daniela21

amortização de credito pessoal feito em abril de 2009

20 publicações neste tópico

Caros forenses, mais uma vez precisava dos vossos conhecimentos:

Eu contrai um credito pessoal no Millenium BCP  de 5000€ em abril de 2009 , logo, antes desta nova lei de amortizações.

Agora, no mes ainda de Outubro, quero liquidá-lo na sua totalidade e queria saber qual a % de penalização que vou ter de suportar.

Fiz o credito a pagar em 36 meses, a pagar 175€ por mes.

Obrigada desde ja a todos que se preposerem a ajudar-me.  :P

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção!

Se, no crédito da casa, as penalizações estão limitadas por lei, o mesmo não se passa no crédito pessoal.

Nos créditos pessoais, as penalizações e o prazo para pré-aviso variam consoante a instituição, ficando o consumidor sujeito às imposições do banco.

As penalizações podem ser superiores aos juros que deixa de pagar.

Peça ao banco (Millenium BCP) o plano de pagamentos para comparar o valor da penalização com o dos juros.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se, no crédito da casa, as penalizações estão limitadas por lei, o mesmo não se passa no crédito pessoal.

Não é bem assim. Na verdade, saiu há uns meses o Decreto-Lei n.º 133/2009 que, no seu artigo 19º, limita as penalizações por amortização antecipada mesmo nos créditos pessoais (e foi referido várias vezes aqui no fórum, inclusive por ti ;)).

A questão é saber se um contrato iniciado em Abril está ao abrigo desse DL ou não. Li aquilo meio na diagonal e não fiquei esclarecido... No artigo 34º é estabelecido o regime transitório - em princípio devem aplicar-se as condições anteriores à da publicação deste decreto-lei.

No limite, aplicam-se as condições que vigoravam antes e que devem estar estipuladas no contrato (e, mesmo essas, estavam limitadas por lei - se bem me lembro, o Millennium cobrava a taxa máxima, acho que ainda há pouco tempo surgia nos preçários deles).

Na dúvida, é colocar a questão ao banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Encontrei entretanto, na cache do Google, o preçário antigo do Millennium:

Penalizações por Amortização ou Liquidação

Decorrido 1/4 do prazo do contrato 0 EUR

Inferior a 1/4 do prazo total do contrato Juros e encargos correspondentes a 1/4 do prazo inicialmente previsto (2)

(2) nº4 do artº 9º do Dec.-Lei 359/91 de 21 de Setembro

Atenção que, segundo o novo preçário, as novas condições são extensíveis a alguns dos contratos celebrados anteriormente. O melhor é mesmo consultar o banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pela tua resposta...ajudou-me imenso mesmo!!

Obrigada tambem ao JRibeiro, claro!!  :D

Encontrei entretanto, na cache do Google, o preçário antigo do Millennium:

Penalizações por Amortização ou Liquidação

Decorrido 1/4 do prazo do contrato 0 EUR

Inferior a 1/4 do prazo total do contrato Juros e encargos correspondentes a 1/4 do prazo inicialmente previsto (2)

(2) nº4 do artº 9º do Dec.-Lei 359/91 de 21 de Setembro

Atenção que, segundo o novo preçário, as novas condições são extensíveis a alguns dos contratos celebrados anteriormente. O melhor é mesmo consultar o banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim. Na verdade, saiu há uns meses o Decreto-Lei n.º 133/2009 que, no seu artigo 19º, limita as penalizações por amortização antecipada mesmo nos créditos pessoais (e foi referido várias vezes aqui no fórum, inclusive por ti ;)).

Na dúvida, é colocar a questão ao banco...

Obrigado pela chamada de atenção. É sempre bom termos em conta, as actualizações aos decretos de lei!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma coisa: aquelas despesas de abertura de credito (que eles financiam juntamente com o montante do credito) vou ter de o pagar na totalidade agora quando liquidar o credito nao é?

Agradeço resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma coisa: aquelas despesas de abertura de credito (que eles financiam juntamente com o montante do credito) vou ter de o pagar na totalidade agora quando liquidar o credito nao é?

Estas a dizer que, por exemplo, pediste 10.000 e te emprestaram 10.500 para pagar essas despesas? entao isso esta´ incluido no capital em divida, vai ficar resolvido quando pagares o emprestimo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas essas despesas que me foram financiadas logo de inicio na totalidade tem de ser pago na totalidade?

Ou seja, uma das despesas é o seguro de vida...e esse seguro vou ter de o pagar todo como se fosse usufruir dele o resto do prazo do credito? Por ex: o credito é de 36 meses,ainda so passaram 7 meses, nao tenho que pagar só o seguro de vida correspondente a esses 7meses?? Ou tenho que pagar na totalidade?

O mesmo se passa com a comissao de dossier, mais imposto: tambem vou ter de pagar na totalidade?

Agradeço resposta com urgencia...tou prestes a ir liquidar esse tal credito!

Obrigada a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cancelas o seguro de vida (não sei se isso terá algum custo) mas obviamente que se o capital a segurar passa a 0€, não faz sentido pagar um prémio para segurar 0€.

Quanto à comissão de dossier já a pagaste. Nem que seja por o banco te ter emprestado mais um bocado para a pagar...

De qualquer forma, se vais lá agora, porque não lhes perguntas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não vou lá hoje mas mais um ou dois dias vou la..mas queria estar esclarecido quanto a esta questão.

Então pelo que me dizes só tenho a obrigação de pagar o seguro até ao mes em que vou liquidar o credito nao é?

É que esse seguro foi-me financiado na totalidade quando fiz o credito. Portanto o seguro foi feito, neste caso, para os 36 meses mas como vou liquida-lo antes so tenho que pagar ate ao ultimo mes certo?

Cancelas o seguro de vida (não sei se isso terá algum custo) mas obviamente que se o capital a segurar passa a 0€, não faz sentido pagar um prémio para segurar 0€.

Quanto à comissão de dossier já a pagaste. Nem que seja por o banco te ter emprestado mais um bocado para a pagar...

De qualquer forma, se vais lá agora, porque não lhes perguntas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É que esse seguro foi-me financiado na totalidade quando fiz o credito.

O que queres dizer com isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo, este pdf é parte integrante do pacote de seguro de vida da Ocidental que está associada ao BCP: http://www.bcp.pt/multimedia/archive/00385/Resumo_Condi__es_Vi_385123a.pdf

A daniela21 não recebeu algo parecido?

Aconselho a leitura do ponto 3.2 e 7. Creio que ajuda a responder às dúvidas apresentadas!

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quero dizer que aquele valor a mais que me financiaram junto com o valor do credito foi para abertura de dossier e tambem para o seguro de vida. Ou seja, em vez de pagar um X por mes eles financiaram-me esse valor TOTAL do seguro que iria pagar em prestações junto com a prestação do credito em si. Ao me financiarem esse valor no total agora sou obrigada a paga-lo no total quando liquidar o credito? É que acabo so por usufruir de 7 meses desse seguro, em vez dos 36 inicialmente previstos.

Fiz-me entender pauloaguia?

O que queres dizer com isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@daniela21

Queres tu dizer, que já pagas-te 36 meses de seguro de vida sobre o crédito que te financiaram, no entanto, como vais liquidar a divida após 7 meses do inicio do contrato, queres ser reembolsado dos 29 meses de divida 0€.

36 de contrato -7 de cobertura = 29, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concretizando, para não haver dúvidas...

Pediste 100. Mas como havia custos de 20, emprestaram-te 120 (dos quais te retiraram logo 20, para pagar os custos, entre os quais os seguros, mas ficas a dever 120 à mesma).

Entretanto pagaste 5. Agora queres liquidar o empréstimo, tens que pagar 115, isso é ponto assente.

Agora, se tens direito a reaver o dinheiro dos seguros ou não, como diz o caçote, isso já não sei, só perguntando lá. Eu não contaria muito com esse dinheiro, mas não custa nada perguntar...

De qualquer forma, o que especifica o contrato do seguro? Em que condições pode ser terminado? Há alguma referência ao facto do contrato terminar antes da data?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Tinha um crédito pessoal no BPI que acabava em junho de 2010.Esta semana resolvi liquidar o crédito pessoal.o valor actual era 2.713.05€.

Os valores que o BPI me tirou da conta por amortização antecipada foram estes!

Amortização 2.713.05€

Comissão 54.26 (penalização 2%)

Imposto de selo 2.17

Juro empréstimo 13.24

Selo .0.53

total 2.783.25€

O BPI acho que está a cobrar mais do que devia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Tinha um crédito pessoal no BPI que acabava em junho de 2010.Esta semana resolvi liquidar o crédito pessoal.o valor actual era 2.713.05€.

Os valores que o BPI me tirou da conta por amortização antecipada foram estes!

Amortização 2.713.05€

Comissão 54.26 (penalização 2%)

Imposto de selo 2.17

Juro empréstimo 13.24

Selo .0.53

total 2.783.25€

O BPI acho que está a cobrar mais do que devia...

Porquê? Não estava no contrato essa penalização?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No contrato o que diz é só isto,comissão de reembolso antecipado:2% sobre o montante reembolsado com o minimo de de 12.50€, exceptuando-se os casos previstosno DL 51/2007 de 7 de Março.

O que me parece que esteja a mais é juro de empréstimo 13.24 mais imposto de sêlo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que me parece que esteja a mais é juro de empréstimo 13.24 mais imposto de sêlo...

Provavelmente não. Tipicamente as prestações são pagas no fim do período a que dizem respeito - logo os juros que se vão pagando são referentes a períodos que já passaram.

Imagina que a tua última mensalidade tinha vencido no dia 15 de Setembro; e que liquidaste o empréstimo no dia 15 de Outubro. Há que pagar os juros referentes a esses 30 dias. Neste mesmo exemplo, se tivesses liquidado o empréstimo dia 20 de Setembro haveria à mesma juros a pagar embora referentes a apenas 5 dias.

Sem saber quantos dias passaram desde o pagamento da última prestação é difícil dizer se te estão a cobrar juros a mais ou não. De qualquer forma a conta é fácil de fazer para comprovar: Juro = 2713,05 * Taxa / 360 * dias

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor