Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Babalu

Comprar ou Construir? A crise nao existe_portugueses sao ricos

8 publicações neste tópico

Ora viva a todos!

Peço desculpa aos moderadores, mas na verdade fiquei confuso em qual dos subforuns deveria colocar este tópico. Dado que se trata da melhor opção para poupar dinheiro na compra da casa, optei por este. :-)

Na zona Norte do país (distrito de Viana) os terrenos, pelo que tenho visto na net em sites de imobiliárias, são muito "baratos" (ironia pura): anda tudo à volta de 60 000 euros. Imaginemos que compro um terreno e que depois construo uma casa. Digamos, uma moradia T3, sem grandes aquecimento central, sem tretas como persianas automatizadas ou rádio nas paredes, etc...tudo simples e de qualidade média. No terreno imaginário, temos um terreno verde pequenito e uma garagem com espaço para 1 ou 2 carros. Agora imaginemos uma casa similar, mas usada, pois nem arrisco a imaginar como seria o preço de uma nova (em Viana é tudo muito barato, a casa nova média, pronta a comprar, não fico por menos de 200-220 mil eurinhos). Questão 1: comprar ou construir? Fico desesperado ao ver tanta coisa caaaaaara. Tendo em conta a situação atrás, o que será melhor? Será que há o perigo das taxas subirem e, alguém com uma prestação de 350 euros, passar a pagar de 500 em menos de meio segundo?

Questão 2: há mesmo crise? vejo um sem número de moradias novinhas em folha com um preço mínimo como o que referi atrás (e garanto que até essas casas são raras de encontrar). Como explicar então aos meus futuros netinhos (nem filhos tenho) estas mentiras? Não consigo mentir, e não se pode falar em crise...não, não meus amigos...ou o povo anda a ganhar muito mais dinheiro do que àquilo que eu sei, ou então, na minha cidade, há 2 ou 3 milionários a comprar as casinhas todas.

Obrigado ;-)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse post tá cheio de ironia ou é tipo um post num blog, em que as pessoas falam sozinhas?

Há alguma coisa que queiras perguntar ao certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem ironia por ser irritante ver o que se passa neste país.

Caso não tenhas visto coloquei perguntas sinceras que gostaria de ver respondidas se fosse possível. Por mero acaso soou-te a ataque pessoal para estares tu a atacar-me?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o babalu.

Às vezes, vendo o modo de vida que a maioria das pessoas leva, também eu duvido da real existência desta crise de que tanto se fala.

Quanto aos terrenos e casas em Viana do Castelo (vivo próximo e conheço razoavelmente a zona), há que ponderar que o distrito possui um elevado número de emigrantes e que estes têm maior poder de compra que a maioria das pessoas que cá vive e trabalha. Talvez os preços sejam mais elevados por esse facto. Mas isto é apenas a minha opinião...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A crise existe para quem perdeu o emprego sobretudo (e é preciso não esquecer que o desemprego está em níveis muito altos).

Para quem continua com uma situação estável (ou pelo menos empregado), os preços de várias coisas até têm descido, as taxas de juro estão anormalmente baixas e pode ser uma boa altura para se lançarem na aventura de comprar uma casa - dado que os preços não têm subido tanto como noutros anos. As casas continuam caras, sim, mas se calhar a valores idênticos aos do ano passado, sem inflação.

O segmento que provavalmente se tem ressentido mais e onde os preços têm baixado alguma coisa (pelo menos aqui onde moro) é o dos pequenos apartamentos, tipicamente procurados por quem está em início de vida ou não tem ainda uma situação muito estável. Mas também não é nesse segmento que andas à procura, pelo que dizes...

Quanto a comprar ou construir, construir tipicamente sai um bom bocado mais barato. Mas também gasta muito do teu tempo, por isso tudo depende de quão precioso é o teu tempo para saberes se te vai sair mais barato ou não ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coolzero, acho que na minha resposta fui demasiado agressivo, desculpa.

Não quero cá confusões, simplesmente achei estranho teres-me atacado. Na verdade fui irónico, mas foi uma ironia não direccionada a ninguém. Foi um desabafo com algumas perguntas reais à mistura. Depois vi o teu post a atacar-me e irritei-me. Peço desculpa.

Voltando ao tópico:

Quanto ao que os outros membros disseram, dou-vos razão, mas simplesmente não sei por onde começar: vivo numa casa alugada e não estou mal, mas acho que gastar dinheiro para uma casa que nunca será minha...Por isso penso que ao fim de uns 2-3 anos, viver numa casa arrendada deixa de ser bom. Mas isto sou eu a pensar claro.

Afinal, construir fica mais barato em que medida? Alguém me pode dar exemplos reais? :-)

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal, construir fica mais barato em que medida? Alguém me pode dar exemplos reais? :-)

Se há tempo, paciência e algum conhecimento, acho que a melhor opção é construir. É mais barato, tem-se mais controlo e fica quase como quer.

Por outro lado, dores de cabeça não vão faltar, assim como trabalho.

Em termos de prazos para construir, devem ser pelo menos 1 a 2 anos. Isto se não tiver problemas pelo meio, como a documentação e autorizações camarárias, as inspecções periódicas que deve solicitar e pagar...

Por outro lado é preciso muito cuidado com os empreiteiros/construtores...

Um exemplo do que falo encontra-se neste tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1950.0.html

Mas supondo que não há nenhum destes problemas que referi, se encontrar um terreno com boas áreas a um preço razoável, deverá pedir a um projectista que desenhe a casa dos seus sonhos e depois é ir fazendo as contas de somar (e de subtrair)...  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim ficou-me mais barata, construi à 8 anos, uma casa (3 quartos, 2 salas, 2 wc, 1 cozinha, 1 despensa, 1 escritório) por 90.000,00, num terreno com 1000m2, que herdei dos meus pais, com jardim, garagens, casa para lenha, portões automaticos, etc. Se a fosse comprar não me ficaria por menos de 200.000,00.

Mas atenção é preciso algum esforço para que fique mais barata. Assim:

1º.- Mandei fazer o projecto a um colega, que me fez um bom preço.

2º - Em vez de mandar fazer a casa a um empreiteiro, comprei o alvará (para poder levantar a licença na camara, por 1.000,00)

3º - Para pôr a casa em pé, falei a um pedreiro, que eu sabia que era bastante bom e a um servente. Começamos nas minhas férias e eu ajudei sempre, como servente.

4º - No fim da casa estar em pé, prescendi do servente e o pedreiro passou a trabalhar só aos sabados, domingos e feriados, para ser eu a dar a serventia.

5º - Pesquisei bastante onde podia comprar os materiais mais baratos.

Penso que com este metodo poupei muitos milhares de euros. Aliás, penso que se não quisesse gastar tanto, poderia fazer uma casa perfeitamente habitavel, por cerca de 50.000,00. (Fazendo a casa mais pequena, não tendo jardim, sem garagem, sem casa lenha, sem portões automaticos, sem o chão ao redor da casa todo empedrado)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0