Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ritadeaires

?? Passo a passo - crédito habitação ??

3 publicações neste tópico

Olá

Estou na fase de me decidir pelo banco onde vou pedir o empréstimo. Quero fazê-lo ainda esta semana.

A escritura está combinada para daqui a um mês (meados de Julho).

A mudança prevista para Setembro.

Alguém me orienta, passo-a-passo, sobre o que é necessário fazer antes e depois da escritura e com que timings?

Mais precisamente, fazer o quê, quem o faz, onde o fazer, quando. Refiro-me a coisas do género (conversão de registos, isenção so IMI, pagamento IMT, registos provisórios, mudança de contadores, cancelamento de luz, gaz, etc. na casa que abandono e irei arrendar...).

No fundo, preciso uma agenda para todas estas coisas que implicam compra e mudança de casa, sobretudo ao nível da documentação, que nem sei bem o que é, nem onde tratar...

Obrigada!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

* Vá já ao seu futuro centro de saúde / unidade de saúde familiar saber o que precisa fazer para pedir um médico de família. O mais provável é que leve alguns meses (anos?) a conseguir, por isso quanto mais cedo meter os papeis melhor.

* Antes da escritura pagar o IMT - a prova de pagamento é precisa para a escritura

* A conversão de registos, penso que é feita logo a seguir à escritura, no registo predial. Não sei se o banco trata disso ou se é preciso tratar disso pessoalmente, nunca contratei um crédito habitação, não sei dizer com certeza.

* Mudar a morada nas finanças - pode fazê-lo no site das declarações electrónicas. Atenção que lhe mandam uma carta para a nova morada para confirmação - se mudar para longe, é capaz de ser melhor fazê-lo só depois da mudança. Tem 6 meses desde a compra para o fazer, mas sugiro que o faça assim que possível.

* Pode fazer o pedido de isenção do IMI também através do site das declarações electrónicas ou dirigindo-se à repatição de Finanças a que pertence o imóvel. Recomendo vivamente a primeira opção. Só o pode fazer depois de alterada a morada (e confirmada a alteração), tendo 60 dias depois disso. Mais uma vez, faça-o assim que possível

* Com o contrato promessa já pode pedir a ligação da água, luz, etc, por isso até podia fazê-lo hoje. Uma vez que a mudança será só em Setembro, pode não fazer sentido estar a pagar dois meses de contador (supostamente deviam ter acabado com isso, mas a verdade é que há muita taxa fixa mesmo que não se consuma nada). A menos que precise desses serviços antes da mudança, para aí um mês de antecedência deve ser suficiente (informe-se na câmara, edp, etc). Atenção que a instalação do gás requer uma vistoria que vai ter que pagar e é marcada no momento da requisição do serviço. Se quiser ADSL, comece um pouco mais cedo - entre a contratação da linha telefónica e a activação do serviço ainda passam tipicamente algumas semanas...

* Para cancelar os serviços actuais também é melhor perguntar junto dos fornecedores respectivos. Em alguns casos pode dizer o dia a partir do qual pretende descontinuar o serviço e por isso precisa de combinar com eles. Pergunte se podem mandar-lhe a última factura já para a nova morada...

* Pouco antes da mudança, envie a sua nova morada a todos os seus contactos, dê-a no seu serviço, banco, segurança social, etc. Em todos os sítios onde o poder fazer online aproveite. Na maior parte dos serviços do estado, felizmente já pode. Reveja todos os cartões de lojas e desconto que tem e mude junto dessas entidades todas - eu andei vários meses a receber correspondência do anterior proprietário (quase um ano depois até recebi a declaração do banco para o IRS - eles ajudaram-no a comprar a casa nova mas nunca tiveram habilidade de actualizar a morada dele :P).

* Se achar que vale a pena contrate o serviço dos CTT que lhe reencaminha o correio para a nova morada - SIGA

Para já só me lembro disto. Se me ocorrer mais alguma coisa eu aviso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada!

Informação preciosa para organizar semanas tão atribuladas como as de mudança!

Estou a compilar este tipo de informação e a criar uma espécie de calendário. Fica a promessa de a colocar no fórum, mal tenha uma coisa decente.

Cumprimentos a tod@s!

Este site é muuuuito bom! Verdadeiro serviço público.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0