Lazaro

Ajuda muito urgente

7 publicações neste tópico

Boa noite

Desde já o meu agradecimento.

A minha esposa trabalhava num ATL e desempenhava a função de Monitora. Trabalhava para a Câmara mas recebia o vencimento mensal de um centro social. Devido à "crise" não passou aos quadros da Câmara, e quem lhe pagava foi "obrigada", contra a vontade deles, muitas vezes dita na cara da minha esposa. Já lhe fizeram muitas (baixou de funções (monitora para auxiliar), ela sempre aguentou. Puseram-lhe um horário absurdo 7,30 às 9,00 (numa escola a 1 km de casa) das 13,00 às 17,10 no centro a 5 km e depois descola-se em autocarro (suportando os custos) para a escola onde tem que estar às 17,30 e sair às 19,00). Também sem direito a subsídio de alimentação, pois o centro vai dizendo que tem refeitório, e subsídio não dá. Mas assim sendo tem de largar mais cedo a família, para ir almoçar.

Agora querem que ela faça limpezas das 13 às 17 horas.

Ela pode negar a fazer essa função? Poderá ser despedida?

Ela trabalha para esta firma há mais de 8 anos.

Por favor ajudem-me, isto é permito. Onde me posso dirigir para reclamar na zona da Póvoa de Varzim.

É horrível o método de trabalho desse centro, principalmente de quem está à frente, pois nem a escolariedade mínima obrigatória tem.

Um abraço e mais uma vez obrigado.

Um marido desesperado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A melhor coisa a fazer é entrar em contacto imediato com a  Autoridade para as Condições do Trabalho que, para além de dar informações sobre questões laborais gratuitamente, também é onde se pode dirigir para fazer uma denúncia sobre as condições ou ausência de condições de trabalho. Deixo o link onde encontra endereços e contactos: www.act.gov.pt/Contactos.aspx.

Há, também, balcões em algumas lojas do cidadão.

Se entrar em contacto directo com eles, convém levar o contrato da sua esposa, recibos, ou outros meios que provem todas as alterações que têm vindo a decorrer ao longo do tempo!

Um pequeno áparte. Há um programa na SIC que é transmitido diariamente ao final do dia, que se preocupa em mostrar e resolver certos problemas dos cidadãos portugueses. Não me recordo do nome do programa e nem sei o contacto!

Devido à urgência do seu problema deixo aqui a indicação e pode ser que entretanto alguém lhe dê mais pormenores. Sempre era mais uma forma de pressão!...

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um pequeno áparte. Há um programa na SIC que é transmitido diariamente ao final do dia, que se preocupa em mostrar e resolver certos problemas dos cidadãos portugueses. Não me recordo do nome do programa e nem sei o contacto!

O Programa é o Nós Por Cá, pode sempre mandar um mail para nos@sic.pt , mas o melhor é mesmo o ACT.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a senhora fizer a denúncia podem demiti-la?

Ou eventualmente tendo razão ficam impedidos disso ?

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a senhora fizer a denúncia podem demiti-la?

Ou eventualmente tendo razão ficam impedidos disso ?

As condições para se poder despedir alguém não se alteram porque alguém faz uma denúncia. Continua a ser preciso invocar justa causa (não seria o caso), extinção do posto de trabalho (o que implica não poderem contratar outra pessoa para o seu lugar), despedimento colectivo, etc...

Lazaro, uma nota - eu não conheço a situação do centro, mas acho que isso tudo pode ser o resultado de uma de duas situações: ou se sentem mal em a despedir por não terem como lhe atribuir o trabalho que ela normalmente faria e então vão arranjando outras tarefas para a poderem aguentar por lá e continuar a justificar o salário; ou então, para não terem que pagar indemnização pelo despedimento estão a ver se a forçam a demitir-se.

Tendo em conta que possa ser o primeiro caso, a tua esposa já falou abertamente com os patrões e expôs as dificuldades em andar nessa roda viva todos os dias? Dar-lhes a entender que estão a fazer-lhe mais mal que bem e propor ficar a tempo parcial ou algo do género...

Se for o segundo caso, o melhor é mesmo meter a ACT ao barulho... :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como complemento da minha resposta anterior, deixo um .pdf com perguntas e respostas e na página 36 encontram-se endereços e contactos úteis: http://paginapartilha1.com.sapo.pt/Trabalho/Caderno.Informativo.Incumprimento.Cessacao.pdf

O programa que referi e que o "dyno" diligentemente arranjou o email, seria apenas para ser usado como forma de denúncia pelo que estão a fazer à esposa de Lazaro. Dai, uma de duas hipóteses podia acontecer. O(s) responsável(is) do centro respondia e justificava o motivo do actual procedimento ou recusava responder e ai já entra a ACT...

Um bem haja para a Póvoa de Varzim  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço as vossas respostas. Foram todas muito úteis.

Dirigimo-nos à ACT e disseram-nos que isso não era permitido.

Poderá trazer ainda mais guerras, mas disse que não aceitava essas novas tarefas à entidade patronal.

Pela primeira vez foram simpáticos, talvez por ficaram espantados e de boca aberta, pois nunca ninguém ousou fazer isso. Porventura vai ficar tudo resolvido, espero que sim. Também sei que haverá perseguição pela coordenadora, mas poderá ser só passageira… até ela abrir os olhos e ver que não passamos só uns simples humanos.

Este esquema foi concerteza para ver se a minha esposa se despedia… mas a minha esposa é forte, se estão há espera disso, que peguem num banquinho.

Agora a minha esposa está sindicalizada e qualquer coisa… o sindicato intervém :-)

Mais uma vez agradecido pela vossas simpáticas e muito ilucidativas respostas.

Um abraço e viva o "forum"

Lázaro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor