Novais

É legal ou ilegal o que o banco pede?

11 publicações neste tópico

Desde que esteja no preçário... e está (Alterações Contratuais Diversas - 95,00€ + imposto de selo)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, então para não estar a sustentar gatunos, prefiro transferir o crédito para outro banco que me ofereça condições mais vantajosas. ;D

Eu fiquei interessado nessa situação.

Neste momento tou a iniciar um credito para construção com o BCP e sei que existem bancos que suportam os custos de transferência de créditos.

Um cliente nessa situação que custos tem de suportar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento tou a iniciar um credito para construção com o BCP e sei que existem bancos que suportam os custos de transferência de créditos.

Depende dos bancos. Os custos mais habituais com uma transferência incluem:

• Comissão de abertura do processo (dossier) no novo banco
  • Penalização por amortização antecipada (até 0,5% do capital em dívida no caso de taxas indexadas, ou 2%, no caso de taxas fixas)
  • emissão de documento com a declaração do valor da dívida (necessário para cancelar a hipoteca no registo predial). Confirmar o valor no preçário do banco
  • Pode ser necessária nova avaliação do imóvel para o novo banco
  • Penso que é necessário fazer nova escritura
  • alteração dos registos, no registo predial (a hipoteca passa para outro banco).

Os custos imputados pelo banco dependem do que esteja no preçário e/ou no contrato de crédito.

Se o novo banco assume parte ou todos estes custos é algo que é necessário confirmar com o banco em causa. Muitos referem suportar os custos até um determinado valor, por exemplo, até 1% do capital em dívida, que pode ou não cobrir a totalidade dos custos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora que falas nisso.. Fui ver no Totta e encontrei isto no preçário:

Alterações Contratuais: 166.40€ + IS;

Xiça!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é ilegal mas sempre pode pedir a isenção dos custos com a renegociação do spread. Comigo deu resultado vi o meu spread baixar e não paguei comissões ao bcp. Ou melhor debitaram na conta aquando da aprovação da renegociação mas foi automaticamente reposto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é ilegal mas sempre pode pedir a isenção dos custos com a renegociação do spread. Comigo deu resultado vi o meu spread baixar e não paguei comissões ao bcp. Ou melhor debitaram na conta aquando da aprovação da renegociação mas foi automaticamente reposto.

Atenção que a partir de dia 25 de Setembro é ilegal (http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,262.msg3397.html#msg3397 ). Quem estiver a pensar renegociar o empréstimo e lhe apresentarem este tipo de comissão só tem que esperar até dia 25 e chamar a atenção para o novo decreto-lei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo aviso Pauloaguiar.

Queria negociar outra vez o meu spread na proxima semana e assim aguardo ate 25 de setembro.

Mas mesmo que eu de entrada agora do pedido e caso ele seja aprovado (esperemos que sim  ::) ), só aquando da aprovação e caso ela insida apos o 25 de setembro já não estarei obrigada a pagar comissões relativas as alterações da taxa de spread, certo?

Mais uma vez obrigada realmente este blog e fantastico, mesmo não sendo analfabeta nestas questões de finanças nunca sabemos nem estamos a par de tudo.  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas mesmo que eu de entrada agora do pedido e caso ele seja aprovado (esperemos que sim  ::) ), só aquando da aprovação e caso ela insida apos o 25 de setembro já não estarei obrigada a pagar comissões relativas as alterações da taxa de spread, certo?

Sinceramente não sei. Pela lógica, se a comissão for cobrada no momento da aprovação do pedido, e se essa aprovação já vier depois de dia 25, então diria que é ilegal cobrá-la. Mas eles às vezes arranjam cada maneira de dar a volta ao texto que uma pessoa nunca sabe muito bem o que esperar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente não sei. Pela lógica, se a comissão for cobrada no momento da aprovação do pedido, e se essa aprovação já vier depois de dia 25, então diria que é ilegal cobrá-la. Mas eles às vezes arranjam cada maneira de dar a volta ao texto que uma pessoa nunca sabe muito bem o que esperar...

Pois é uma questão de ir lá e por os pontos nos is acho que só assim mesmo e que terei a certeza. mas como se costuma dizer vale sempre a pena tentar. O ano passado não paguei porque pedia a isenção, agora vamos ver como vai ser.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead