Trilho

Alteração de Regime de Taxa de Juro no CH

15 publicações neste tópico

Boa tarde,

antes de mais, parabéns pelo Blog e pelo Fórum, que conheci há poucos dias e desde logo fiquei fã pela qualidade da informação aqui encontrada.

Gostaria de saber se existe aqui alguém que tenha tentado alterar o seu regime de taxa de juro do seu CH, de taxa fixa para a comum taxa variável indexada à Euribor.

Eu fixei a minha taxa em 2007 porque na altura pareceu-me uma boa opção. Durante cerca de um ano verificou-se realmente ser vantajoso, mas neste momento penso que não será assim tão boa ideia. Não porque as taxas estejam próximas de 1%(não ficarão assim eternamente), mas porque quer-me parecer que mesmo quando elas voltarem a subir, dificilmente voltarão a valores na ordem dos 5% como no ano passado.

Posto isto, tentei efectuar a alteração de taxa fixa para variável e o meu banco está a cobrar-me uma exorbitância, que segundo eles serão juros que estimam perder dos anos em falta para o fim do regime de taxa fixa, que no meu caso são quase 8 anos. O ridículo da questão é que de acordo com a lei, o valor máximo de comissão de reemolso antecipado é de 2% (para contratos de taxa fixa), o que no meu caso significa que se quiser reembolsar antecipadamente o crédito pago cerca de 3 vezes menos do valor que o Banco quer cobrar só para alterar o regime de taxa de juro.

Ou seja, se encontrar um Banco que suporte a totalidade dos custos de transferência estes senhores perdem um cliente por quererem cobrar um valor absurdo só para alterar o regime de taxa de juro do CH.

Isto é completamente absurdo e já questionei inclusivamente o Banco de portugal acerca da legalidade da situação, do qual aguardo uma resposta.

No entanto gostaria de saber se aqui alguem tem conhecimento de uma situação semelhante.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

31 visualizações deste tópico e nem uma resposta....

Não existe ninguém que tenha tentado alterar a sua taxa de fixa para variável, e passado por algo semelhante?

Obrigado

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

31 visualizações deste tópico e nem uma resposta....

E quantas pesquisas efectuou?

Encontrava respostas se tivesse ido aqui, por exemplo: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2078.msg18986.html#msg18986

As considerações que fiz para dois anos, são extensiveis para 8 ou 10!...

E pode também dar uma vista de olhos ao texto introdutório que lhe pode dar mais uma ajuda, aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2067.0.html

Cumps  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde TRILHO,

Estou na mesma situação que tu.

Tenho taxa fixa, no entanto falaram-me do BES que poderia existir uma actualização da taxa para valores mais proximos dos da euribor actual...pq tem havido muito cliente a queixar.

Tenho essa info faz quase dois meses...e ainda esta em estudo.

Para mudar de banco, é idiota, tem que se pagar mais para mudar de contrato (fixo para variavel) do que de banco...

>:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E quantas pesquisas efectuou?

Encontrava respostas se tivesse ido aqui, por exemplo: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2078.msg18986.html#msg18986

Pesquisei efectivamente vários tópicos neste fórum, e não encontrei nenhum que abordasse este tipo de situação.

Os tópicos que indica também não abordam esta questão.

No entanto Obrigado pela sua resposta.

Cumpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde TRILHO,

Estou na mesma situação que tu.

Tenho taxa fixa, no entanto falaram-me do BES que poderia existir uma actualização da taxa para valores mais proximos dos da euribor actual...pq tem havido muito cliente a queixar.

Tenho essa info faz quase dois meses...e ainda esta em estudo.

Para mudar de banco, é idiota, tem que se pagar mais para mudar de contrato (fixo para variavel) do que de banco...

>:(

Mas não percebi.. Tens o crédito no BES também, ou tens taxa fixa noutro banco e queres mudar para o BES agora?

Se tens noutro banco quais as condições que eles te exigem para alterar o regime de taxa fixa para variável?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fixei a minha taxa em 2007 porque na altura pareceu-me uma boa opção. Durante cerca de um ano verificou-se realmente ser vantajoso, mas neste momento penso que não será assim tão boa ideia. Não porque as taxas estejam próximas de 1%(não ficarão assim eternamente), mas porque quer-me parecer que mesmo quando elas voltarem a subir, dificilmente voltarão a valores na ordem dos 5% como no ano passado.

Há um ano atrás também ninguém apostava em que fossem descer abaixo do 1% e é o que se vê. ;)

Fixar a taxa é sempre um risco - tanto podemos ficar a ganhar relativamente às taxas indexadas, como ficar a perder.

Posto isto, tentei efectuar a alteração de taxa fixa para variável e o meu banco está a cobrar-me uma exorbitância, que segundo eles serão juros que estimam perder dos anos em falta para o fim do regime de taxa fixa, que no meu caso são quase 8 anos. O ridículo da questão é que de acordo com a lei, o valor máximo de comissão de reemolso antecipado é de 2% (para contratos de taxa fixa), o que no meu caso significa que se quiser reembolsar antecipadamente o crédito pago cerca de 3 vezes menos do valor que o Banco quer cobrar só para alterar o regime de taxa de juro.

Certo é que o banco não pode cobrar nada por alterações ao contrato (url=http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/Leg/Diplomas/DL171-2008.htm]DL 171/2008), a menos que seja para pagar a terceiros (segundo o entendimento do BdP). Se te pedem tanto, têm de apresentar documentos justificativos dessa despesa.

Claro que não são obrigados a aceitar alterações ao contrato - podem recusá-las, agora tentar extorquir dinheiro do cliente com isso é proibido e mereciam uma reclamação por escrito...

Portanto a única alternativa que têm para conseguir cobrar alguma coisa é propor um contrato novo. E aí, como referes, o DL 51/2007 proíbe cobrar mais de 2% do capital em dívida. Claro que a acrescer a isso há todos os custos com um novo contrato mas não é com essa fundamentação que te estão a pedir o valor que pedem.

Portanto, eu atirava o barro à parede - pede o livro de reclamações, deixa bem claro que compreendes que o banco não é obrigado a rever o contrato, mas denuncia a extorsão que estão a tentar fazer. No mínimo mudam de discurso, espera-se.

Mas o mais simples continua a ser procurar propostas na concorrência e mostrar-lhes antes de vir embora. Das duas uma - ou te deixam mudar (e para pior não mudas) ou então nessa altura apresentam-te uma contra-proposta como deve ser...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A situação é a seguinte:

Tenho o credito habitação no BES,e na altura (julho de 2008) fiz um credito taxa fixa a 5 anos.

Na altura, era uma situação razoável, já a cair para o mau, mas aceitei (erro total).

Com a queda da euribor, estaria a pagar cerca de 300, 350, enquanto pago 600 euros.

Perguntei se poderia alterar, eles dao a informacao de que vai haver uma actualizacao para um preco mais justo, no entanto faz quase 2s meses que me dizem o mesmo.

Isto vai ser até ter algum problema durante estes 5 anos, como por exemplo, perder o emprego.

Depois ficam com a casa (o que nao é o objectivo deles acho eu) por nao facilitarem miniamente.

Eu acho que não posso fazer nada, isto é desesperante, é como falar com uma parede! :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é certo que não podem cobrar nada por alterações ao contrato, eu também li esse decreto lei e confrontei a minha gestora, que ficou sem resposta e apenas me disse que me transmitia informações dos serviços centrais do banco... De imediato liguei para o Banco de Portugal, onde falei com uma senhora muito prestável que se mostrou extremamente surpreendida com a situação. Sugeriu-me efectuar a reclamação online no portal do Bdp à qual ainda aguardo resposta.

O curioso desta questão é que submeti a reclamação a semana passada por volta da hora de almoço e duas horas depois estava a minha gestora a ligar-me toda preocupada com a minha situação e pedir-me para colocar por escrito uma reclamação. Será coincidência? Não creio...

No entanto o certo é que nem do BES nem do BdP ainda obtive resposta...

O prório BES não me apresentou nenhum documento com que possam basear a sua decisão, e apenas ao telefone a minha gestora diz que é uma prática comum...Prática comum?? Será que todos fazem isto? Eu chamo a isto extorsão! Se o Governo cria uma lei para defender as famílias dos abusos das taxas de reembolso antecipado, com que moral vem um Banco sobrepôr-se a esta lei tentando cobrar valores desta ordem? É má fé, na minha opinião.

De qualquer forma a tua descrição também faz sentido, ou seja: eles não são obrigados a aceitar renegociar. Deve ser nisso que se baseiam então.. A lei não prevê isto se calhar! Ou seja, eles próprios estão a mandar o barro à parede a ver se me calo, mas penso que uma reclamação no BdP pode levá-los a mudar de ideias...

Obrigado pela opinião

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pesquisei efectivamente vários tópicos neste fórum, e não encontrei nenhum que abordasse este tipo de situação.

Os tópicos que indica também não abordam esta questão.

Responder, responde. Pode é não ir ao encontro do que pretende no imediato...

Não só fica a saber no que se meteu, como fica a saber como pode legalmente sair dessa situação sem penalização.

Obviamente que é mais confortável para quem estipulou um prazo de 2 anos do que um prazo de 10 anos, pois permite reagir às alterações, não previsiveis, do mercado!

Por outro lado, sugiro uma forma pratica de saber se há algum banco disponível a aceitar as condições que tem actualmente assim como o que deve fazer para reclamar e onde reclamar.

Mas isso já é trabalho que deve ser feito por si e como, entretanto, também já tem aqui uma panóplia de respostas, parece-me que já pode ficar mais esclarecido!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Perguntei se poderia alterar, eles dao a informacao de que vai haver uma actualizacao para um preco mais justo, no entanto faz quase 2s meses que me dizem o mesmo.

Enquanto não fizerem nada continuam a receber esses 250€-300€ a mais todos os meses... achas mesmo que têm muita pressa?  :P

Eu acho que não posso fazer nada, isto é desesperante, é como falar com uma parede! :'(

Mas achas mal - podes tentar mudar de banco. ;)

O prório BES não me apresentou nenhum documento com que possam basear a sua decisão, e apenas ao telefone a minha gestora diz que é uma prática comum...Prática comum?? Será que todos fazem isto? Eu chamo a isto extorsão! Se o Governo cria uma lei para defender as famílias dos abusos das taxas de reembolso antecipado, com que moral vem um Banco sobrepôr-se a esta lei tentando cobrar valores desta ordem? É má fé, na minha opinião.

Concordo completamente contigo...

De qualquer forma a tua descrição também faz sentido, ou seja: eles não são obrigados a aceitar renegociar. Deve ser nisso que se baseiam então.. A lei não prevê isto se calhar! Ou seja, eles próprios estão a mandar o barro à parede a ver se me calo, mas penso que uma reclamação no BdP pode levá-los a mudar de ideias...

A lei prevê que vale o que está no contrato e que este pode ser alterado com o acordo de ambas as partes... o que mais falta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, a minha dificuldade, é conseguir fazer algo sem ser a pagar...

É que financeiramente isto está muito mau, dá apenas para pagar aqueles 600 e tal euros, e de resto é a pura subsistencia...

Não consigo pagar os tais 2 pc para mudar para variavel, nem consigo pagar a transferencia para outro banco.

Penso que estou completamente entalado.Existe alguma hipotese, alem de pedir "miseravelmente" para eles verem se existe outra solucao (diga-se que prazo ja esta no maximo)....

Solicito mesmo a ajuda dos entendidos pq já não vejo solução, a não ser pagar durante mais 4 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... já não vejo solução, a não ser pagar durante mais 4 anos.

Experimenta fazer simulação aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2070.0.html

Mediante o resultado obtido, questiona a entidade bancária sobre a possibilidade de custearem uma transferência para a instituição deles.

Pelo que li, o Barclays faz isso, mas não sei se no caso em apreço há condições para ser abrangido!...

É uma questão de experimentar e perguntar!

Boa sorte!  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É que financeiramente isto está muito mau, dá apenas para pagar aqueles 600 e tal euros, e de resto é a pura subsistencia...

Não consigo pagar os tais 2 pc para mudar para variavel, nem consigo pagar a transferencia para outro banco.

Penso que estou completamente entalado.Existe alguma hipotese, alem de pedir "miseravelmente" para eles verem se existe outra solucao (diga-se que prazo ja esta no maximo)....

Solicito mesmo a ajuda dos entendidos pq já não vejo solução, a não ser pagar durante mais 4 anos.

o BPI está a suportar os custos de transferência, mesmo para contratos de taxa fixa...Ou melhor: suportam os custos até um máximo de 3% do valor em dívida no outro banco. Mas isto se a relação financiamento/garantia for pelo menos 80%..

Sugiro que vás simular ao BPI estas condições... e ver se vale a pena pedir a avaliação da tua casa, tendo em conta o montante que tens em dívida

Eu estou a considerar sériamente esta possibilidade. Aliás se a avaliação da minha casa for suficiente para garantir este rácio nem olho para trás e o BES já era... Mesmo que voltem atrás com a posição deles, estou deveras irritado com esta tentativa de me usurpar dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor