soberdrunk

Custos acrescidos para compra a dois?

4 publicações neste tópico

Viva,

Antes de mais quero agradecer este fórum, no qual já esclareci algumas dúvidas!

Contudo, há uma coisa que me disseram hoje que me deixou apreensivo, e que gostava de esclarecer.

Eu e a minha namorada estamos a comprar casa, e o empréstimo está a ser feito em nome dos dois. Vamos casar ainda este ano, mas na altura prevista da escritura da casa, esse não é ainda o caso.

Há algum custo acrescido pelo facto de estarmos a comprar a casa a dois, e não apenas no nome de um? No banco disseram-me (só agora, quando estamos quase a fazer os registos provisórios) que o IMT teria de ser 'divido pelos dois'. "Mesmo se pago a partir da mesma conta?" retorqui. A resposta foi "sim".

Para além de ter achado estranho só agora se terem lembrado de me informar daquilo, fiquei a matutar depois de lá ter saido se os valores dos registos e escritura que me simularam serão agravados pelo facto de estar em nome dos dois.

Desde já o meu obrigado pela vossa ajuda :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

soberdrunk,

Há 5 anos comprei a minha 1ª casa com o meu marido, na altura namorado.

Não lhe posso dizer a minha experiêcia com o IMT, na altura SISA, porque o valor da casa não atingia o valor minimo.

A única diferença que notei pelo facto de sermos solteiros foi no IMI. A Isenção e toda a papelada veio em cartas e nomes separados, inclusive a avaliação da casa veio pela metade a cada um.

Quando vendemos a casa já eramos casados. Antes do comprador proceder aos Registos Provisórios tivémos de nos deslocar à Conservatória do Registo Predial para actualizar o nosso estado civil, pagámos 80 e tal euros por esta alteração. :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Essa situação do IMT é verdade... É dividido pelos 2... Mas atenção: se no total vais pagar 8000€ de IMT então tu pagas 4000€ e a tua namorada paga outros 4000€...

A casa vai ficar em nome dos dois... Logo cada contribuinte vai ter direito a metade da casa... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado aos dois pela resposta :)

Coolzero, sim, felizmente parece-me que é esse o caso :)

O meu medo era mais na parte dos registos e da escritura em si.

Mas pela experiência da Pipoca, nem por isso... tirando esses 80€ pela alteração de solteiros para casados... realmente!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor