colemauro

Conselho - Recibos verdes

1 publicação neste tópico

Boa noite

No presente trabalho numa empresa a recibos verdes há 5 meses e foi-me proposto continuar até final de 2010 a recibos verdes na mesma. Infelizmente não há outra alternativa pelo que tem que ser mesmo isto.

Tencionam aumentar-me para algo à volta dos 1000€ mês, a questão que pretendo colocar é qual é a situação mais vantajosa para mim, ou seja, aquele que no fim me permite ter um rendimento liquido (após pagar todos os impostos maior).

De momento estou com a tributação mínima (100€/mês), e irei pedir para prolongar para 2010, pelo que a menos que esteja errado (e se estiver por favor corrijam-me), para 2010, continuarei a pagar esses 100€.

Ora 10000€/12 meses= 850€, até este valor estou isento de pagar IVA e não sou obrigado a fazer retenção na fonte correcto? Sendo assim ficaria todos os meses com 750€ liquidos correcto?

As minhas maiores duvidas são quando se ultrapassa o tecto de 10000€/ano.

Ao pesquisar li que em situações como a minha, terei que pagar IVA a partir do momento em que ultrapasse o tecto de 10000€, ou seja, a partir de Novembro de 2010 inclusivé, terei que pagar 20%IVA sobre a remuneração + o IRS sobre esse mesmo valor. Esta ideia está correcta ou não é assim?

Duvido que a empresa onde estou aceite ir tão longe, mas supostamente é a empresa que é obrigada a pagar o IVA, ou seja, se o salário for de 1000€/mês, a empresa terá que pagar 1200€ (sendo 200€ referentes ao IVA). Isto é uma obrigatoriedade?

Se assim for ficariam depois 1000€ sobre os quais teria que fazer retenção na fonte, pagar à SS, além de ter que fazer o seguro contra acidentes de trabalho.

Em relação à retenção na fonte normalmente ela é de 20%, mas creio que pode ser de 15% ou 10%, consoante o tipo de actividade que se exercer (qualquer um de 5 dígitos creio), isto é verdade? Se sim como proceder para podermos-nos enquadrar numa actividade de 10€?

É que se o vencimento for de 1000€, e mesmo que a empresa pague o IVA, se tivermos que pagar a SS e fazer 20% de retenção na fonte, no fim líquidos teríamos apenas 700€ ou ainda menos, o que é uma perfeita estupidez.

Por fim apenas mais uma questão, caso vá avante com isto, o ultimo vencimento deste ano, já será com o novo contrato e à partida com valores superiores. Como ainda estamos em 2009, é justo dizer que só tenho que pagar o que tenho pago até agora à SS correcto? Este ano por recibos verdes nunca chegarei sequer aos 6000€.

Gostava muito de obter vossas opiniões e conselhos sobre o que é melhor para mim no meio disto tudo.

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead