Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mricardo

Imposto de Selo sobre Crédito

7 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida relativamente ao imposto de selo. Eu fiz um pedido de crédito habitação no montante de 125000€.

Após finalizada a escritura, fui verificar o valor que tinha sido creditado na conta e reparei que foram 124.183,29€, efectivamente menos 816.17€.

Fui informar-me ao banco e disseram que era relativo ao imposto de selo. Ok, eu até compreendo isso. O que não compreendo, é como é que no detalhe do crédito habitação, diz que estou a dever 125000€ ao banco com o nr de prestações que foram acordados e, no entanto, é um valor que de facto nunca recebi... O único valor que me foi creditado foi 124.183,29€ e não 125000€, isto é, são 816 que faltam e que vou dar de "novamente" ao banco nas prestações subsequentes, se vermos as coisas deste modo...

Isto é normal? Não deveriam ter sido dados 125000 euros e depois cobrado o imposto de selo à parte... É que reparem, para mim não é a mesma coisa, uma coisa são juros do crédito habitação sobre 125.000 euros e outra é sobre 124.183,29€... Para não falar que as prestações estão calculados em função de 125.000 euros...

Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento.

Cumprimentos,

Miguel

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que não compreendo, é como é que no detalhe do crédito habitação, diz que estou a dever 125000€ ao banco com o nr de prestações que foram acordados e, no entanto, é um valor que de facto nunca recebi... O único valor que me foi creditado foi 124.183,29€ e não 125000€, isto é, são 816 que faltam e que vou dar de "novamente" ao banco nas prestações subsequentes, se vermos as coisas deste modo...

Só vais dar novamente ao banco se eles te cobrarem novamente (e aí sim, tens todo o direito de reclamar por te estarem a cobrar uma coisa que já pagaste). Repara, não há grande diferença entre creditar os 125.000 e retirar logo a seguir 816,71 ou em creditar apenas 124.183,29€ e não retirar depois mais nada - o saldo da conta ao fim do dia é exactamente o mesmo. E o banco deve fazer as contas sobre 125.000 pois foi essa a quantia efectivamente emprestada.

Por uma questão de transparência as parcelas podiam (deviam?) aparecer separadas. Mas de um ponto de vista puramente contabilístico não foste prejudicado em nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, claro... Parvoíce minha... Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia..

mricardo esse imposto terias que o pagar, os bancos em vez de te retirar da tua conta a ordem retiram no que te creditaram.É exactemente igual.

Existe é outra segurança para o banco, porque assim tem a certeza que esse imposto fica pago de imediato.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

A mim aconteceu-me o mesmo. Só é de lamentar que os bancos façam isso sem qualquer aviso. Pelo menos no meu caso foi assim. Imagine-se que estava a contar com o dinheiro do banco certinho para o construtor levantar o cheque...

Abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim aconteceu-me o mesmo. Só é de lamentar que os bancos façam isso sem qualquer aviso. Pelo menos no meu caso foi assim. Imagine-se que estava a contar com o dinheiro do banco certinho para o construtor levantar o cheque...

Os bancos avisam dos encargos do empréstimo. Da mesma forma que estás a contar com o dinheiro certo para pagar ao vendedor da casa, também tens que estar já a contar com o resto do dinheiro a pagar ao banco. Ou seja, supostamente, neste caso concreto, já se deveria ter os 816€ na conta na altura da escritura para pagar aquelas despesas... Nesse caso, somando ao dinheiro que o banco lá creditou, ficavam os 125.000€ certinhos para pagar a casa. Mais uma vez, onde está a diferença?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para que facilitar se é melhor complicar???

;D ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0