Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
lucetius

Actualização de Taxa Fixa

9 publicações neste tópico

Boa tarde,

Antes de mais, tenho que agradecer e dar os parabéns a todos os que escrevem neste blog pelo exelente trabalho que estão a efectuar.

Tenho um crédito à habitação no BES com Taxa fixa.

Este crédito foi efectuado em 2008.

O que parecia ser uma vantagem, visto à constante subida da EURIBOR, e que aliás se tornou uma realidade, agora (quase o ano todo de 2009) não compensa nada este negócio.Ando a "perder" um 250€ por mês, comparativamente ao que está a ser aplicado pela Variável.

A minha questão é a seguinte:

Ao entrar em contacto com o BES, fui indicado que para mudar de banco tenho uma penalização de 2% sobre o total.

Não estando minimamente no meu interesse mudar, fui informado que ia acontecer para muito breve uma actualização sobre todas as taxas fixas em vigor, pois grande parte dos clientes taxa fixa vê-se obrigado a mudar de banco para passar para variável.

O que vos pergunto é:

Isto irá acontecer, ou é um "engonhanço"?

Se sim, para quando?

E existe alguma informação sobre os parametros utilizados nessa suposta nova actualização?

Obrigado a todos, aguardo notícias!  8)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A haver actualização é por opção do banco, não há nada definido que obrigue os bancos a proceder dessa forma, acho eu. Portanto, as condições dessa mudança tens que as perguntar ao banco.

Relativamente aos 2% assim é e estão previstos na lei. Há, no entanto, vários bancos que pagam essas penalizações para ficar com os novos clientes (tipicamente com um período de permanência associado). Mas não há como sondar a concorrência para ver as condições que te apresentam... Aliás, se o BES efectivamente vai actualizar os indexantes, isso até pode servir como pressão para acelerar o processo no teu caso para evitar perderem mais um cliente ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado PauloAguia!

Eu não estou interessado sequer em mudar de banco, pois não me emprestam a totalidade do montante do crédito em divída.

Interessa mesmo é essa questão da actualização...

Isso já aconteceu alguma vez?Irá existir alguma lei, a "obrigar" os bancos a efectuarem essa alteração?

Desculpem por estas perguntas, mas sou um leigo nestas matérias... ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso já aconteceu alguma vez?Irá existir alguma lei, a "obrigar" os bancos a efectuarem essa alteração?

Que eu saiba nunca aconteceu. Mas eu também não sou assim tão velho :)

A verdade é que, mesmo que fosse emitida semelhante lei, provavelmente não afectaria os contratos já celebrados - as repercussões para os bancos seriam enormes, ou então sê-lo-iam as indemnizações a pagar (afinal, por trás do teu empréstimo, frequentemente há um outro empréstimo que o banco fez junto de outro, talvez no estrangeiro, com base nesse indexante - e que tem que cumprir).

E, nesta altura do campeonato, não estou a ver que fosse bem aceite uma medida que custasse tanto aos contribuintes... ou aos bancos (e, por arrasto, aos seus clientes)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que me disseram lá, é que iam tomar uma medida relativa aos creditos T.Fixa.

Essa medida vinha evitar que os clientes fossem para outro banco.

Explicaram que não tem custos nem para o BES nem para o cliente...

Estranho não?  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que me disseram lá, é que iam tomar uma medida relativa aos creditos T.Fixa.

Essa medida vinha evitar que os clientes fossem para outro banco.

Explicaram que não tem custos nem para o BES nem para o cliente...

Creio que a resposta à dúvida, já foi dada e destaco-a a negrito!

O BES, assim como outros bancos, tudo tentam fazer para manter os seus clientes. Uns com mais sucesso e outros com menos.

Portanto, não me parece estranho que venham a tomar uma atitude mais favorável para os clientes de taxa fixa. Até porque se diminuirem, não sei se é o caso, a taxa de 4% para 2,5%, continuam a ter lucro e satisfazem o cliente!...  ;)

Convém é ir mantendo essa atitude pró-activa!  :)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Lucetius, se por acaso descobriu alguma forma de resolver o seu problema agradecia que nos informasse porque deve haver muita gente "entalada" na taxa fixa, como você e eu :) Em 2008 fiz emprestimo habitação de taxa fixa no Barclays e agora pago cerca de 200eur a mais, já apresentei carta com proposta para baixarem e disseram que não fazem a ninguem. Andei a procura de outro banco e descobri que com a baixa de imoveis o meu desvalorizou 20mil eur em 1 ano (nem sei como é possivel ser uma baixa tão grande, mas o caricato é que por acaso até foi o mesmo avaliador do ano anterior), portanto agora estou entalado porque nem eu pagando os custos os bancos me aceitam pq é mais de 90%... ás vezes custa ouvir as radios e tvs dizerem que as pessoas têm poupado muito com a baixa das prestações, como se isso acontecesse na generalidade das pessoas.

"Portanto, não me parece estranho que venham a tomar uma atitude mais favorável para os clientes de taxa fixa. Até porque se diminuirem, não sei se é o caso, a taxa de 4% para 2,5%, continuam a ter lucro e satisfazem o cliente!... "  Caro JRibeiro, o que referiu seria o normal que deveria acontecer (já que no inicio "chateiam" uma pessoa para obter emprestimo) só que realmente não é nada disso que acontece, e o caricato é que os bancos nem se importam de perder clientes para outros bancos, ou mesmo, ter clientes muitissimo descontentes (porque todos os meses perdem centenas de euros só por causa de umas assinaturas).

Uma possibilidade seria por exemplo o governo definir (nas taxas fixas) uma taxa maxima, não fazendo o banco perder, nem os clientes perderem tanto... mas como nem se ouve comentar sobre isto acho que nunca irá acontecer.

Cumprimentos

Carvalho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se os bancos baixarem a taxa fixa qd a euribor subir (e há-de subir) o que fazem às taxas fixas? Obrigam os clientes  a aumentar? E os clientes aceitam.

A taxa fixa não serve para poupar!!! Quem a contrata fá-lo pq sabe o que vai pagar até ao fim. É certo e seguro e não anda ao sabor do vento com a Euribor. Agora pagam mais, mas haverá alturas em que pagarão menos!

No final do empréstimo ficam a ganhar ou a perder? Em termos monetários não se sabe, mas em termos de descanso ficam.

Há dois  anos quem tinha euribor levou um rombo descomunal e quem tinha as fixas ficou descansado.

Por isto acho dificil os bancos alterarem a taxa fixa. E nem precisam de ter medo de perder os clientes. Os fixos do Bes passam para os euribor do BPI e vice-versa e vai dar tudo ao mesmo...

Agora uma coisa é certa! São livres de procurarem melhores condições, que actualmente serão as euribor (?), mas daqui a uns tempos se forem seguir a mesma lógica vão mudar outra vez...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se os bancos baixarem a taxa fixa qd a euribor subir (e há-de subir) o que fazem às taxas fixas? Obrigam os clientes  a aumentar? E os clientes aceitam.

A taxa fixa não serve para poupar!!! Quem a contrata fá-lo pq sabe o que vai pagar até ao fim. É certo e seguro e não anda ao sabor do vento com a Euribor. Agora pagam mais, mas haverá alturas em que pagarão menos!

No final do empréstimo ficam a ganhar ou a perder? Em termos monetários não se sabe, mas em termos de descanso ficam.

Há dois  anos quem tinha euribor levou um rombo descomunal e quem tinha as fixas ficou descansado.

Por isto acho dificil os bancos alterarem a taxa fixa. E nem precisam de ter medo de perder os clientes. Os fixos do Bes passam para os euribor do BPI e vice-versa e vai dar tudo ao mesmo...

Agora uma coisa é certa! São livres de procurarem melhores condições, que actualmente serão as euribor (?), mas daqui a uns tempos se forem seguir a mesma lógica vão mudar outra vez...

Caro ildemaro, não estava a falar de pessoas que pagam a mais 50/70eur, mas sim nas que pagam centenas de euros... toda a gente sabe que quando contrata uma taxa fixa vai pagar mais, mas nunca centenas euros a mais (de certeza que se você pagasse isso a mais não responderia assim ;)... só que infelizmente quem fez taxas fixas em 2008 "lixou-se" porque apanhou taxas altissimas tipo 5% e nunca esperavam baixassem tanto em tão pouco tempo (foi algo anormal)... por isso acho que era compreensivel apoiar essas pessoas, principalmente as que fizem contratos em 2008 com taxas altissimas (sem falar de aquelas que agora nada podem fazem porque a casa foi desvalorizada)

E, não tenha pena dos bancos porque eles nunca perdem com a gente miuda... O que acho estranho é os bancos naquela altura terem feito taxas fixas só de 3/4/5 anos, quando toda a gente dizia naquela altura que as taxas dificilmente iam baixar porque andava a aumentar tudo... e de repente tudo baixou, taxas, combustivel, etc... é logico que já sabiam o que ia acontecer, né, e agora estão a ganhar uns milhões dos desgraçados que fizeram contratos nessa altura.

Já agora, queria informar a quem quiser mudar de banco (sendo o montante até 90% do valor da avaliação) pode me contactar porque indicarei uma pessoa que ajudará em mudar para a melhor inst financeira. Infelizmente não conseguiu para mim porque fui "entalado" pelo avaliador da casa :)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0