cj2111

Hedge Cambial

4 publicações neste tópico

Tipo se investir num fundo em dólares estou sujeito a risco cambial. Qual a melhor forma de me proteger contra esse risco? Existe a possibilidade de futuros...mas não sei muito bem como isto funciona!Alguém sabe?;)

Tenho a noção que este tipo de instrumentos financeiros ainda é muito caro em Portugal, mas tenho mesmo noção!

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que a melhor forma de te protegeres é mesmo investindo num fundo... em Euros :)

Há vários fundos europeus que investem no estrangeiro. Não consegues encontrar um fundo equivalente por cá? O BEST, por exemplo, tem uma carteira de fundos bastante diversificada...

Não faço muitos investimentos em moeda estrangeira por isso pouco sei sobre eles. Mas tenho ideia que não são muito mais caros que os fundos na nossa moeda - têm comissões de levantamente e/ou resgate e/ou custódia e mais o que se lembrem de inventar como todos os outros...

Mas eu tou como tu - só tenho umas vagas noções doassunto ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que estava a pensar era em investir em fundos indexados, isto é, investir em alguns dos maiores indices internacionais. Claro que penso investir a maior parte do meu portfolio na Europa, mas por ganhos de diversificação este tipo de fundos seriam muito bons.

Para além da vantagem que têm em custos. Sendo fundos passivos têm um turnover muito baixo fazendo deles muito baratos. Este tipo de fundos têm comissões de gestão à volta de 0.5%.

Ja dei uma olhada no Best mas os fundos que têm do estrangeiro (tipo: S&P500), são em dólares. Um risco que não quero correr é o cambial. Se souberes de fundos deste tipo em Euros óptimo.

Acho que o Millenium BCP tem até fundos indexados (ex.S&P500, Nikkei225, Ouro, Brent etc.), o problema é que so têm fundos value, isto é, fundos que investem nas maiores empresas de um país. Seria vantajoso, para efeitos de diversificação ter alguns fundos Small Cap ou mesmo Growth no portfolio. No entanto estes eles não têm. Tipo Wilshire5000, Russel2000. Aqui na Europa ha algum indice de referencia para Small Caps?

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que estava a pensar era em investir em fundos indexados, isto é, investir em alguns dos maiores indices internacionais. Claro que penso investir a maior parte do meu portfolio na Europa, mas por ganhos de diversificação este tipo de fundos seriam muito bons.

Para além da vantagem que têm em custos. Sendo fundos passivos têm um turnover muito baixo fazendo deles muito baratos. Este tipo de fundos têm comissões de gestão à volta de 0.5%.

Ja dei uma olhada no Best mas os fundos que têm do estrangeiro (tipo: S&P500), são em dólares. Um risco que não quero correr é o cambial. Se souberes de fundos deste tipo em Euros óptimo.

Acho que o Millenium BCP tem até fundos indexados (ex.S&P500, Nikkei225, Ouro, Brent etc.), o problema é que so têm fundos value, isto é, fundos que investem nas maiores empresas de um país. Seria vantajoso, para efeitos de diversificação ter alguns fundos Small Cap ou mesmo Growth no portfolio. No entanto estes eles não têm. Tipo Wilshire5000, Russel2000. Aqui na Europa ha algum indice de referencia para Small Caps?

Abraço

Boas,

A cobertura cambial não é tão linear. Ou seja, não é garantido que um fundo que investe nos EUA e está cotado em euros esteja a fazer cobertura cambial. Apenas significa que no final do dia, o gestor faz a conversão das posições em dólares para euros. Por isso, para saber se o fundo que estás a investir faz cobertura, tens que o confirmar directamente no prospecto do fundo.

A opção que tu apresentas-te, que passa por investir num fundo de índice, não me parece a melhor solução. Pode até ter custos de comissionamente mais baixos que os restantes fundos de investimento, visto que a sua única função é acompanhar um índice, mas mantêm uma fiscalidade de 20% sobre mais-valias. Por essa razão, penso que quando quiseres investir directamente num índice, a melhor solução deverá passar pelo investimento de fundos cotados, conhecidos como ETF - exchange-traded funds -. Não só fazem o papel que os fundos de investimento de índice (replicam por inteiro um índice, de acções, matérias-primas, obrigações, inflação, ...) e têm custos de comissionamento bastante reduzidos, como têm a vantagem fiscal de as mais-valias serem tributadas apenas a 10% e ainda são transaccionados como de acções se tratassem: compro agora, e vendo daqui a 5mt, ao cotrário do que se passa com os fundos que demoram, no mínimo, D+3dias, a disponibiliarem o dinheiro da venda.

E quanto aos fundos que viste no Millenniumb bcp tem em atenção se o que tu viste não fora certificados (o maior risco é mesmo a sua liquidez).

E quanto à cobertura cambial através de futuro, é preiso estudar os prós e contras. Desde logo precisas de algumas margem financeira para o fazeres. Por exemplo, penso que o Banco Big exige uma conta margem de 10 000€. Depois tem o próprio risco intrínseco a este produto financeiro: podes perder todo o dinheiro. Este instrumento é utilizado sobretudo por grandes empresas para cobrirem o pagamento/recebimento de facturas a 30/60/90 dias. Mas se estiveres interessado realmente numa cobertura de risco cambial, de taxa de juro, e de outros, investiga o mundo das opções. O risco e mais controlável.

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead