Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
margarida

Redução de horario de trabalho (com filhos menores)

7 publicações neste tópico

Boa tarde, trabalhando eu numa empresa do sector privado com um horario das 9 as 18 e tendo uma criança este ano em escola publica com horario ate as 17horas, sem ATL, como poderei pedir a empresa a redução de 1 hora por dia? O que é que está previsto na Lei?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora podes ler toda a subsecção IV - Parentalidade (desde o artigo 33º). Certamente tem outras informações do teu interesse...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao percebi uma coisa (a lingua portuguesa é muito traiçoeira...) a redução de horario, é apenas para pais que têm filhos com doenças cronicas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao percebi uma coisa (a lingua portuguesa é muito traiçoeira...) a redução de horario, é apenas para pais que têm filhos com doenças cronicas?

Referes-te ao artigo 54º? Como diz no ponto 1, destina-se apenas a pais de menor com deficiência ou doença

crónica, com idade não superior a um ano, portanto sim.

Nos casos previstos nos artigos 55º e 56º (trabalho a tempo parcial ou trabalho com horário flexível), aplica-se, para além dos pais de crianças com deficiência crónica, aos pais de qualquer criança até aos 12 anos.

De qualquer forma, o ideal é conversares com o teu patrão para chegardes a um acordo que seja para o bem das duas partes. Por exemplo, se puder ser o pai da criança a deixá-la na escola de manhã (supondo que entre às 9h00), tu podes passar a entrar mais cedo e trabalhar das 8h00 às 17h00, sem prejudicares as tuas horas de trabalho e vencimento (e o teu patrão certamente terá mais facilidade em aceitar isso se o número de horas de trabalho for importante). Se optares pelo trabalho a tempo parcial, provavelmente perderás a remuneração equivalente a 5h por semana... Mas lá está, o patrão às vezes é simpático, nada como falar abertamente com ele :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é esse, o pai entra as 8.15 e trabalha a 20 km da escola, eu, optei por te-la mais perto do meu emprego.

Onde é que na Lei, eu posso ver "ate que ponto ficarei prejudicada" pelo trabalho a tempo parcial?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é esse, o pai entra as 8.15 e trabalha a 20 km da escola, eu, optei por te-la mais perto do meu emprego.

Onde é que na Lei, eu posso ver "ate que ponto ficarei prejudicada" pelo trabalho a tempo parcial?

Está tudo no Código de Trabalho. É uma questão de procurares por Tempo Parcial, há uma subsecção inteira dedicada a isso. Mas acho que, em princípio, se trabalhas menos 1/8 do tempo, recebes menos 1/8 do salário. Mas lá está, é uma questão de ver a que tipo de acordo chegas com o teu patrão...

Por exemplo, para certos tipos de trabalho, até pode ser viável ir buscar o miúdo à escola e tê-lo no emprego durante 1h, enquanto ele faz os trabalhos de casa ou assim...

Uma outra hipótese, que acho que vi referida num tópico aqui do fórum no ano passado, foi que os pais se juntaram para pagar mais algum para uma empregada ficar a tomar conta de algumas crianças, que os pais iam buscar um bocado depois da hora de fecho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0