Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
100do

Conta poupança PopNet (CGD)

12 publicações neste tópico

Estou a pensar meter algum dinheiro numa conta a prazo. Tenho contas no Bes e na Cgd. Não estou a pensar noutros bancos, uma vez que isso implica abrir mais contas à ordem, ter mais cartões, e provavelmente mais despesas.

No Bes acho que o melhor que consigo é 4,1% Tanb.

Na Cgd encontrei a conta PopNet.

Disponível para jovens até aos 28 anos e com Caixadirecta.

Surgiu-me logo uma dúvida: a minha mulher tem 29 e eu 27. Somos os 2 titulares, embora o meu nome é que apareça sempre. Será que posso abrir a conta?

Deixo o resto das condições:

Caixa  PopNet:

Depósito a Prazo On-line para jovens.

O Caixa PopNet é um Depósito a Prazo 6 meses, renovável automaticamente por mais 6 meses, com uma remuneração bastante atractiva e com liquidez. Disponível para constituição no Caixadirecta On-line.

O Caixa PopNet oferece uma taxa de juro excepcional e a possibilidade de ter as poupanças sempre disponíveis para qualquer eventualidade.

Destinatários

O Caixa PopNet é exclusivo para jovens até aos 28 anos inclusive que sejam clientes Caixadirecta On-line. Também pode ser subscrito por autorizados de contas de menor, em nome destes.

Abertura

O Caixa PopNet pode ser constituído por um montante mínimo de 500 euros e um montante máximo de 5.000 euros.

Constituição

A constituição do Caixa PopNet apenas está disponível no Caixadirecta On-line.

Taxa de Juro

O Caixa PopNet apresenta uma taxa de remuneração superior à dos depósitos a prazo tradicionais. A taxa de juro anual nominal bruta (TANB) é igual à Euribor a 6 meses (base 365).

Base de cálculo: Act/365

Pagamento de Juros

Os juros são pagos semestralmente na conta de depósitos à ordem.

Movimentação

Com o Caixa PopNet as poupanças podem ser levantadas nas datas do vencimento de juros sem qualquer penalização no capital e nos juros.

Se as poupanças forem levantadas em qualquer outra data, há lugar a perda de juros do período correspondente ao levantamento mas não há qualquer penalização no capital.

Fiscalidade

Os rendimentos estão sujeitos a IRS, com retenção na fonte às taxas em vigor.

Gostava de ver algumas opiniões. O dinheiro é pouco e a ideia é ter uma reserva. Penso que um prazo de 6 meses é aceitável. Talvez até arriscasse prazos de 1 ano, desde que as condições fossem boas.

Mas taxas de 4% Tanb, é pouco mais que nada  :(

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vi agora que o Bes continua com a campanha da conta Bes Rendimento extra, que dá 7% aos nºs impares. Tentei uma vez, fiquei com 3,4% tanb, que me rendeu uns míseros 3€ ao fim do mês  :o

Será boa ideia voltar a tentar a sorte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a pensar meter algum dinheiro numa conta a prazo. Tenho contas no Bes e na Cgd. Não estou a pensar noutros bancos, uma vez que isso implica abrir mais contas à ordem, ter mais cartões, e provavelmente mais despesas.

Eu tenho conta no Millennium, abri conta no BIG e não pedi cartão. Muitos bancos não obrigam a pedir cartão por abrir uma conta à ordem (gostava de saber donde veio essa ideia que é comum a muita gente). Claro que, no BIG, quando quiser tirar de lá dinheiro pago 0,50€ para o transferir para outra conta. Mas como o dinheiro que lá tenho é para investimento mesmo, as situações em que o queira tirar de volta para o Millennium serão raras, logo os custos muito reduzidos. Não será a situação ideal para toda a gente mas é-o para mim. Já agora, só por curiosidade: tens despesas por manter essas contas? Se sim, provavelmente ficas mesmo melhor em fechá-las e abrir conta noutro banco (só um aparte que já vai grande)

Surgiu-me logo uma dúvida: a minha mulher tem 29 e eu 27. Somos os 2 titulares, embora o meu nome é que apareça sempre. Será que posso abrir a conta?

...

Gostava de ver algumas opiniões. O dinheiro é pouco e a ideia é ter uma reserva. Penso que um prazo de 6 meses é aceitável. Talvez até arriscasse prazos de 1 ano, desde que as condições fossem boas.

Mas taxas de 4% Tanb, é pouco mais que nada  :(

O mais que posso fazer são especulações... porque não perguntar directamente no banco? A resposta está a um email ou a um telefonema de distância - os bancos não mordem. Penso que tipicamente basta que um dos subscritores (não me lembro agora do termo correcto) tenha a idade indicada para se poder usufruir do benefício. Mas como referi é pura especulação.

Quanto aos 4%, é pouco mais que nada mas é efectivamente mais que nada ;) Mas sim, já não é difícil encontrar acima de 5% noutros lados...

Se descobrires uma diferença de remuneração muito grande no prazo a 6 meses e no prazo a 1 ano, então verifica as condições de movimentação antecipada. Em alguns (raros) casos, a penalização nem é tão grande como isso...

Vi agora que o Bes continua com a campanha da conta Bes Rendimento extra, que dá 7% aos nºs impares. Tentei uma vez, fiquei com 3,4% tanb, que me rendeu uns míseros 3€ ao fim do mês  :o

Será boa ideia voltar a tentar a sorte?

Bem, se a probabilidade de acertar é de 50%, se falhaste da primeira tens boas hipóteses de conseguir à segunda (nah... tens 50% na mesma, maspensemos positivo). Se não conseguires os 7% podes sempre levantar o dinheiro no dia seguinte e metê-lo noutro lado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, obrigado uma vez mais pelas tuas opiniões.

Já decidi, vou meter o dinheiro nesta conta.

A ideia de que temos que abrir uma conta à ordem vem, por exemplo, de situações destas:

Pagamento de Juros

Os juros são pagos semestralmente na conta de depósitos à ordem.

Se não tivesse conta à ordem na cgd, para ter esta conta tinha que abrir uma à ordem, e aderir ao serviço caixadirecta.

Mas tens de certeza razão. No entanto, acho que é normal eu preferir trabalhar apenas com 1 ou 2 bancos. Se tivesse 50000€ para meter numa conta poupança, certamente que não me limitaria a estes 2 bancos.

Em relação às despesas de contas, para já não tenho. A conta da cgd abri quando fui estudar. Penso que esteja tipo conta jovem. Uso-a apenas para ter o dinheiro que recebo de iva (assim fica separado e não conto com ele, não o gasto). No dia em que me cobrarem o 1º cêntimo de despesas, fecho a conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveito para pedir mais uma ajuda, a quem saiba:

Euribor 6M, base 365 dias, dois dias úteis antes da data de inicio de cada semestre.

Base de cálculo: Act/365 – dias úteis Target

Código Reuters “EURIBOR365=”

O depósito tem início no dia 23. Portanto, penso que o valor da euribor utilizado será o de ontem, dia 19. O valor da Euribor 6m ontem era 5,127.

Como é que faço as contas para calcular a taxa (Tanb)?

O que são os dias úteis Target?? (espero que não existam aqui "rasteiras").

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ideia de que temos que abrir uma conta à ordem vem, por exemplo, de situações destas:

Se não tivesse conta à ordem na cgd, para ter esta conta tinha que abrir uma à ordem, e aderir ao serviço caixadirecta.

Eu não me estava a referir à necessidade de abrir uma conta à ordem mas sim dos cartões. Abrir a conta à ordem penso que é sempre preciso. Mas conheço muita gente que abre conta num banco e pede logo cartão multibanco, cartão de crédito e sei lá mais o quê... isso sim, são são despesas supérfluas. Por exemplo, se o banco não cobrar pelas transferências, pode-se transferir o dinheiro para a conta na qual se tem cartão para levantar - para quê mais cartões?

Quanto às taxas: E6M(360) = 5,127 => E6M(365) = 5,127 / 360 * 365 = 5,1982. A parte dos dias úteis target provavelmente tem a ver com o número de dias que dure o depósito. Por exemplo, se o "semestre" for de 180 dias, então o vencimento do depósito calha a um Sábado (se não me enganei nas contas). Nestes casos costuma deslizar para o dia útil seguinte, ou seja 182 dias. Portanto, a taxa para calcular os juros nesse período será calculada em função de 182 dias (5,1982 / 365 * 182).

Penso que tem a ver com isto, mas o melhor é sempre confirmar com o banco. Já agora também gostava de saber a que corresponde essa designação de dias úteis Target...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok.

Em relação aos cartões, eu entreguei-os. Só quero os que preciso ou me "obrigam".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, eu costumo fazer o cálculo da prestação do CH. No meu caso a euribor é a 360 dias e faço a Média mensal*365/360 para obter a euribor mensal.

Não estarás a fazer confusão nas contas que me apresentaste? É que se fosse a 365 era a média aritmética...

Portanto, neste caso, penso que o valor da Tanb seja 5,127. Ou sou eu que estou a pensar errado?? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os dias "target" são:

On 14 December 2000, the Governing Council of the European Central Bank (ECB) has decided that, from 2002 until further notice, the Trans-European Automated Real-time Gross settlement Express Transfer (TARGET) system will be closed, in addition to Saturdays and Sundays, on the following days:

New Year's Day

Good Friday (Catholic/Protestant)

Easter Monday (Catholic/Protestant)

1 May (Labour Day)

Christmas Day

26 December

For further information, please visit the Website of the ECB. So, it means that no rates for those dates will be given.

Segundo o site: http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

Ou seja, dias em que não existe taxa euribor, penso que seja só isso?!

A título de exemplo, eu subscrevi o super millennium aforro, o dia de subscrição era dia 25 de março (quarta) e taxa era contabilizada 2dias úteis antes, ou seja, dia 23(segunta), mas como foi um destes dias target (Easter Monday) viria para dia 20(sexta) , que era também dia target (Good Friday), ou seja, passou a ser a taxa de dia 19 de Março.

Espero ter sido útil...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora para que não sejas surpreendido, esclareço-te desde já que a conta que possuis funciona como conta-jovem até precisamente os 28 anos, data limite para esse depósito e também para os benefícios de isenção de despesas de manutenção, associados a essas contas.

E se subscreveres produtos de poupança como esse depósito a prazo num determinado montante (não tenho a certeza se 2500 € ou 5000 €), enquanto os mantiveres, tens igualmente garantida a isenção de despesas..

Mas nestes casos, nada como antecipar imprevistos, bastando para tanto um telefonema para a linha de apoio telefónico...

pauloaguia, obrigado uma vez mais pelas tuas opiniões.

Já decidi, vou meter o dinheiro nesta conta.

Mas tens de certeza razão. No entanto, acho que é normal eu preferir trabalhar apenas com 1 ou 2 bancos. Se tivesse 50000€ para meter numa conta poupança, certamente que não me limitaria a estes 2 bancos.

Em relação às despesas de contas, para já não tenho. A conta da cgd abri quando fui estudar. Penso que esteja tipo conta jovem. Uso-a apenas para ter o dinheiro que recebo de iva (assim fica separado e não conto com ele, não o gasto). No dia em que me cobrarem o 1º cêntimo de despesas, fecho a conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

para quem tiver interesse em colocar dinheiro no popnet da CGD entre o dia 31/10 e 3/11 há um depósito popnet especial que dá euribor6M+0,4%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma boa aposta, sem dúvida! Tendo em conta a crise que se está a ultrapassar os bancos têm de entrar em consenso e zelar pelos interesses deles e também de possíveis novos clientes jovens. Procurando desta forma atingir um segmento jovem  ;)

Este depósito tem uma :

A emissão é única

Data valor única e comum a todos os depósitos;

Não há lugar a emissão física do título de depósito, sendo a aceitação das características do depósito bastante para a sua constituição;

Recebe-se por e-mail um documento explicativo das características do depósito;

Depósito a prazo acessível para subscrição apenas no canal Caixadirecta on-line;

A consulta e a anulação dentro do período de subscrição estarão disponíveis em todos os canais;

CAPITAL MÍNIMO € 500

CAPITAL MAXIMO € 5.000     

O prazo são de 181 dias renovável por mais 181 dias

Taxa de juro anual nominal bruta fixa, igual à média da Euribor360 6M, verificada no mês anterior à constituição, arredondada à milésima;

1º Semestre - Euribor 6M é a taxa de juro a 6 meses publicada pela Reuters na página “EURIBOR” às 11H00 (CET) ou outra que a substitua. Base de cálculo: Act/360, acrescida de um prémio de 0,4%;

2º Semestre - Euribor 6M é a taxa de juro a 6 meses publicada pela Reuters na página “EURIBOR” às 11H00 (CET);

O pagamento de juros é feito semestralmente;

É permitida a mobilização antecipada pela totalidade, sem qualquer penalização quer no capital quer nos juros, nas datas de pagamento de juros, e com perda de juros corridos fora dessas datas.

Nota: Para emissões futuras assim que houver desenvolvimentos para tal, capital e juros serão creditados, numa conta CaixaProjecto (se o cliente tiver menos de ou 25 anos) ou numa conta CaixaPoupança (se o cliente tiver mais de 25 anos).

Já agora a base de cálculo: Act/360, acrescida de um prémio de 0,4% esta base de cálculo serve para todos os cálculos de depósitos ?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0