José Ribeiro

Redutor de Pressão com Manómetro

17 publicações neste tópico

Recentemente, sem saber bem como, a companhia das águas aumentou a pressão da água que abastece aqui a zona!

Se eu antes estava satisfeito com a factura, agora deixei de estar pois abro a torneira só um bocadinho e a pressão da água é tal que tenho de a fechar logo. Para aquecer a água do banho, estou a gastar água desnecessariamente, mesmo tendo já colocado redutores em todas as torneiras à algum tempo atrás.

As minhas questões são as seguintes:

1. Posso colocar um redutor de Pressão com Manómetro ao lado do contador da água, por forma a reduzir a pressão da água da companhia?

2. Caso seja possível e se alguém tiver este sistema, pode-me dar uma ideia da marca e custos da peça e mão de obra?

Pelo que investiguei, a peça com uma garantia razoável, ronda os 70€ e necessita de pelo menos 15 cm próximo do contador para a poder instalar. Confirmam ou há melhor?

Obrigado pelas opiniões possíveis!  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Oi,

mas junto ao contador não tens uma torneira, não bastaria fecha-la um pouco para reduzir o fluxo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá @JRibeiro,

Levantei a questão a um encarregado do departamento de conservação da empresa onde trabalho, sobre a finalidade da colocação de um Redutor de Pressão com Manómetro ou sem, junto ao contador da água, tendo o mesmo esclarecido o seguinte:

O efeito do Redutor de Pressão com Manómetro ou sem, é necessário quando a instalação da casa é antiga, pois reduz a pressão na canalização evitando assim uma rotura da tubagem em mau estado, nomeadamente os cilindros eléctricos muito antigos.

Ora, como no seu caso, o objectivo não é esse, mas sim reduzir o caudal de água debitada pela pressão excessiva, basta para isso fechar o passador principal, de forma que fique regulado com a pressão adequada às suas necessidades, poupando assim cerca de 70€ + 25 de mão-de-obra.

Sendo de salientar que se perguntar a um picheleiro a opinião do mesmo, a mesma será sempre a colocação um Redutor de Pressão, pois ele precisa de trabalhar e possivelmente vender o material.

“Para aquecer a água do banho, estou a gastar água desnecessariamente, mesmo tendo já colocado redutores em todas as torneiras à algum tempo atrás.”

Não sei que tipo de aquecimento de água tem, mas sobre este assunto, caso aqueça a água com esquentador a gás, o segredo está em temperar a água a partir do próprio aparelho, pois para quê afinar o esquentador de forma a que a água saia a escaldar, se depois tem de temperar a mesma para a utilizar no banho?

Cump. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Martinho e Caçote, pelas respostas!

O efeito do Redutor de Pressão com Manómetro ou sem, é necessário quando a instalação da casa é antiga, pois reduz a pressão na canalização evitando assim uma rotura da tubagem em mau estado, nomeadamente os cilindros eléctricos muito antigos.

Ora, como no seu caso, o objectivo não é esse, mas sim reduzir o caudal de água debitada pela pressão excessiva, basta para isso fechar o passador principal, de forma que fique regulado com a pressão adequada às suas necessidades, poupando assim cerca de 70€ + 25 de mão-de-obra.

Sendo de salientar que se perguntar a um picheleiro a opinião do mesmo, a mesma será sempre a colocação um Redutor de Pressão, pois ele precisa de trabalhar e possivelmente vender o material.

O problema é que ao fechar um pouco a torneira, o volume de água seria menor, mas a pressão que vem da companhia continua a ser a mesma. Ao colocar o Redutor de Pressão, posso regular a pressão da água que entra dentro de casa, poupando assim alguns metros de água e alguns euros no fim dos mês. Ou não será assim?

De facto, o meu problema actual não é a instalação da casa ser antiga ou nova. É mais a companhia aumentar ou diminuir a pressão com que serve os seus clientes...

Mas concordo que se pedir a opinião a um canalizador, provavelmente vai dizer o mesmo que esse picheleiro...

No entanto, gostava de saber valores para quem de facto tenha um sistema deste tipo!

“Para aquecer a água do banho, estou a gastar água desnecessariamente, mesmo tendo já colocado redutores em todas as torneiras à algum tempo atrás.”

Não sei que tipo de aquecimento de água tem, mas sobre este assunto, caso aqueça a água com esquentador a gás, o segredo está em temperar a água a partir do próprio aparelho, pois para quê afinar o esquentador de forma a que a água saia a escaldar, se depois tem de temperar a mesma para a utilizar no banho?

Não percebi a última parte da sugestão.

Infelizmente, tenho um esquentador a gás daqueles inteligentes apenas na ignição. Não tem mostrador de temperatura e portanto não permite regular a temperatura da água com a precisão pretendida. Tenho de ligar a torneira na água quente e esperar que esta aqueça.

Segundo julgo saber, existem esquentadores que já permitem fazer isso, mas não vou agora mudar de esquentador por não ter esse controlo...

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@JRibeiro,

Após várias análises, pessoalmente, acho que não justifica o investimento dos cerca de 100€, uma vez que poderá resolver o problema com o esganar do passador geral, reduzindo assim o caudal de débito nos sanitários e cozinha, ora reduzindo o caudal já está a limitar a pressão vinda do exterior.

Eu já utilizo esse sistema (esganar do passador geral), pois moro num apartamento com fornecimento de água da companhia para um depósito e depois bombeada com bombas para as habitações e escusado será dizer que a pressão é enorme, no entanto, reduzi o caudal e assim é debitada muito menos água ao abrir as torneiras, poupando alguns M3.

Cump. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que ao fechar um pouco a torneira, o volume de água seria menor, mas a pressão que vem da companhia continua a ser a mesma. Ao colocar o Redutor de Pressão, posso regular a pressão da água que entra dentro de casa, poupando assim alguns metros de água e alguns euros no fim dos mês. Ou não será assim?

Entao mas nao e´ justamente o que tu queres - diminuir o volume de agua que te entra em casa? Ou a tua tarifa e´ `a pressao e nao ao volume, como a minha?  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...uma vez que poderá resolver o problema com o esganar do passador geral, reduzindo assim o caudal de débito nos sanitários e cozinha, ora reduzindo o caudal já está a limitar a pressão vinda do exterior.

Eu já utilizo esse sistema (esganar do passador geral), pois moro num apartamento com fornecimento de água da companhia para um depósito e depois bombeada com bombas para as habitações e escusado será dizer que a pressão é enorme, no entanto, reduzi o caudal e assim é debitada muito menos água ao abrir as torneiras, poupando alguns M3.

No meu caso, não há depósito e a água vem directamente da rede da companhia.

Fechar o passador principal...

esganar do passador geral...

Traduzindo, é o que o Martinho sugeriu, fechar um pouco a torneira junto do contador?

Já fiz o que sugeriu o Martinho, mas a pressão com que a água sai das torneiras continua, aparentemente, igual. Se calhar devo rodar a torneira até a fechar praticamente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Traduzindo, é o que o Martinho sugeriu, fechar um pouco a torneira junto do contador?

Já fiz o que sugeriu o Martinho, mas a pressão com que a água sai das torneiras continua, aparentemente, igual. Se calhar devo rodar a torneira até a fechar praticamente...

Exatamente, fechar o passador até ao limite desejado, pois faz precisamente o que o Redutor de pressão fazia.

Volto a reforçar que se a canalização for muito antiga é necessário a colocação da um redutor de pressão de forma a proteger a instalação, uma vez que a intenção é reduzir o caudal de débito de água nas torneiras, basta apertar o passador até ao limite desejado.

Cump. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exatamente, fechar o passador até ao limite desejado, pois faz precisamente o que o Redutor de pressão fazia.

Volto a reforçar que se a canalização for muito antiga é necessário a colocação da um redutor de pressão de forma a proteger a instalação, uma vez que a intenção é reduzir o caudal de débito de água nas torneiras, basta apertar o passador até ao limite desejado.

A canalização é nova e o contador de água também.

Já fiz o que me recomendaram e para surpresa minha, mesmo fechando a torneira praticamente na totalidade, continuo a receber água dentro de casa com pressão idêntica à anterior!...  :o

Creio mesmo que tenho de seguir a via inicial que sugeri no início deste tópico.

Assim sendo, a pergunta mantem-se.

Conselhos sobre marca, preços e mão de obra estimada?

Obrigado pelos comentários possíveis!  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim sendo, resta-lhe mesmo recorrer à colocação do redutor de pressão.

Abordei o assunto e falei com um canalizador de confiança aqui na zona no Porto/Gaia e foi-me dito que há vários preços, dependendo da pressão existente no local, variando entre os 40€ + 25€ mão-de-obra e os 60€ + 25€ mão-de-obra.

Cump. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas dicas Caçote!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpem discordar em algumas coisas que aqui foram ditas.

Fechando a torneira junto ao contador, mesmo que quase ao limite, vai apenas diminuir o fluxo cerca de 2 seg após a abertura das torneiras. Não vai de modo algum reduzir a pressão da canalização porque assim que se fecha a torneira ela volta a subir até ao equivalente na rede.

Fechar o passador até ao limite desejado, não faz não equivale a um redutor de pressão!!!

Um redutor de pressão poupa efectivamente água e não só, poupa autoculismos, torneiras, tubagens, etc....

O custo fica entre 50 a 70 Euros.

Dependendo da pressão que tens da tua rede e só me baseando aí eu colocaria ou não esse dispositivo.

A pressão ideal é entre 3 a 4 bares para uma residência normal, aqui a rede tem mais do dobro dessa pressão pelo que fui "obrigado" a comprar o dispositivo pois os autoculismos não vedavam e o painel solar estava também em risco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entao mas nao e´ justamente o que tu queres - diminuir o volume de agua que te entra em casa? Ou a tua tarifa e´ `a pressao e nao ao volume, como a minha?  ::)

A resposta está aqui:

Fechando a torneira junto ao contador, mesmo que quase ao limite, vai apenas diminuir o fluxo cerca de 2 seg após a abertura das torneiras. Não vai de modo algum reduzir a pressão da canalização porque assim que se fecha a torneira ela volta a subir até ao equivalente na rede.

Fechar o passador até ao limite desejado, não faz ou não equivale a um redutor de pressão!!!

Um redutor de pressão poupa efectivamente água e não só, poupa autoclismos, torneiras, tubagens, etc....

O custo fica entre 50 a 70 Euros.

Dependendo da pressão que tens da tua rede e só me baseando aí eu colocaria ou não esse dispositivo.

A pressão ideal é entre 3 a 4 bares para uma residência normal, aqui a rede tem mais do dobro dessa pressão pelo que fui "obrigado" a comprar o dispositivo pois os autoculismos não vedavam e o painel solar estava também em risco...

Obrigado Hugoriba.

É exactamente isso que se passa aqui e o intervalo de valores que apresentas está dentro do expectável. Não sei ainda qual a pressão a que está a rede, mas que é excessiva e desnecessária, é!

Assim, vou mesmo avançar para o redutor de Pressão com Manómetro.  ;)

No dia em que a companhia decidir reduzir a pressão, por sua recreação, eu alivio o redutor. Se decidir aumentar ainda mais a pressão eu reduzo e assim sucessivamente. Mais parece o jogo do rato e do gato!...  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De nada, no que puder ajudar, estou aqui.  :)

Independentemente dos altos e baixos da pressão da rede, não tens de aliviar coisa nenhuma porque ele liberta sempre a mesma pressão ajustada no início. Se queres 4 bar ele dá-te apenas isso, quer a pressão da rede seja 5 ou 10 bar. Se descer abaixo de 4 não tem mal nenhum, mas ficas dependente da pressão da rede desse valor para baixo.

Faltas temporárias de água também não são problema.

É instalar, ajustar a pressão desejada e esquecer.   ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É instalar, ajustar a pressão desejada e esquecer.   ;)

Últimas novidades!

Já efectuei a instalação e como esperado já se nota a diferença! Agora o problema é a companhia das águas. Volta e meia faz testes ou interrompe a distribuição da água para efectuar obras e quando esta retoma é ver o ponteiro a rodar a uma velocidade estonteante!...  :D

Custo:

Válvula - 70€

Mão de obra - 20€

Restante material necessário, pensava eu que estava incluída no preço da válvula:

1 porca, 2 casquilhos de latão e 1 união de latão

Total - 99,83€ que arredondado deu 100€.

Ou seja, paguei a nova taxa que os comerciantes "pensam" colocar nos pagamentos por cartão, mesmo sem ter pago com cartão!...  ;D

É receber o recibo, pagar e esquecer o que se pagou!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Guarda esse recibo!! Com os constantes cortes de água, se ela voltar suja ou com areias, apesar de o redutor já possuir filtro, pode ficar danificado. Se acontecer notas de novo a pressão alta dentro de casa.

Já me aconteceu a mim quando foram ligar a água da moradia do lado e tiveram de desligar a minha...

Reclamei com eles mas declinaram responsabilidades, devia ter escrito no livro amarelo...

Pelo telefone ainda tiveram a lata de me dizer que se fosse o contador que avariasse eles iam ao local substituir....     :o

Pois sim... Ele que avarie a ver se eu os informo do sucedido, depois disto não faltava mais nada!!    :(

Felizmente quem me instalou o redutor substituiu-o sem custos nenhuns.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Guarda esse recibo!! Com os constantes cortes de água, se ela voltar suja ou com areias, apesar de o redutor já possuir filtro, pode ficar danificado. Se acontecer notas de novo a pressão alta dentro de casa.

...

Felizmente quem me instalou o redutor substituiu-o sem custos nenhuns.

Religiosamente...  :D

Quem me instalou, disse-me que em caso de avaria para entrar em contacto com ele de novo que o faria sem custos, pois não me entregou o recibo da válvula, mas sim o recibo da obra, com a descriminação que apresentei na outra mensagem, que efectuou...

A titulo de curiosidade, este recibo pode entrar no IRS? Efectuei uma melhoria...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead