MissJackie

Taxa de Esforço

8 publicações neste tópico

Boa Tarde

Tenho uma dúvida relativamente ao cálculo da taxa de esforço. Peço desculpa se este tópico já foi tratado anteriormente.

Neste momento estou interessada no seguinte negócio:

Valor Imovél: 82000€

Valor Avaliação: 95000€

Rendimento Mensal: ~1100€

O imóvel pertence a uma instituição bancária e a única despesa que teria à partida seria a escritura.

A razão da minha dúvida é se devo avançar para um imóvel deste valor ou para um valor inferior. Uma vez que as taxas de juro, mais tarde ou mais cedo, vão aumentar e não queria ficar "com a corda no pescoço".

Gostaria de saber a vossa opinião. Desde já agradeço.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso depende do valor que pedires ao banco, da taxa de juro e do tempo que combinarem para pagar o empréstimo.

Por exemplo, supondo que pedias os 82.000€, a uma taxa (Euribor + spread) de 2% e durante 30 anos, ficarias com uma prestação de cerca de 300€; Já se a taxa fosse de 5% (ainda no ano passado esteve mais alta que isto), dava quase 450€.

Este último valor parece-me um bocado puxado para o teu nível de rendimentos, mas pode não ser impossível de manter durante algum tempo; de qualquer forma tu deves conhecer o teu orçamento melhor que eu :P

Se entrares com algum dinheiro do teu bolso e pedires menos ao banco, ou se negociarem um prazo mais longo, a prestação irá inevitavelmente descer. Mas no último caso pagas mais de juros no total...

Para fazer algumas simulações e ver de que forma os parâmetros podem afectar a tua prestação, sugiro que uses o mapa de prestações disponibilizado no blog: http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-prestacoes-avancado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O imóvel pertence a uma instituição bancária e a única despesa que teria à partida seria a escritura.

A razão da minha dúvida é se devo avançar para um imóvel deste valor ou para um valor inferior. Uma vez que as taxas de juro, mais tarde ou mais cedo, vão aumentar e não queria ficar "com a corda no pescoço".

Por um lado, também acho que não nos devemos contentar em comprar algo abaixo das nossas expectativas só porque não dá. Isso de comprar casa mais barata para depois não gostar, não vale a pena (a menos que seja para vender ao fim de algum tempo e tentar fazer lucro... mas isso também é uma incógnita nos dias que correm, depende da casa). Mais vale esperar durante algum tempo e ir juntando mais algum dinheiro até se poder avançar com algo ao nível do que se quer ;)

Por outro lado, se realmente achas que é uma boa oportunidade (pelo que percebi a casa está a preço de saldo?) e que consegues suportar os 500€ em caso de subida súbita das taxas, talvez valha a pena arriscar (da mesma forma que não ficarão baixas para sempre, também não hão de estar altas para sempre e os teus rendimentos também subirão com o tempo, espera-se). O importante, neste caso, é avançares consciente dos riscos e teres um plano de emergência, para o caso de ser preciso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelas respostas pauloaguia

Esqueci-me de referir que tenho um crédito automóvel e pago mensalmente 195€. Tendo em conta os valores que me deste para as diferentes taxas, iria ficar com um orçamento bastante limitado para as restantes despesas.

Eu pretendia pedir só os 82000€. Mas o banco pede 1750€ no CPCV. Só tenho 2000€ que pensei poder utilizar nas despesas iniciais. Mas ao pagar os 1750€, fico sem dinheiro para a escritura. Na imobiliária sugeriram-me um multi-opções, não sei se será uma boa opção.

O valor de venda está abaixo do valor comercial. Naquela zona são todas acima dos 110.000€ (valores para T2) e por esse motivo é que eu queria aproveitar esta "oportunidade", apesar de não ter dinheiro para todas as despesas.

Portanto, resumindo e concluindo penso que o melhor será esperar mais um pouco e juntar mais algum.  :-\

Obrigada pela opinião

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora... cmo chegou ao Valor Avaliação: 95000€?

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora... cmo chegou ao Valor Avaliação: 95000€?

cumps

O imóvel pertence a uma instituição bancária e até ao final de Setembro oferecem todas as despesas de registos, avaliações, etc (excepto escritura). Isto segundo informação da imobiliária.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento estou interessada no seguinte negócio:

Valor Imovél: 82000€

Valor Avaliação: 95000€

Rendimento Mensal: ~1100€

1. O valor do imóvel é de 82000€ só se fizer o CH nessa instituição bancária?

2. Pode fazer o CH noutra instituição bancária e manter esse valor?

3. Em caso de resposta negativa à primeira opção e positiva à segunda opção, já pensou em pedir outras simulações, tendo por base essa que tem consigo, suponho eu?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola JRibeiro

Respondendo às suas perguntas:

Posso fazer CH noutro banco. Fiz uma simulação no BBVA que tem um protocolo com a minha empresa. Mas a vantagem de fazer o CH no banco dono do imóvel (Millennium) é que só teria de pagar a escritura.

Ainda não fiz a simulação no Millennium, em principio na próxima semana irei fazê-lo, e vou comparar os valores de um e outro, e ver se é realmente vantajoso fazer o CH no Millennium.

Agora os 1750€ que o Millennium exige na altura do CPCV, tenho de os pagar sempre.  :-\

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor