aqui neste tópico.

http://www.isp.pt/isp/Templates/Uso%20Geral/DivulgacaoPPR.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID={3EBAAF67-5FEA-4870-8640-22A994F45606}&NRORIGINALURL=%2fisp%2fSeguros%2fInforma%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520PPRs%2fInforma%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520sobre%2520Planos%2520Poupan%25C3%25A7a%2520Reforma&NRCACHEHINT=Guest

Depois também podes sempre questionar se não é sensivel a este argumento para baixar para 0,9%!

Boa escolha/decisão  :)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas e sugestões.

Relativamente ainda à questão do spread, compreendo o que me dizes, é um bom argumento, no entanto, e como referes, o spread praticado pelo BES não poderá ser inferior a 0,9%. Tendo eu 1,0% poderia, com a aquisição de um PPR, passar para os 0,9%. Já coloquei essa questão e a resposta é negativa, em parte porque eles só financiam até 90%, o que não foi o meu caso, e como já estou a beneficiar de um spread mais baixo em relação aquilo que seria suposto, ou neste caso, estou com um financiamento superior aquilo que e "normal" no banco, ele disse-me que nesta altura não dá, não será por ter mais um ou dois produtos que me irá conseguir baixar o spread.

Quanto à questão do seguro, sim, tenho um seguro de vida do CH. Eu sei que se acontecer alguma coisa a algum de nós o CH fica pago, que é o grande encargo familiar. Quanto ao seguro de vida associado ao PPR se calhar estou a pensar mal, ou melhor, o intuito desse seguro seria proteger uma vez que estou inclinado para um PPR para largos anos, mas se calhar não faz falta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto à questão do seguro, sim, tenho um seguro de vida do CH... Quanto ao seguro de vida associado ao PPR se calhar estou a pensar mal, ou melhor, o intuito desse seguro seria proteger uma vez que estou inclinado para um PPR para largos anos, mas se calhar não faz falta.

Se já tens um seguro de vida associado ao CH parece-me que não há necessidade de ter outro. Mas há para ai tantos seguros de vida!...  ;)

Compara bem os PPR's e escolhe de acordo com o que te oferece melhores condições a longo prazo, não esquecendo todos os conselhos já mencionados neste tópico!...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0