rumbelino

Dúvida: Transferência do Crédito Habitação

12 publicações neste tópico

Olá,

Primeiro queria agradecer pelo excelente serviço que nos têm prestado, tanto através do blog como deste fórum! ;)

Infelizmente não somos ensinados desde pequenos a gerir as nossas vidas financeiras... Mas talvez isto mude um dia...

Relativamente à minha questão:

Desde Fevereiro que ando no processo de aquisição de casa.

Esta custa 132.000€ e queremos pedir 137.000€ para pagar os encargos com o Banco e custos legais.

Conseguimos ter tudo aprovado com o Santander Totta, através da Imobiliária, mas não gostámos das condições, tento a casa sido avaliada em 145.000€, e então decidimos ir aos Bancos para ver o que conseguíamos...

Infelizmente o processo com os bancos não tem sido fácil, e o facto da crise ter aparecido só veio piorar a situação... Tínhamos quase tudo pronto no BPI, onde encontramos as melhores condições, e de repente disseram-nos que já não nos podiam dar o crédito porque como a Euribor subiu, deixa-mos de ter condições para o pagar...

A data da escritura já foi adiada, e já não temos tempo para ir a outros bancos.

Só nos resta o Barclays, do qual estamos à espera do valor da avaliação, que é grátis caso não aceitemos as condições posteriores, para nos decidirmos, mas em principio iremos aceitar as condições, se a avaliação for igual ou superior à primeira, embora ainda tenhamos que negociar tudo, porque queremos mesmo ficar com a casa e não queremos perder o valor do sinal (2500€)

Neste momento, já temos forma de adquirir o valor para além dos 90% da escritura que os bancos nos dão, para não aumentarem o spread e outros...

Na simulação do Barclays os valores eram um pouco piores que os do BPI, por isso, a minha questão é saber quando devo pensar em transferir o crédito para outro Banco? Existe algo prazo mínimo contratual? Será melhor esperar que a crise melhore?

Se precisarem de mais dados para me aconselharem...

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A economia é feita de subidas e descidas, contratas e daqui a algum tempo, quem sabe um ano ou dois e começa outra vez a concorrência entre os Bancos para transferência do crédito. Agora há uma coisa, perder os € 2.500,00 é que não. Isso é ponto assente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Conseguimos ter tudo aprovado com o Santander Totta, através da Imobiliária, mas não gostámos das condições, tento a casa sido avaliada em 145.000€, e então decidimos ir aos Bancos para ver o que conseguíamos...

Isto foi avaliação de "amigo" para a imobiliária ou é mesmo o valor da casa? (Só pergunto porque disseste que a casa custa 132 000€). É que se os outros bancos a avaliarem mais por baixo, vai ser mesmo difícil conseguir crédito noutro lugar...

Tínhamos quase tudo pronto no BPI, onde encontramos as melhores condições, e de repente disseram-nos que já não nos podiam dar o crédito porque como a Euribor subiu, deixa-mos de ter condições para o pagar...

Atenção a este ponto - a Euribor está a subir e prevê-se que suba ainda mais um bom bocado antes de inverter a tendência... se uma subidazinha vos deixa em dificuldades para pagar o crédito agora, no futuro pode ser bem pior. Analisem com cuidado as simulações, e prestem atenção à parte onde é apresentado o valor da prestação no caso da subida das taxas em 1 ou 2 pontos percentuais.

Só nos resta o Barclays, do qual estamos à espera do valor da avaliação, que é grátis caso não aceitemos as condições posteriores, para nos decidirmos, mas em principio iremos aceitar as condições, se a avaliação for igual ou superior à primeira, embora ainda tenhamos que negociar tudo, porque queremos mesmo ficar com a casa e não queremos perder o valor do sinal (2500€)

Neste caso já vai tarde, mas já é frequente surgir nos contratos promessa uma cláusula que diz que o sinal será restituído caso a compra não possa avançar por causa dos bancos não concederem o crédito. Fica o alerta para quem possa ler isto e estar a preparar-se para começar uma novela semelhante.

Não sei o tempo de que ainda dispões (mas se ainda vais negociar com o banco é capaz de ser algum), mas ultimamente a Caja Duero anda a ser recomendada por várias pessoas daqui do fórum que andam à procura de banco para lhes dar crédito... se tiveres tempo (e paciência) podes sempre tentar mais este...

Na simulação do Barclays os valores eram um pouco piores que os do BPI, por isso, a minha questão é saber quando devo pensar em transferir o crédito para outro Banco? Existe algo prazo mínimo contratual? Será melhor esperar que a crise melhore?

Não há prazo mínimo. Quer dizer, és capaz de ter que esperar que o mês chegue ao fim :)

Mas alguns bancos que cobrem as custas das transferências podem impor algumas restrições para o fazer. Quanto ao "timing", basta andar atento às condições de crédito que os bancos vão colocando à disposição (faz umas simulações nos vários bancos a cada 3 ou 4 meses, vai estando atento à publicidade, etc). Se vais descobrir melhores condições antes ou depois da crise passar isso é que já ninguém te pode dizer com certeza...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao,

É realmente muito dinheiro...

pauloaguia,

Pelo que me apercebi, havia uma relação entre a Imobiliária e o Banco, mas mesmo assim conseguia melhores condições no BPI, mas tive azar com esta crise dos dois últimos meses que aumentou a Euribor e Spreed...

A casa vai ser vendida por 132.000€, embora inicialmente estivesse por 134.000€.

Em relação ao facto de a Euribor subir, ainda temos uma margem...

O Barclays está a dar a taxa promocional (4.25%) durante um ano, e vamos apostar nisso caso a avaliação seja igual ou superior à outra.

No contracto promessa e venda temos essa clausula, mas como rejeitamos as condições do Santander Totta, já não há nada a fazer...

Já só temos até dia 21 de Junho como prazo, por isso já não será possível, mas vendo as condições do Caja Duero eles só dão aqueles valores no caso de pedir 80% do financiamento, e isso não me parece possível. De qualquer das formas as condições talvez fossem melhores...

Parece-me que, caso a avaliação seja positiva, que avanço com o Barclays já que aproveito a taxa promocional, e vou estar atento para melhorar as condições se possível...

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aí está um outro critério para saberes quando procurar outro banco para onde transferir o crédito: quando o valor da tua dívida te colocar noutro escalão. Quer dizer, quando deveres só 85%, 80%, 75%, etc da avaliação refazes novamente as simulações nos vários bancos (se começas com 90%, deve levar mais de meia dúzia de anos para chegar aos 80%, mesmo considerando que a casa se valoriza entretanto - a menos que façam umas amortizações extraordinárias pelo caminho).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem pensado :)

É mais uma coisa para estar atento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente o Barclays tem uma boa promoção com os 4,25 mas o que me preocupa são os periodos seguintes (após 12 meses). Aí a taxa é algo elevada e a preços de hoje a minha prestação fica mais alta cerca de 25 euros/mês... Certo é que se poupa um bom valor nesse primeiro ano.

Se não é indiscrição exigiram-te mais contra-partidas no Barclays ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

helderxl,

Estava à espera de saber o resultado da Avaliação hoje, mas foi adiado para amanhã, mas em principio serão estes, embora ainda vou saber qual será o agravamento do spreed caso não faça o seguro lá...:

PRESSUPOSTOS

- Destino da habitação: Habitação Própria Permanente

- Prazo do empréstimo: 50 anos

- Valor do imóvel igual ou superior a 163.125,00 EUR

- Taxa Promocional (1º Ano) e Taxa Variável (períodos seguintes)

- Domiciliação de vencimento no Barclays

- Domiciliação de três pagamentos no Barclays

- Contratação do Seguro de Vida e do Seguro Multiriscos comercializados pelo Barclays

- Serviço de documentação parcial com avaliação

Podes ver a simulação para o teu caso aqui: http://www.barclays.pt/particulares/credito_habitacao/credito_habitacao_tradicional.htm?menuid=1

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, fiz a simulação, e fica muito mais barato com a taxa promocional do Barclays... a taxa de 4,25% é imbativel de momento, mesmo com spread 0% por parte dos outros bancos. Mas no meu caso dirigi-me ao banco on de tenho o crédito e pedi uma revisão de spread. Disseram que era impossível, que já tinha um spread abaixo da tabela (que me mostrou no pc) e que se quisesse para fazer uma carta à direcção do banco a solicitar a dita revisão. Ora, como pago uma comissão mensal para ter um gestor, era para casos destes de modo que não fiz carta nenhuma. Fui a uma agência Barclays com o irs e afins pedir uma proposta, que demorou um dia a vir aprovado. Spread mais baixo 0,3% do que no meu actual banco e ainda com condições favoraveis devido à taxa. Sendo assim aceitei. Ontem ao fim da tarde ligam-me do meu actual banco a "oferecer" um crédito pessoal a uma taxa mais baixa, onde eu comuniquei que não estava interessado pois até ia mudar de banco : resultado, ainda hoje de manhã vieram visitar-me com uma proposta de spread a igualar o outro banco  >:( . Esta revisão tinha no entanto um custo de 170€. Então não podiam ter feito isto logo ? É preciso a casa estar a arder ?

Bem , desculpem o offtopic , especialmente ao rumbelino , mas como tinha a ver com o Barclays ficou neste post.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto dos Bancos é preciso andar sempre a pressionar, se não eles não mudam nada... :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

podes dizer onde tens o actual empréstimo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

podes dizer onde tens o actual empréstimo?

No Barclays, embora a escritura seja no dia 31 de Julho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead