mike72

Crédito habitação - O meu caso

21 publicações neste tópico

Boas.

A semelhança da Pipocas, aqui vai o meu depoimento sobre o meu pedido de crédito habitação que foi um pouco atribulado, mas agora já entrou nos eixos.

A 14 de Maio fiz o pedido de crédito num banco. Este pedido foi recusado a 27 de Maio com a desculpa mais esfarrapada que eu ouvi até hoje (apresentei essa desculpa em 2 outros bancos onde tenho conhecimentos e todos eles confirmaram que o motivo da recusa nada tem a ver comigo e não seria utilizado por nenhum deles)! Falei aqui há dias com uma amiga que trabalha no banco que me recusou o crédito e neste momento esse banco não está a dar crédito a ninguém! Bem podiam ter avisado antes de fazer o pedido, mas os superiores escondem tudo do pessoal do balcão…

Depois desta recusa, a 2 de Junho fui a outro dos bancos que me tinha apresentado o mesmo spread (0,4%) e fiz o pedido de crédito e no dia 4 estava a receber um telefonema a indicar que a avaliação iria ser feita no dia 5 pelas 15h.

Lá fui eu no dia 5 para a avaliação e no dia seguinte fui ao banco assinar o pedido de crédito e pedir 1 cartão de débito pois era obrigado a isso e não tinha nenhum desse banco desde que o último expirou em meados de 2007.

Papéis assinados, fiquei a aguardar os resultados da avaliação que precisava ser igual ou superior a 105.000,00 EUR.

Entretanto, a 16 de Junho, recebi o cartão e no dia 17 fui ao banco levantar o código. Aproveitei para perguntar se tinham notícias da avaliação e quando verificaram no sistema lá estava ela com o valor de 105.800,00 EUR.

Hoje (19 de Junho), receberam a carta de aprovação e passei lá para a assinar. Pediram-me para tratar das certidões provisórias, mas eu disse ao gerente que existe já o balcão Casa Pronta no concelho onde vou adquirir e que queria utilizar esse sistema. Assim sendo, não preciso de me preocupar com mais nada e resta-me aguardar que o banco marque a escritura.

Quanto a despesas, tirando o gasóleo para andar para trás e para a frente e o tempo perdido em bancos, até ao momento tive as seguintes:

Valor imóvel: 92.500,00 EUR

Empréstimo: 70.000,00 EUR

Comissão de Avaliação: 195,00 EUR (Debitada a 09/06/2008) Na simulação indicavam 195,00 EUR + IVA!

Comissão de Dossier: 270,40 EUR (Debitada a 19/06/2008) Correcto com a simulação

Comissão de Conversão: 65,00 EUR + IVA

Escritura (Casa Pronta): 450,00 EUR (650,00 EUR - 200,00 EUR por utilização de C.P.H.) - Pagos hoje, dia 09/07/2008 na conservatória

IMT: 100,00 EUR Paguei os 100,00 Euros como indicado nas simulações

Imposto selo: 740,00 EUR + 420,00 EUR Só paguei os 740,00 EUR de imposto de selo. Os 420,00 EUR não me foram pedidos e pelo que o banco me explicou, só seriam pagos caso tivesse pedido um empréstimo complementar. 10-08-2008=Afinal lá me debitaram os 420,00 EUR e assim sendo os valores bateram correctos com a simulação

A 10-08-2008 também me debitaram 33,28 EUR de uma comissão qualquer que ainda não sei o que é, mas logo vou saber.

Miguel

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá mike72 :)

Muitos Parabéns pela casinha nova,por as coisas estarem a correr rápido e tão bem  :D.

Começaste o teu crédito com uma entrada de 24,33% em relação ao valor de aquisição. Aqui dizem para darmos uma entrada no minimo de 20%: http://www.saldopositivo.cgd.pt/guias_praticos_detalhe.php?id=3. Neste assunto estás à vontade  ;)

O Casa Pronta é de um Notário Público ou Privado? Estou a perguntar-te isso porque a penúltima vez que comprei casa tb tinha uma conta Poupança Habitação. Na altura da escritura não me fizeram o suposto abatimento por se tratar de um Notário Privado. Tenham atenção a isto. :P.

Antes da escritura ainda há os Registos Provisórios.

Ficamos a aguardar mais boas novidades  ;)

PS-» só falta dizeres qual o prazo do teu crédito e qual o indexante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Bem haja Pipocas.

O Casa Pronta não distingue notário público ou privado, tem um preço fixo de 350 euros ou 650 euros quando há 2 registos como é o caso. Quanto à utilização da CPH, dá um desconto fixo de 200 euros, logo só se pagam 450 euros. Pelo que me disse um amigo que é gerente bancário, no sistema antigo os descontos da utilização da CPH nem se notavam, mesmo num notário público.

Quanto ao registo provisório, não é necessário e até o IMT é pago aquando da escritura.

Mais info em http://www.casapronta.pt/CasaPronta/conteudos/faq.jsp

Quanto ao prazo, foi de 39 anos e como indexante a Euribor 3 meses.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas forum,

No meu banco fui informado que so pagaria 50% do valor da escritura se utiliza-se a C.P.H. e a escritura fosse feita num notario publico... nunca ouvi falar desses 200€ de desconto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Nuno.

Esses 200€ de desconto são só na utilização do "Casa Pronta". Quando se utiliza um notário, os descontos são diferentes e os 50% só são aplicados nos registos notariais. No meu caso, num notário público custam +/- 300€, logo só teria um desconto de 150€.

No meu caso e segundo as simulações dos bancos, pagaria +/- 728,49€ de escritura (mais o imposto de selo que tenho de pagar em qualquer caso) num notário público e o desconto da CPH era só aplicado nos registos que são os +/-300€, tendo de pagar +/- 578,49€. Assim com o sistema Casa Pronta pago só 450€, ou seja, 650€ fixos menos 200€ de desconto.

Para os interessados, aqui fica um artigo em que a Deco diz ser o Casa Pronta o sistema mais barato. O artigo pode ser lido em http://www.inverbis.net/notariosconservadores/casapronta-mais-barata.html. Leiam também as Perguntas Frequentes da página http://www.casapronta.pt.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É só comigo, ou esse simulador da Deco faz mal as contas? É que o subtotal que eles apresentam é menos do que a soma das parcelas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

É só comigo, ou esse simulador da Deco faz mal as contas? É que o subtotal que eles apresentam é menos do que a soma das parcelas...

Estive a verificar e não é só contigo. O subtotal apresentado é menor que as parcelas!

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas amigos! 8)

Curiosamente também fui confirmar e parece-me que as contas não estão correctas..... Que erro!!! :o

E ainda por cima as contas correctas dão valores superiores! Puff :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Acabo de ser informado pelo banco que a escritura será feita para a semana. Depois confirmo os valores, mas se as contas não falharem, são os valores que indiquei acima.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Já fiz esta manhã a escritura e já actualizei os valores acima. Até agora, tirando o "gasóil", o tempo e o "telélé", tive de despesas 1.755,40 EUR e só me falta pagar a Comissão de Conversão que sera +/- 65,00 EUR segundo os dados no primeiro tópico. Estava a contar com 420,00 EUR de despesas que não tive, logo sempre sobram mais uns trocos para a mobilia :D.

A escritura foi feita no sistema Casa Pronta que na hora me deu a Certidão que já foi entregue ao banco que a vai utilizar para a fazer a conversão dos registos e depois devolver.

Uma coisa que não foi feita foi o pedido de isenção do IMI. Segundo o sistema Casa Pronta, este pedido pode ser lá feito, mas as finanças têm estado a recusar os pedidos devido às alterações para o documento único ou coisa parecida e então na Conservatória disseram-me que era preferível eu ir lá pessoalmente fazer o pedido, coisa que a imobiliária se prontificou a fazer e me vai poupar algum tempo.

Agora está na hora de requisitar água, luz e gás, que é como quem diz, perder mais umas horas de trabalho, mas primeiro há que cravar o electricista (que por acaso é meu pai  ;)) para colocar os bocais das lâmpadas para que quando a EDP fizer a ligação, tudo esteja pronto.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora está na hora de requisitar água, luz e gás, que é como quem diz, perder mais umas horas de trabalho

Não sei quanto ao resto, mas a EDP tem tudo o que precisas no site: http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/Contracting/List/New+service.htm

Claro que precisas de ter alguém em casa quando eles forem ligar a luz...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A casa não tinha bocais das lâmpadas??  :o

É costume não terem lâmpadas, mas essa para mim é nova.

Quanto à àgua e ao gás, depende da zona, das empresas. No meu caso a água foi no dia seguinte (ainda antes da escritura  ;D). Para o gás tive que pagar, salvo erro 75€. Também foram rápidos e prepararam-me o esquentador para gás natural. Estás quase na casa nova  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se calhar até tem e eu não reparei! Só lá fui 2 vezes em visita e a 3ª na avaliação e foi coisa que não tomei nota! De qualquer forma, vou lá esta tarde para fazer uma listagem melhor daquilo que preciso comprar agora de início e logo tiro as dúvidas.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto à àgua e ao gás, depende da zona, das empresas. No meu caso a água foi no dia seguinte (ainda antes da escritura  ;D). Para o gás tive que pagar, salvo erro 75€. Também foram rápidos e prepararam-me o esquentador para gás natural. Estás quase na casa nova  ;)

A nossa casa tb não tinha os tais bocais... eram só fios a sair dos tectos.  ::)

Fomos à loja do cidadão e tratamos de pedir a luz (EDP), e foi marcado em 2 dias para irem lá fazer a ligação, e tb pedimos o gás (Portgás). Só não podemos tratar lá da água pois o SMAS não era o mesmo (diferenças entre Porto e Matosinhos...  :P )

Como o construtor já tinha deixado o prédio com contadores de água apenas tivemos que pedir a alteração do nome do contrato.

Para o gás pagamos 85€. Na EDP não me lembro, mas acho que não pagamos nada. Para a água for 12€ pela mudança do nome.

Tivemos que levar a Certidão de "Não sei quê agora" para poder pedir a luz!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei quanto ao resto, mas a EDP tem tudo o que precisas no site: http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/Contracting/List/New+service.htm

Claro que precisas de ter alguém em casa quando eles forem ligar a luz...

Já tinha visto isso da EDP. Só tenho dúvida quanto à potência a contratar para um T2 que será habitado por 1 pessoa! Já agora, "malta" dos T2, qual é a potência das v/ casinhas  ;D?

Quanto à água e gás, tem de ser no local. O ter alguém em casa é um facto que me leva mais a ir directamente aos locais pois assim posso combinar melhor a hora para que lá esteja alguém.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tinha visto isso da EDP. Só tenho dúvida quanto à potência a contratar para um T2 que será habitado por 1 pessoa! Já agora, "malta" dos T2, qual é a potência das v/ casinhas  ;D?

Eu tenho 3,45kVA porque é o mínimo para a tarifa bi-horária.

O ter alguém em casa é um facto que me leva mais a ir directamente aos locais pois assim posso combinar melhor a hora para que lá esteja alguém.

Eles ligam-te para combinar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mike72  :)

Parabéns mais uma vez ;D

Acho estranho a resposta do banco a cerca do Imposto de selo. ???

Pagaste 740eur = 0,008 x 92.500eur (valor de aquisição) - eu paguei este valor na data da escritura.

Deverias pagar 420eur = 0,006 x 70.000eur (valor do empréstimo) - o banco retirou-me este valor uns dias depois da escritura.

(Tabela Geral do Imposto de Selo nº 1.1 e nº 10.3).

Se não te cobrarem este valor, melhor, mais fica, mas pelo sim pelo não, aguarda mais uns dias...

Quanto à EDP, Gás e àgua:

- A EDP fui à Loja do cidadão.

-A água e o gás fui directamente ao local. Só tive de estar em casa no caso do Gás, porque tive de pagar ao Inspector. Na instalação do restantes contadores, pedi ao construtor  ;D.

É de salientar que fiz todas estas instalações antes da escritura, eles aceitavam o CPCV.

Para o gás paguei, 53,04 pela ligação, na 1ª factura. No dia da ligação, paguei 37eur ao inspector. (= 90,04eur :P)

Para a água paguei 16,83eur pela ligação, na 1ª factura.

Para a luz, ainda não paguei nada, a factura ainda não veio.

Tens de levar o BI, o Cartão de Contribuinte e um documento comprovativo da morada (escritura, CPCV ou contrato de arrendamento). Para a água ainda me pediram a licença de habitação do imóvel.

Contratei a potência 6,9kVA porque é a minima para a EDP 5D mas não vale a pena, já estou arrependida. :P

Na casa anterior, tinha a EDP Serviço Universal e estava satisfeita com a potência 3,45kVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabéns mais uma vez ;D

Como se diz aqui na zona, Bem Haja  :)

Acho estranho a resposta do banco a cerca do Imposto de selo. ???

Pagaste 740eur = 0,008 x 92.500eur (valor de aquisição) - eu paguei este valor na data da escritura.

Deverias pagar 420eur = 0,006 x 70.000eur (valor do empréstimo) - o banco retirou-me este valor uns dias depois da escritura.

(Tabela Geral do Imposto de Selo nº 1.1 e nº 10.3).

Também achei estranho e por esse motivo vou manter esse dinheiro de parte por uns tempos. Os 720eur foram pagos na escritura e depois quando fui ao Banco entregar a certidão falei nisso e o que foi dito é que já tinha pago tudo e estava isento de imposto de selo! Estranho, mas logo vou averiguar melhor.

Quanto à questão dos bocais das lâmpadas, eles não estão lá e lá tenho de cravar o meu pai para os instalar, se bem que é coisa que facilmente se faz.

Para a EDP, já tenho a certidão da Certiel que o construtor me entregou esta tarde e amanhã já devo ir tratar disso, ou via Internet ou pessoalmente. Para a água, tenho de ir pessoalmente e a instalação deve ficar em +/- 80eur. Para o gás, tenho um centro de atendimento a 500mts da nova casa, só terei é que tirar pelo menos uma tarde para a água e gás.

A documentação (CPCV e escritura) por enquanto anda toda na minha pasta  ;).

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Já fiz mais uma actualização aos valores, mas em resumo, os 420,00 EUR de imposto do banco já foram debitados. Má informação por parte deles ontem quando me disseram que não pagava este imposto. Entretanto, debitaram também 33,28 EUR de uma comissão que tenho de descobrir o que é e assim sendo, até à data vou com 2.208,68 EUR de despesas, ficando só a faltar os 65,00 EUR da Comissão Processamento Registos Prediais.

Miguel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor