Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
m.elis

Wall Street volta ao mesmo

15 publicações neste tópico

O mundo financeiro (e não só) não pára de me surpreender.

Hoje li uma notícia que gostaria de partilhar convosco. Como é grande, vou tentar resumir. A fonte é a Visão e a fonte da Visão é o The New York Times. O título é elucidativo: Wall Street volta ao mesmo. O negrito é da minha autoria.

“Wall Street descobriu já outro negócio à maneira antiga: investimentos de risco com uma lógica semelhante à da crise do subprime. E mais bizarro ainda – parece haver muita gente disposta a comprar.

Agora o negócio são seguros de vida….. Os bancos vendem-nos em pacotes de centenas ou milhares a investidores, que recebem o lucro mais tarde, como se fossem fundos de pensões. Muitos dos segurados são idosos ou doentes. E quanto mais depressa morrerem, maior será o lucro, já que o valor do prémio é fixado em função da esperança de vida. Se teimarem em morrer mais tarde o investidor pode até perder dinheiro. Quem disse que Wall Street nunca mais seria a mesma?”

Não sei como isto funciona, mas parece que vale tudo. Será que, se isto pegar por cá, corremos algum risco, do tipo de bater a caçoleta, antes do tempo?

O LUCRO comanda a vida!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se trata de dinheiro, vale tudo. Até tirar olhos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... ou o figado... mas isso é no caso do tráfico de orgãos!...

Seguros de vida, já há desde há muito tempo. Não percebo o porquê do alarmismo.

As estrelas de Hollywood têm seguros de vida, certos artistas têm determinada anatomia coberta por um seguro, pode ser as mãos, as pernas, a coxa, o lábio, as pretuberâncias...  :D

Secalhar estamos a falar de coisas distintas e o melhor deve ser, eu ir ler a notícia com atenção...  ;)

Cumps  8)

P.S. Wall Street está relacionado com o teor do tópico http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1742.30.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Retirei de um site brasileiro esta notícia que esclarece um pouco o que escrevi:

“Depois da implosão do setor das hipotecas no ano passado, os bancos de investimentos de Wall Street começaram a procurar por uma outra grande ideia para ganhar dinheiro. E acreditam ter encontrado uma.

Os banqueiros pretendem comprar “life settlements“, seguros de vida que os doentes e idosos vendem em troca de dinheiro – US$ 400 mil por um seguro de US$ 1 milhão, digamos, dependendo da expectativa de vida da pessoa assegurada.

Depois, eles planejam “securitizar” essas apólices, no jargão de Wall Street, reunindo centenas ou milhares delas em títulos remunerados.

Então eles irão revender esses títulos para investidores, como grandes fundos de pensão, que receberão o retorno quando as pessoas asseguradas morrerem.

Quanto mais cedo o assegurado morrer, maior o retorno – apesar do fato de que, se as pessoas viverem mais do que o esperado, os investidores podem ter pouco retorno ou até mesmo perder dinheiro.

De qualquer forma, Wall Street lucraria ao embolsar taxas consideráveis para criar os títulos, revendê-los e negociá-los.

Mas algumas pessoas que estudaram a venda de apólices alertam que as seguradoras podem ter que aumentar os prêmios em curto prazo se acabarem tendo que pagar por mais mortes do que esperavam”

E mais aqui:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/09/06/ult574u9654.jhtm

http://www.coletiva.net/site/coluna_detalhe.php?idColuna=2527

http://alfredopassos.wordpress.com/2009/09/07/novos-investimentos-exoticos-surgem-em-wall-street/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai, mãezinha!...  :D  :D  :D

Texto em brasileiro é de dificil compreensão. Pelo menos para mim!  :P

Se percebi bem, vou tentar expor o problema aqui apresentado.

Vamos supor que eu tenho um seguro de vida no valor de 1000000€ que a minha família receberá em caso de morte e de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

O banqueiro vem ter comigo e oferece-me 400000€ em dinheiro (cheque, transferência ou outra forma) pelo meu seguro.

Na posse do seguro, pode revender, mais caro do que comprou, a investidores como fundo de pensão e ganham dinheiro apenas após o meu falecimento.

É isto?

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é o banqueiro que vai ter contigo se vai ter é com a seguradora, eu aposto mais para o ultimo caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é o banqueiro que vai ter contigo se vai ter é com a seguradora, eu aposto mais para o ultimo caso.

Então e quem recebe o money money?

O segurado não é tido nem achado nesta matéria?

???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ler mais sobre este assunto e quem recebe é de facto o segurado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quem recebe o dinheiro é sempre o beneficiario, que neste caso passaria a ser o banco.

Noutros casos podem ser os herdeiros legitimos em partes iguais.

Nunca vi um falecido(segurado) receber o dinheiro, alias se nao tiver herdeiros, possivelmente até deve ser o estado a receber o dinheiro.

Lynce

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quem recebe o dinheiro é sempre o beneficiario, que neste caso passaria a ser o banco.

Noutros casos podem ser os herdeiros legitimos em partes iguais.

Nunca vi um falecido(segurado) receber o dinheiro, alias se nao tiver herdeiros, possivelmente até deve ser o estado a receber o dinheiro.

Parecem-me demasiadas suposições!

Então o beneficiário seria o banco? E noutros casos os herdeiros? E se não houver herdeiros, afinal é o estado?

Creio que afinal, este assunto, tem por trás um negócio um pouco obscuro e de dificil compreensão!...  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parecem-me demasiadas suposições!

Então o beneficiário seria o banco? E noutros casos os herdeiros? E se não houver herdeiros, afinal é o estado?

Creio que afinal, este assunto, tem por trás um negócio um pouco obscuro e de dificil compreensão!...  ;)

Cumps  8)

Demasiadas suposiçoes?

Ok, vamos la simplificar:

1. Quando fazes um seguro de vida, pois la o beneficiario: pode ser familia ou o banco em caso de hipoteca(acho que é simples de perceber)

2. Podes alterar o beneficiario quando quiseres, logo podes por um banco como beneficiario e receber uma quantia por isso, se o banco estiver disposto a pagar(imagina que vais morrer em 6 meses e tens um seguro de vida de 100.000, o banco da-te  por exemplo 50.000 euros para pores o banco como beneficiario e quando morreres o banco fica com 100.000 . Bom investimento, mas imagina que nao morres...)

3. Quando uma pessoa com um seguro de vida morre, o beneficiario recebe o dinheiro. Se nao tiveres um beneficiario especificado, é para os teus herdeiros. Caso nao tenhas herdeiros o estado assume-me como herdeiro, na generalidade dos casos.

afinal que suposiçoes ves nisto?

lynce

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Quando fazes um seguro de vida, pois la o beneficiario: pode ser familia ou o banco em caso de hipoteca(acho que é simples de perceber)

2. Podes alterar o beneficiario quando quiseres, logo podes por um banco como beneficiario e receber uma quantia por isso, se o banco estiver disposto a pagar(imagina que vais morrer em 6 meses e tens um seguro de vida de 100.000, o banco da-te  por exemplo 50.000 euros para pores o banco como beneficiario e quando morreres o banco fica com 100.000 . Bom investimento, mas imagina que nao morres...)

3. Quando uma pessoa com um seguro de vida morre, o beneficiario recebe o dinheiro. Se nao tiveres um beneficiario especificado, é para os teus herdeiros. Caso nao tenhas herdeiros o estado assume-me como herdeiro, na generalidade dos casos.

Eu não sou perito em seguros. Como tal aquelas 3 frases pareceram-me descontextualizadas.

Quando afirmas, por exemplo, "Nunca vi um falecido (segurado) receber o dinheiro...", eu tinha ficado com a ideia de que os financeiros de Wall Street pagavam os 400 mil ao segurado em vida. Dai ter dito que me pareciam demasiadas suposições...

Pareceu-me que a noticia disponibilizada neste tópico pela m.elis, vai no sentido de uma nova forma de ganhar dinheiro com os seguros de vida. Não me parece que se possam aplicar as hipoteses conhecidas no nosso sistema de seguros, até porque quem tem CH sabe que a partir de uma determinada idade, ou com uma determinada doença, nenhuma instituição faz seguros de vida. E a noticia refere seguros de vida para pessoas idosas e doentes.

Mas como já disse anteriormente, não percebo muito bem o português abrasileirado e como tal ainda não percebi bem o teor da notícia relacionada com o novo negócio de Wall Street.

Concordo com os pontos 1. e 3.. Desconhecia o ponto 2. Obrigado pela informação!  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que isto está relacionado com a notícia deste tópico?

Nao, neste caso trata-se mesmo do novo regime de seguros. Nao tem nada a ver com especulaçao financeira...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao, neste caso trata-se mesmo do novo regime de seguros. Nao tem nada a ver com especulaçao financeira...

Mas poderá ser uma porta aberta para no futuro não muito longinquo, até porque uma das empresas do grupo é responsável pelo mercado accionista...

Pode não ter nada a ver, mas o fim último (ou primeiro consoante os pontos de vista) de uma empresa é o lucro e rentabilização dos seus activos para distribuição das mais valias pelos seus accionistas.

Á nossa escala temos o Montepio Geral, que de mutualista se vem reduzindo cada vez mais e se está a tornar comercial como outra instituição qualquer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0