Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
pauloaguia

Portugal tem das comissões mais baixas da EU

9 publicações neste tópico

PORTUGAL é um dos Estados-membros da União Europeia em que as comissões bancárias são mais baratas, indica um relatório da Comissão Europeia ontem divulgado. O documento identifica ainda "inúmeros problemas" quanto à forma como os bancos europeus informam e aconselham os seus clientes.

O relatório de Bruxelas sobre os serviços financeiros coloca Portugal no quarto lugar dos preços mais baixos das comissões bancárias nas contas correntes. Segundo o executivo comunitário, Portugal tem "comissões bancárias muito baixas" e está "acima da média" europeia em termos de "simplicidade" e "transparência" do sistema de informação aos clientes.

O preço médio cobrado pela utilização de uma conta bancária oscila entre os 27 euros na Bulgária e os 253 euros em Itália, sendo o preço em Portugal de 45 euros. Assim, Bulgária, Holanda, Bélgica e Portugal são os países com comissões médias menos elevadas, enquanto do outro lado da tabela estão Itália, Espanha, Letónia e França. Portugal faz ainda parte de um grupo de países onde os

consumidores preferem as transacções via Internet.

O relatório qualifica a estrutura de preços das contas correntes na Europa como "muito opaca, o que torna quase impossível para os consumidores saberem quanto pagam”.

E esta, hem? ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que bem... Portugal é um bom País para se viver, apesar da tendência 'tuga' de pensar que o que é 'lá de fora' é melhor... Mais um exemplo!  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nós pagamos de média 27 euros, por ex e temos salários a rondar os 700 euros (?) outros pagam 100, por ex mas têm salários médios de 1500...

Tb justifica alguma coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

só conheço um banco que não isenta dessas despesas sem ter lá o ordenado ou um empréstimo ou ppr a dar 1500 euros por ano, esse banco é o BES.

De resto as pessoas só pagam despesas de manutenção quase se quiserem, dadas tantas que são as hipoteses para isso nao acontecer. Isso de domiciliar o ordenado é complicado nem sempre podemos domiciliar onde queremos agora quanto ao resto saldos medios e patrimonio facilmente se esquivam delas, claro menos os clientes do BES lol ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nós pagamos de média 27 euros, por ex e temos salários a rondar os 700 euros (?) outros pagam 100, por ex mas têm salários médios de 1500...

Não fazia a menor ideia que o que pagamos, que eu acho muito, afinal não o é!

Acho que no exemplo apresentado continuamos a pagar menos, ou não  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não fazia a menor ideia que o que pagamos, que eu acho muito, afinal não o é!

Acho que no exemplo apresentado continuamos a pagar menos, ou não  ;)

Os preços que eu dei no ex não eram reais. Segundo a notícia o valor médio em Portugal é de 45 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim talvez paguemos menos, mas o preço a pagar tem sempre que ser visto em função do serviço prestado e pergunto-me eu se os nossos bancos terão um serviço similar em qualidade aos demais bancos da UE? Terão tanta tecnologia ao dispôr dos clientes como os demais?

Depois de analisar isso sim podemos olhar ao preço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os preços que eu dei no ex não eram reais. Segundo a notícia o valor médio em Portugal é de 45 euros.

45 euros que é +- o preço que um cliente bes paga por ano de despeasas da conta à ordem se não teiver lá o ordenado ou um empréstimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguma sim. Mas em termos de salários Portugal está mais ou menos a meio da tabela, não no 4º lugar a contar do fim. E os países onde se ganham mais (Luxemburgo, Irlanda) nem aparecem como sendo os que têm as comissões mais caras, mas sim a Itália, que tenho ideia não fica muito melhor que nós em termos de salários... e a Letónia, coitada, tem dos salários mais baixos também...

sim talvez paguemos menos, mas o preço a pagar tem sempre que ser visto em função do serviço prestado e pergunto-me eu se os nossos bancos terão um serviço similar em qualidade aos demais bancos da UE? Terão tanta tecnologia ao dispôr dos clientes como os demais?

Não vem nesta notícia mas ainda ontem li (seria no Público?) justamente algo nesse sentido - muitos dos bancos europeus são uma desgraça mas Portugal está muito bem classificado em termos de serviços, transparência e qualidade...

Aliás, basta olhar para a quantidade de coisas que se pode fazer no multibanco, por exemplo (comprar bilhetes de comboio, espectaculos, pagar telemovel, impostos, carregar cartões, obter códigos de segurança, etc, etc, etc). Não há nenhum país onde o sistema seja tão versátil como no nosso ;D

(já agora, não sei se o estudo inclui os serviços por multibanco, foi apenas um exemplo, de alguma forma relacionado)

Uma nota lateral - quando se coloca uma má notícia toda a gente comenta o factor negativo que lá aparece; quando se coloca uma - aparentemente - boa notícia, comenta-se com outros factores negativos, para minimizar a coisa... o ser humano é lixado (e sim, lá fora fazem o mesmo, não são só os tugas que são assim 8))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0