Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
pedrorfranco

POUPANÇA ENERGÉTICA

21 publicações neste tópico

Sendo um blog onde se refere "...finanças pessoais....", porque não poderemos apresentar aqui também algumas soluções para que apenas com o uso racional da energia possamos aumentar essas referidas "...finanças pessoais...".

É uma área que me agrada muito e felizmente tem sido o meu lobby... Posso afirmar com toda a certeza que existem soluções no mercado, que permitem sem qualquer tipo de problema a redução de consumos, tanto a nível eléctrico como a nível de água.

Por exemplo: alguém já implantou nas torneiras de casa os redutores de caudal (à venda em qualquer hipermercado ou loja de ferragens)? A água corre na mesma, mas com esse redutor, apesar de sair quase metade da água nós não damos pela diferença....ou seja.....consegue-se passar quase para metade o consumo de água....

Estou a desenvolver uns sistemas (muito económicos) que nos permitam dár maior utilização às águas, mesmo às que foram usadas...

A nível eléctrico existem 1001 formas de poupar, e está ao alcance de todos, porém convem verificar, qual das opções disponíveis aquela que melhor se enquadra na situação em causa....

Apenas quero aumentar a consciencialização de que todos nos podemos e temos que poupar os recursos naturais, e muitos deles são deitados ao lixo sem que se possa tirar qualquer proveito, como é o exemplo da água das chuvas....

Terei todo o gosto em debater aqui algumas questões e se me for permitido apresentar algumas soluções.

Cumprimentos

PF

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo: alguém já implantou nas torneiras de casa os redutores de caudal (à venda em qualquer hipermercado ou loja de ferragens)? A água corre na mesma, mas com esse redutor, apesar de sair quase metade da água nós não damos pela diferença....ou seja.....consegue-se passar quase para metade o consumo de água....

Felizmente neste fórum isso é um preocupação. Se fizeres uma pesquisa rápida encontrarás n conselhos sobre esse assunto. No entanto, pessoalmente, acho que toda a informação é pouca!

Já agora, e aproveitando a tua boa vontade, esse redutor que indicas é universal ou depende do tipo de torneira? E sabes +- o preço de cada um?

Disseram-me que se poupa muita água mas que há um problema com a água quente pois para o esquentador acender é preciso um certo (grande) caudal de água . É verdade?

Obrigada pela disponibilidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Felizmente neste fórum isso é um preocupação. Se fizeres uma pesquisa rápida encontrarás n conselhos sobre esse assunto. No entanto, pessoalmente, acho que toda a informação é pouca!

Já agora, e aproveitando a tua boa vontade, esse redutor que indicas é universal ou depende do tipo de torneira? E sabes +- o preço de cada um?

Disseram-me que se poupa muita água mas que há um problema com a água quente pois para o esquentador acender é preciso um certo (grande) caudal de água . É verdade?

Obrigada pela disponibilidade.

Creio que existe no fórum vários tópicos que se debruçam sobre a problemática energética.

Eu pessoalmente, tento falar em simultâneo as vertentes de poupança e energia, sempre que posso. Não por obrigação, mas por consciencialização do bem comum que é o "nosso" planeta.

Em relação aos redutores, já os apliquei nas torneiras da casa toda incluíndo as torneiras das banheiras (banheira e duche), lavatório e bidé (é assim que se escreve?).

Só ainda não consegui uma forma para diminuir o consumo das descargas de água na sanita. Bem sei que posso colocar uma garrafa de 1,5L com água dentro do reservatório, mas gostaria de uma solução mais prática.

Esses redutores, vêem em caixinhas pequeninas e custam no máximo 5€ cada. Se comprar umas 3 ou 4, depende das torneiras que cada um tiver em casa, pode sempre obter um descontozinho!...  ;)

No meu caso, ficaram-me por 4,5€ cada e comprei numa loja de artigos práticos para casas de banho. Não sei se numa loja de ferragens também possa haver, mas é uma questão de procurar.

Venham mais dicas energéticas!  :D

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso-te dizer que ainda durante esta semana, esses redutores estavam naquelas bancadas de 1€ no jumbo (pelo menos no de Aveiro).

Em relação ao facto do esquentador não disparar, tenho algumas dúvidas se isso relamente é a razão, pois o "estrangulamento" está a ser feito à sáida da torneira e não antes do electroválvula do esquentador....

O que o estrangulador faz é uma divisão da água, quando se abre a torneira parece que a água que vem é a mesma, mas na realidade vem toda dividida ocupando o mesmo volume mas sendo efectivamente menos.

Penso que são universais....Porém poderá existir umas torneiras mais específicas que necessitem de algum tipo de ajuste...!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei muito bem o que é um redutor nem como funciona.

De qq forma enqt espero que a água aqueça para tomar banho encho um garrafão de 5 litros que uso para regar plantas ou lavar o chão ou roupa à mão.

Comprei eletrodomésticos todos com, pelos menos, categoria A.

Qd um foco da casa se funde mudo para um de 25. São todos de 50 e não vale a pena (na sala são 7, mais 16 nos quartos, mais 4 nos corredores, mais 7 nos wc e mais 5 na cozinha). Tudo vai passando a 25, pois para além destes focos pequenos em quase todas as divisões tenho focos grandes.

Não deixo nada em standby.

Lavo a roupa e loiça sempre com carga cheia.

Os meus sanitários têm dois botões (maior descarga e mais pequena).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

..............

Em relação aos redutores, já os apliquei nas torneiras da casa toda incluíndo as torneiras das banheiras (banheira e duche), lavatório e bidé (é assim que se escreve?).

Só ainda não consegui uma forma para diminuir o consumo das descargas de água na sanita. Bem sei que posso colocar uma garrafa de 1,5L com água dentro do reservatório, mas gostaria de uma solução mais prática.

...........

Cumps  8)

Só se pretender fazer alguma alteração à boia do autoclismo ou ao braço da boia do autoclismo ou então estudar uma alteração à válvual de entrada de água para o autoclismo. Mesmo assim penso que a situação mais práctica, para quem não tem os autoclismos de duas descargas é a ocupação do interior do autoclismo com alguma coisa (por exemplo garrafas de 1,5l cheias de areia ou água)...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso-te dizer que ainda durante esta semana, esses redutores estavam naquelas bancadas de 1€ no jumbo (pelo menos no de Aveiro).

Fui roubado!...  :(

Não fui nada!  :D

Devo ter sido dos primeiros a aderir aos redutores quando estes apareceram. Creio que foi há mais de um ano se a memória não me falha...  :)

Cumps  8)

P.S. - Creio que fazer alterações à bóia ou ao braço do autoclismo deve implicar gastos superiores aos 4,5€ que gastei com os redutores! Mas é uma questão de aguardar por novidades neste campo!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De qq forma enqt espero que a água aqueça para tomar banho encho um garrafão de 5 litros que uso para regar plantas ou lavar o chão ou roupa à mão.

Comprei eletrodomésticos todos com, pelos menos, categoria A.

Qd um foco da casa se funde mudo para um de 25. São todos de 50 e não vale a pena (na sala são 7, mais 16 nos quartos, mais 4 nos corredores, mais 7 nos wc e mais 5 na cozinha). Tudo vai passando a 25, pois para além destes focos pequenos em quase todas as divisões tenho focos grandes.

Não deixo nada em standby.

Lavo a roupa e loiça sempre com carga cheia.

Os meus sanitários têm dois botões (maior descarga e mais pequena).

Mas no caso dos focus ainda os podes mudar para focos de 1W (um watt) que é a nova tecnologia de LEDs...

E porque não essa água ir directamente para um reservatório? onde se junta todo a água do mesmo tipo (à excepção das descargas da sanita e do lava loiças)...essas águas poderiam ser usadas para muita coisa...MAs mesmo assim CURVO-ME perante a iniciativa, nem todos se estão para se dar a esse trabalho, eu pessoalmente optei por um sistema em que a água está sempre quente para sair...e usando o sistema solar térmico não me consome nada...

Existem coisas muito simples, ao alcance de todos, mas penso que só poucos é que se preocuparam em fazer realmente as contas....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

P.S. - Creio que fazer alterações à bóia ou ao braço do autoclismo deve implicar gastos superiores aos 4,5€ que gastei com os redutores! Mas é uma questão de aguardar por novidades neste campo!...  ;)

Quando eu falo em alterações à boia, pode ser por exemplo, colar da parte de baixo da boia esferovite....ou seja todo o braço vai levantar mais cedo e vai fechar a válvula mais cedo, deixando entrar menos água por descarga....Isto dito de uma maneira muito rápida e sem pensar...nunca o experimentei, tenho os de 2 descargas...

Em relação ao braço, era estudar uma maneira de o curvar mais para baixo, sempre com o intuito de fazer fechar a válvula mais cedo....

Penso que qualquer uma destas situações custam menos 1 € e no autoclismo ainda não se podem usar os redutores...;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Para se reduzir o volume de descarga dos autocolismos basta abrir e a grande maioria deles tem um regulador para evitar encher a totalidade do depósito, é um pequeno parafuso na extremidade do braço da boia que fecha a entrada de água, basta rodar. Se não tiver, uma garrafa de 1,5 ou 2 litros de água no seu interior serve perfeitamente e é fácil de se colocar.

Eu tenho em minha casa um sistema de aproveitamento de águas da chuva para rega do jardim. Para não me alongar muito aqui fica o link onde podem tirar umas ideias:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=29&t=8906&start=0

Para além disto adopto os comportamentos básicos, tenho lâmpadas economizadoras em toda a casa, painel solar, isolei o melhor que pude o sotão para não perder calor no Inverno, etc...

No caso das torneiras, todas elas já traziam redutores pelo que nunca comprei disso. Coloquei apenas um redutor de pressão da rede junto ao contador que ajuda bastante, estando a pressão em cerca de 4 bar (a da rede é de cerca de 8 bar).

Lâmpadas de led ainda são muito caras, mas é uma opção cada vez mais a ponderar..

De resto, estou aberto a novas ideias... Venham elas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já vi alguns sistemas desses com parafuso, mas pensoq eu começaram a aparecer quase juntamente com o sistemas de dupla descarga. Os anteriores penso que não têm esse dispositivo.

Esse sistema de rega apenas está funcional para a rega do jardim? Não o utilizou para outros fins?

Eu costumo usá-lo para, além da rega (que consume bastante água), para outras finalidades onde a água não necessita de ser potável...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que se não tiverem parafuso têm outro modo de reposicionar a boia, baixando um pouco mais para não encher tanto.

Este meu sistema está ligado não só ao sistema de rega como a 3 torneiras exteriores (lavar o carro, janelas e chão exterior, etc...). Posso também, quando esgota a água dos depósitos fechar essa opção e abrir água da rede para toda esta canalização.

Podia também usar esta água em autocolismos, mas teria de ter uma instalação independente dentro de casa e isto foi feito após a construção da mesma.

Quem tiver para construir uma moradia nova e tiver T€MPO para um sistema mais avançado que este meu rudimentar pode pesquisar aqui:

http://www.ecoagua.pt/index.php

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem tiver para construir uma moradia nova e tiver T€MPO para um sistema mais avançado que este meu rudimentar pode pesquisar aqui:

http://www.ecoagua.pt/index.php

...Ou então podem entrar em contacto comigo, pedrorfranco@gmail.com, e concerteza que terei uma solução para os interessados. Não unicamente no que diz respeito ao aproveitamento das águas mas também na utilização das energias alternativas (éolica e fotovoltaica)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que se não tiverem parafuso têm outro modo de reposicionar a boia, baixando um pouco mais para não encher tanto.

Acho que não tenho o dito parafuso, estão lá dois mas creio que têm outra função, mas reposicionei a bóia e agora só enche até metade do recipiente!...  :)

Obrigado pela dica!  ;)

Uma pequena observação.

Quando eu comprei os redutores, cada caixa tinha 3 para as torneiras e mais 1 para a banheira. Portanto, eram 4 que me ficaram por 4,5€. Não sei se é o caso dos redutores que se encontram no Jumbo por 1€...

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...Ou então podem entrar em contacto comigo, pedrorfranco@gmail.com, e concerteza que terei uma solução para os interessados. Não unicamente no que diz respeito ao aproveitamento das águas mas também na utilização das energias alternativas (éolica e fotovoltaica)

Cumprimentos

Provavelmente não viste que neste fórum há uma secção de Emprego, de procura e também de oferta. É aí, claramente, que deves oferecer os teus serviços  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok e se for"....consultem dogpower@dogpower.pt. Terão lá algumas soluções"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Redutores de Água

Todos sabemos que a água é indispensável à vida e que temos o dever de a poupar porque este bem é escasso. Podemos cumprir esse dever sem qualquer esforço, através de uns equipamentos simples, baratos e de fácil instalação chamados: redutores (ou economizadores) de água. Estes equipamentos (baseados no efeito Venturi) misturam ar na água o que, para além de a tornar muito mais agradável ao tacto, faz com que poupemos mais de metade do que é habitual sempre que abrimos uma torneira, apesar de não se notar qualquer alteração no fluxo. Mas não é tudo uma vez que, ao reduzir o caudal de água, vai reduzir-se também a quantidade de energia necessária para a aquecer.

Vantagens destes equipamentos:

- Reduzir a mais de metade o consumo de água e da energia utilizada no seu aquecimento, sem qualquer incómodo para o utilizador;

- A economia financeira que proporcionam ao efectuar essa redução nos consumos (pagam-se a si próprios em pouco tempo e, seguidamente, passam a funcionar como um autêntico mealheiro);

- Fácil e rápida instalação, sem necessidade de qualquer tipo de obras nem intervenções de pessoal especializado;

- Fluxo de água com a mesma pressão mas muito mais leve e agradável ao tacto.

Para ter uma ideia do que são redutores, podem consultar este site: http://www.ppagua.com/index.php?cPath=204_203

Os preços são um pouco elevados, em comparação com os de uma loja física ou até mesmo no Jumbo como já referiram (ainda não os vi lá à venda).

Este site trás uma caixa do tipo que comprei na loja: http://bragacity.olx.pt/redutores-de-caldal-de-agua-iid-33669912

O preço é que me parece um pouco inflacionado em relação aquilo que paguei...

Depois também há outros, redutores do colesterol e triglicéridos:

AQUAMARINE Cáps. emb. 60

Classificação ATC: C10AX Outros redutores do colesterol e triglicéridos

Classificação CFT: 22.4.1 Prevenção e adjuvantes para doenças cardiovasculares

22.8.1 Prevenção e adjuvantes de doenças osteo-articulares

COLESTER-OIL Cáps. emb. 30

Classificação ATC: C10AX Outros redutores do colesterol e triglicéridos

Classificação CFT: 22.4.1 Prevenção e adjuvantes para doenças cardiovasculares

mas isso é outra história, que agora não interessa nada!...  :D

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O redutor de colestrol tb dava jeito...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No AKI e no Leroy Merlin têm e custam cerca de 6€, são iguais ao que estão na foto em cima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No AKI e no Leroy Merlin têm e custam cerca de 6€, são iguais ao que estão na foto em cima.

Pois, mas eu paguei na altura 4,5€,...

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O redutor de colestrol tb dava jeito...  :-\

Pois, se me deres uma ideia do problema que tens (intervalo de idade, nível de colesterol, prescrição médica...) talvez arranje alguma coisa. Entretanto, deixo alguns tópicos que podem ser úteis:

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1965.0.html

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1856.0.html

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1926.0.html

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0