elbmurcs

Super Aforro Millenium

16 publicações neste tópico

Boas. Ando a sondar o mercado para investimentos a médio prazo garantidos, sem risco, mas também com um juro jeitoso. A ideia tava fixa no depósito a prazo, até que hoje encontrei este produto do BCP que parece porreiro. Tem ainda a vantagem de pagar juros trimestralmente, e permite mobilização antecipada trimestralmente.

Aqui ficam alguns dados:

Taxa de Juro (TANB) = Indexante + Prémio de Permanência

1º ano: Euribor a 3 meses

2º ano: Euribor a 3 meses + 0,125%

3º ano: Euribor a 3 meses + 0,25%

4º ano: Euribor a 3 meses + 0,75%

5º ano: Euribor a 3 meses + 1,50%

Datas de Pagamento de Juros:

Trimestral e postecipadamente, a 30 de Outubro, 30 de Janeiro e 30 de Julho de cada ano.

Taxa de Rentabilidade Efectiva:

Dado que a Taxa de Juro depende da evolução da Euribor não é possível determinar à partida a Taxa de Rentabilidade Efectiva.

Liquidez:

O Banco garante a liquidez diária do produto, ao Preço de Emissão. Caso o cliente pretenda vender as obrigações antes da Data de Reembolso receberá a totalidade do capital investido acrescido de juros corridos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À partida o produto parece muito interessante, para ser sincero. Eu só teria maior cuidado com a questão da mobilização antecipada (i.e., obteria maior informação), pois é possível que haja alguns custos envolvidos (no <a href="http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/archive/00407/PI_Super_Aforro_Mil_407008a.pdf">prospecto informativo</a> referem que a comercialização em mercado secundário implica os valores constantes no preçário e taxas legais em vigor).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro, obrigado pela resposta pronta. O facto da euribor poder descer nos próximos anos é que o pode tornar menos interessante.

Numas contas por alto, com a euribor actual acaba por ser qualquer coisa como 6,2 TANB ou mais uns pozitos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro, obrigado pela resposta pronta. O facto da euribor poder descer nos próximos anos é que o pode tornar menos interessante.

Pensa assim, se a Euribor descer, as taxas dos outros produtos também vão descer. E a verdade é que este produto dá um prémio acima da Euribor, o que não é muito frequente... portanto é capaz de continuar acima da maior parte da concorrência.

Seja como for, as previsões para já são de subida... resta saber é por quanto tempo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A subir no máximo até Dezembro, a partir daí vai descer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A subir no máximo até Dezembro, a partir daí vai descer.

Porquê até Dezembro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um dedo que adivinha  ;)

Muita gente de bancos já me falou nisso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um dedo que adivinha  ;)

Muita gente de bancos já me falou nisso.

Não tenho nada contra os teus dedos :) mas também, quando as taxas andavam pelos 2%, muita gente de bancos dizia que "hoje já não é como antigamente e as taxas não subirão mais de 1% ou 2%" e hoje em dia já passaram dos 5%!

Pessoalmente também acho que a subida repentina de preços do fim do ano passado e do início deste está a passar e portanto os preços tendem agora a estabilizar (mas duvido que desçam aos valores antigos). Com a inflação anual a regressar à normalidade, o BCE terá efectivamente margem para descer as taxas. Mas como diz o outro, previsões comigo só no fim do jogo ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz umas contas e com a Euribor actual dá 4,3872 TANB a 5 anos. Não parece assim tão extraordinário, bem pelo contrário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz umas contas e com a Euribor actual dá 4,3872 TANB a 5 anos. Não parece assim tão extraordinário, bem pelo contrário.

Aos valores de hoje, essa taxa não me parece estar correcta. Hoje a Euribor 3M é de 4,958%. Imaginando que se mantia, a média nos 5 anos nunca poderia ser abaixo desse valor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o Pedro, não me parece bem. Se há um prémio acima da Euribor, a taxa devia dar sempre mais alta do que a Euribor (estás a trabalhar com a média mensal ou com o valor diário?)

Faz como eu faço: quando te pões a fazer contas, coloca-as aqui no fórum. Não só estás a ensinar outras pessoas como fazer essas contas, como também se torna mais fácil despistar possíveis erros ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enganei-me nas contas, só podia né. São os juros, já com a bonificação a partir do 2 ano, mas mesmo assim acho que tá algo errado nas contas.

1 ano, 4,958%

2 ano         5,083%

3 ano         5,208%

4 ano         5,708%

5 ano         6,458%

total juros brutos 5 anos 5,483% - soma dos 5 anos, a dividir por 5

total juros liquidos 5 anos 4,386% - o anterior a multiplicar por 0,8

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

Este produto, como tantos outros com a denominação "aforro" (da CGD e do BES por exmpl), surgem como alternativa aos certificados de aforro da série C. E realmente são (um pouco) melhores. Com segurança e liquidez não se poderá pedir mto mais. De qualquer modo e uma vez que estamos a falar de investimento em obrigações de caixa, é melhor que se informem se os custos de custódia e transacção se aplicam a este produto, só por via das dúvidas! já agora, com estes produtos de taxa crescente o melhor é não resgatar MESMO antes da maturidade (lá se vai a TANL média ;) ) nesse caso o melhor será um depósito por um prazo reduzido. o melhor que eu saiba neste momento é o do Banco Popular, Conta NetPrazo Tanb 5.69% e Tanl 4.55%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas com o juro da forma que está, só ao 5º ano este produto chega a valores competitivos, portanto julgo que compensa mais fazer um depósito a prazo neste momento. Até porque apesar do prémio, ele também está indexado à euribor, portanto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo! tds as aplicações de taxas crescentes só compensam se atingirmos a maturidade. Acho k o melhor é mesmo aproveitar a onda dos depósitos e daqui a um ano logo se vê como está a situação.

Boa semana! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daqui a um ano os prazos devem estar mais baixos, mas os aforros indexados à euribor também, portanto...

É aproveitar os depósitos porque eles tão muito atractivos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead