Grabulho

Venda de terreno - impostos

11 publicações neste tópico

Boas a todos.

Tenho uma dúvida, os meus pais querem vender um terreno agrícola que lhes coube por herança. Será que têm de pagar imposto sobre o valor de venda? Será isto considerado mais valias, uma vez que não houve aquisição e posterior venda?

Ou bastará declarar na declaração de IRS?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o terreno for vendido por mais do que aquilo que vale, então há mais-valias e consequente pagamento de imposto.

Tens razão, basta declarar na declaração de IRS - o fisco encarrega-se de fazer as contas ;)

Mas, já agora, o custo de aquisição não será 0€ mas provavelmente o que estiver na avaliação das Finanças (consultar a caderneta predial). Sempre dá uma mais-valia um pouco mais baixa, espera-se...

Já há um outro tópico justamente sobre este assunto, pode ser que ajude a esclarecer mais algumas dúvidas que possam surgir: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=1159.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

-O valor de aquisição é o maior dos valores entre a avaliação no momento da posse, e o valor atribuido aquando da posse.

Ou seja, o maior dos valores entre a avaliação feita, por exemplo, para efeitos das partilhas, e a avaliação que as Finanças fizeram na altura da transmissão, é isso?

-É necessário saber o ano -e analizar se há ou não mais valias- pois, isso determinará o impresso de IRS a fazer no ano seguinte. (G ou G1)

Se o terreno foi herdado até 1988 não há mais valias, mas a venda tem que ser declarada no anexo G1, é isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2)Informação errada. Até 1989, ano da entrada em vigor do codigo do IRS, em 99% dos casos não sao tributadas em mais valias. Mas ainda que vindas á posse ANTES, podem estar sujeitas.

Espero que o errado não fosse por causa do "até 1988" (quando muito faltou-me acrescentar "inclusive" :))...

Já agora, dava para dizer em que casos é que, apesar da aquisição ter sido antes de 1989, as mais-valias podem estar sujeitas a IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O terreno de que falo, foi herdado em 1975, e não sofreu qualquer alterações desde essa data.

Quer isso dizer que está isento de mais valias?

Sendo assim, quando for a altura de declarar no anexo G1, qual o valor que coloco de aquisição?

Desculpem lá mas é que nestas coisas ando mesmo à nora.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a confirmar no site das finanças, e todos os imoveis estão com a data de 1985, e segundo o meu pai foi quando andaram lá pela a aldeia uns senhores (que penso serem das finanças) a fazer um levantamento de todos os terrenos existentes, proprietários e confrontações.

Já agora e não querendo abusar  ;), no anexo G1 também tenho de colocar o valor de aquisição? E se sim, basta por lá o valor que está na caderneta predial?

Obrigado pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, tenho uma duvida:

Adquiri um terreno em 2010 por 1500 €, vendi agora no ano 2012 por 23.000 €, no entanto o valor da avaliação nas finanças do Imovel é 77.480 €.

A minha duvida é: Qual o valor de maiores valias a considerar para a declaração do IRS.

É a diferença entre 23.000 € - 1500 €

Ou

É a diferença entre os 77.480€ - 1500 €

Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, vou vender um terreno por 5000€ . quanto vou pagar de IRS ?

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, vou vender um terreno por 5000€ . quanto vou pagar de IRS ?

Por quanto o compraste? E em que ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Vou vender um terreno urbano que adquiri em 2014, pelo valor de 8.600€, Quanto terei de pagar de imposto? Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou vender um terreno urbano que adquiri em 2014, pelo valor de 8.600€, Quanto terei de pagar de imposto? Obrigada

Depende do valor por que o adquiriste. E do teu escalão de IRS.

O cálculo da mais valia será efetuado da seguinte forma: <valor de venda> - <valor da compra> - <encargos> (por encargos entende-se o custo com os registos na altura da compra, obras que eventualmente tenhas feito e custos necessários à venda do terreno, se os tiveres)

Metade do valor da mais valia é depois acrescentado ao resto dos teus rendimentos e usado para determinar o teu escalão, na altura em que meteres a declaração de IRS.

Isto com base nas regras do ano passado. Pelos vistos este ano não deverá haver muitas alterações a nível do IRS, mas nunca se sabe se não poderá mudar mais alguma coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor