Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
m.elis

Arredondamento de taxas e cálculo de juros

4 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Precisava de em esclarecimento sobre o arredondamento de taxas. Sei que é obrigatório

(desconheço a lei) fazer o arredondamento das taxas à milésima, mas surgiram-me algumas dúvidas.

Suponhamos que temos a taxa de 4,3255%, o arredondamento faz-se para 4,326%? E se fosse 4,3254 far-se-á o arredondamento por defeito para 4,325%?

Outra dúvida. O cálculo dos juros tem por base o ano comercial (360 dias). Isto aplica-se a todos os juros ou somente aos do crédito à habitação?

Agradeço esclarecimentos e se alguém conhecer a lei seria perfeito  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Precisava de em esclarecimento sobre o arredondamento de taxas. Sei que é obrigatório (desconheço a lei) fazer o arredondamento das taxas à milésima, mas surgiram-me algumas dúvidas.

Outra dúvida. O cálculo dos juros tem por base o ano comercial (360 dias). Isto aplica-se a todos os juros ou somente aos do crédito à habitação?

Agradeço esclarecimentos e se alguém conhecer a lei seria perfeito  ;)

Começo pelo fim e vou para o princípio!  ;)

De acordo com o Decreto-Lei n.º 88/2008, de 29 de Maio, as instituições de crédito são obrigadas a calcular os juros a cobrar aos clientes com referência à taxa Euribor, de acordo com a convenção mais comum, ou seja, tomando como referência um ano de 360 dias. O cálculo dos juros a pagar mensalmente é, por isso, feito admitindo sempre um mês com 30 dias e um ano de 360 dias (por conseguinte, 30/360). Esta alteração é aplicável aos contratos em execução, a partir da primeira revisão da taxa de juro que ocorra após a data da sua entrada em vigor.

O arredondamento da taxa de juro deve ser feito apenas no valor do indexante, antes da adição do spread (artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 240/2006, de 22 de Dezembro) e obrigatoriamente à milésima da seguinte forma:

* Por excesso, quando a 4ª casa decimal é igual ou superior a cinco;

* Por defeito, quando a 4ª casa decimal é inferior a cinco.

Respondi às dúvidas?

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro,

100% esclarecida.

Obrigadão  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro,

100% esclarecida.

Obrigadão  :)

Sempre às ordens, no que puder dispor!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0