bmscmoreira

Obrigatoriedade retenção na fonte.

8 publicações neste tópico

Boa tarde. 1º Post  ;D

Queria perguntar uma coisa...

Li que a obrigatoriedade de reter na fonte, como trabalhador liberal (vulgo recibos-verdes) só existe caso se aufira um rendimento anual superior a 10.000 euros.

Trata-se de rendimento bruto, correcto? É o que eu recebo, ainda sem ter em conta os impostos? (talvez seja mais fácil explicar tendo em conta o modelo do recibo verde... esses 10.000 correspondem à soma de todos os valores indicados no campo 1 do recibo-verde? ("importância")?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esses 10.000 correspondem à soma de todos os valores indicados no campo 1 do recibo-verde? ("importância")?

Sim

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja, até 10000€ não sou obrigado a reter, mas acima disso sou obrigado a reter à taxa de 20%? (profissão liberal, prestação de serviços).

Esses 10000 não acumulam com o que aufiro como trabalhador dependente, creio eu?

Ou seja, se ganhar 15000€ como dependente e 9000€ como independente, isso influencia na obrigatoriedade da retenção na fonte? Ou são coisas completamente separadas? Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelos esclarecimentos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A paartir de 10.000 euros nao retem se quser, se os recibos forem passados a empresas ou a entidades que disponham ou sejam obrigadas a dispor de contabilidade organizada, a retençao é obrigatoria.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A paartir de 10.000 euros nao retem se quser, se os recibos forem passados a empresas ou a entidades que disponham ou sejam obrigadas a dispor de contabilidade organizada, a retençao é obrigatoria.

Essa informação é a empresa/entidade que me faculta? Se não fizer a retenção nessas circunstância, terei alguma multa ou simplesmente far-se-á o acerto na altura de calcular o irs?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa informação é a empresa/entidade que me faculta? Se não fizer a retenção nessas circunstância, terei alguma multa ou simplesmente far-se-á o acerto na altura de calcular o irs

A empresa pode não saber quando o empresario ultrapassa o limite, para alem que quem passa o recibo é o contribuinte, e deve mencionar logo a retenção.

A retenção é obrigatoria, e é penalizada se nao a fizer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há coisas fantasticas, não há!?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead