José Ribeiro

Qual a melhor? Velocidade de acesso à Internet!

12 publicações neste tópico

Bom dia,

inicio este tópico na esperança de obter algumas luzes para além daquilo que já sei no campo da Internet.

Primeiro, gostaria de saber qual o melhor serviço de Internet a um preço competitivo?

Uma primeira opinião da minha parte é que enquanto não houver fibra óptica o serviço da SAPO ADSL ainda é o melhor, pois a linha em todo o território continental é da PT. Além disso, em termos de preços têm aparecido umas boas promoções quer para novos clientes, quer para clientes habituais.

Segundo, gostaria de indicar alguns endereços que são úteis na verificação da velocidade da NET á chegada de casa:

http://speedmeter.fccn.pt/

http://pt.abeltronica.com/

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a estes dois sites e sobre a veracidade dos seus valores.

Se conhecerem mais algum façam favor de disponiblizar, pois é sempre útil poder comparar para poder tirar as melhores conclusões!

Terceiro, gostaria de fornecer mais um site que me foi indicado por uma operadora da SAPO ADSL quando a confrontei com a velocidade indicada através do speedmeter e o facto de esta ser muito inferior à velocidade contratada. Escusado será dizer, que o site que vou disponibilizar apresentou velocidades de aceso à NET próximas da contratada com uma diferença estimada de 30% abaixo, claro, da contratada: http://qos.sapo.pt/

Será que posso considerar este último site fiel à realidade, uma vez que os dois primeiros espelham aquilo que de facto acontece, mas que os operadores insistentemente dizem que não é a informação que têm no servidor deles?

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É isso mesmo.

Esses dois sites que apresentaste não são fidedignos, alias, nada é fidedigno desde que saia do controlo do ISP.

O ISP (Sapo) apenas te garante a velocidade dentro da sua rede, não podendo, como é óbvio, garantir essa mesma velocidade em todas as redes do mundo. Por isso o mais fidedigno ainda é o http://qos.sapo.pt para quem é cliente Sapo.

Não convém é esquecer que as velocidades contratadas são velocidades máximas e que dependem da distancia à central e da qualidade dos fios dentro de casa das pessoas. é muito normal as pessoas pagaram p.e. Sapo 8Mbps e se verificarem no modem apenas sincronizam à velocidade de 4Mbps devido a esses constrangimentos. Logo, apesar de terem 8Mbps no tarifácio, nunca vão conseguir velocidades superiores a 4Mbps, no exemplo que apresentei. Claro que um utilizador comum, mesmo estando a 2 Mbps e pagando 24Mbps não se apercebe dessa diferença porque para ver mail e umas páginas na net raramente usam essa largura de banda toda, no entanto estão a pagar por um serviço que não tem..

:D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É isso mesmo.

Esses dois sites que apresentaste não são fidedignos, alias, nada é fidedigno desde que saia do controlo do ISP.

O ISP (Sapo) apenas te garante a velocidade dentro da sua rede, não podendo, como é óbvio, garantir essa mesma velocidade em todas as redes do mundo. Por isso o mais fidedigno ainda é o http://qos.sapo.pt para quem é cliente Sapo.

Não convém é esquecer que as velocidades contratadas são velocidades máximas e que dependem da distancia à central e da qualidade dos fios dentro de casa das pessoas.

Obrigado pelo comentário Nuno.

Estes dois site que indiquei foram-me aconselhados por um excelente técnico da MEO. Eu conhecia um e o outro foi ele para despistar valores. Na altura, ele inspecionou todas as ligações às linhas telefónicas e fez medições locais em cada uma dessas tomadas. Deixou tudo impecável e os sites transmitiam valores concordantes com o contratado.

De acordo com o que ele me disse na altura, a informação transmitida por estes sites era o valor da velocidade da NET á chegada, pois dentro de casa poderia haver flutuações.

Em relação à distância à central, menos de 2 Km é uma grande distância? Não me parece!

O site indicado pela operadora da sapo parece-me que indica a velocidade de saida do terminal e não a velocidade de chegada, pois quando questionei sobre a constante queda no acesso à NET, respondeu que não tinha dados para poder responder...

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Muitas vezes o problema não está apenas na distancia à central, mas sim no par distancia/velocidade contratada.. Esses 2 Km que falas, foram medidos pelo técnico ou é com base no que tu conheces ? é que os fios de cobre ainda podem dar uma volta bastante jeitosa antes de ir à central.

Quando dizes velocidade de saida e de chegada, referes-te a valores de Upload e Download ? Sabes dizer-me que valores o teu modem indica ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muitas vezes o problema não está apenas na distancia à central, mas sim no par distancia/velocidade contratada.. Esses 2 Km que falas, foram medidos pelo técnico ou é com base no que tu conheces ? é que os fios de cobre ainda podem dar uma volta bastante jeitosa antes de ir à central.

Quando dizes velocidade de saida e de chegada, referes-te a valores de Upload e Download ? Sabes dizer-me que valores o teu modem indica ?

Os 2 km de distância, que são menos do que isso, foram transmitidos por um dos técnicos da PT.

Já cá vieram 3 técnicos da PT e 1 da MEO. Só fiquei satisfeito com o serviço e as explicações do técnico da MEO. Os outros ou falavam por telefone para a central e nada faziam ou faziam exactamente o que eu já tinha feito ou entretinham-se a cortar fios, diziam eles para diminuir o ruido... Um pagode é o que era!  ;D :D

Quando digo velocidade de saída e de chegada é isso mesmo o que quero dizer. A velocidade de saida na central é a velocidade garantida, no meu entender, pelo site indicado pelo último operador, retirando sensivelmente 30% para o berbigão (leia-se "sistema operativo")...  ;D, e a velocidade de entrada é a velocidade com que chega à porta da minha casa, medida pelos 2 sites que indiquei (um já eu conhecia e o outro indicada pelo técnico da MEO).

Confio mais no técnico do MEO, porquê?

Porque quando acedo ao email por exemplo, por vezes estou dezenas de segundos à espera que a página abra o que não se adequa com a velocidade contratada/supervisionada pelo técnico da MEO.

Aliás, o técnico da MEO disse que na central por vezes ocorrem falhas não sei se curto-circuitos e depois demoram a restabelecer as velocidades contratadas de todos os clientes ou deixam escapar alguns...  ::)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses 30% não são do SO, são cerca de 15-20% para a forma de empacotamento do ADSL, podia entrar em detalhes técnicos mas acho que não vale a pena. Por isso, 15%-20% é normal perder relativamente ao contratado, mais do que isso não é real e há qq problema..

Pessoalmente, não confio muito quando começam com invenções manhosas, eu prefiro olhar para os valores de atenuação, valocidade e SNR para perceber onde está o problema... e muitas vezes está em que temos velocidade a mais para o que a linha suporta. 80% das vezes não há cá técnico que nos valha a nao ser pedir para baixar um bocadinho a velocidade, desta forma aumenta-se o SNR e a ligação fica BEM mais estável..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é Nuno,

creio mesmo que é muito mais do que os 30%...

Também já fiz isso que aconselhas, não por conselho de algum técnico mas por constatação dos valores apresentados pelos sites relativos a velocidades da NET, ao longo do tempo e creio que não vou descer mais. Vou aguardar pela fibra óptica caso os preços sejam competitivos!  ;)

Contudo, vou reforçar o meu pedido para que verifiquem a situação pois algo está errado, e tenho a sensação que estou a pagar mais do que aquilo que consumo!

Espero que entretanto, haja mais alguma colaboração com uma situação análoga à exposta para poder tomar decisões sobre a autenticidade dos valores de velocidade da NET apresentadas pelos 3 sites que possuo. :)

Obrigado pelo teu excelente contributo!  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá.

Não sei se já conheces o site speedtest.net, também é muito bom e fiável.

Eu no meu caso pessoal com a sapo adsl, nem quero ouvir falar deles. Contratei 8 mb, vei o técnico instalou e foi embora sem sequer testar se estava a funcionar em condições, de seguida reparei que as velocidades eram muito baixas mesmo (abaixo de 2 mb).

Liguei para a linha de apoio ao cliente e para meu espanto o individuo diz-me " a sua zona o máximo que suporta é até 3 mb" embora tenham sido eles a dizer-me que os 8 mb davam muito bem na minha área de residência.

Já na loja da PT, com tudo embalado para entregar, uma técnica disse-me assim, "na sua área de residência não tem net por cabo? Se tem opte antes por essa, porque só lá para o final do ano é que as linhas vão ser substituídas.".

Ou seja, contratei a Zon, e agora estou à espera que acabe o ano de fidelização e já tenha fibra óptica aqui em casa, depois vou optar por Zon, Clix ou Meo, sendo que estou mais inclinado para as duas últimas, pois não sei se sabem mas são os único em que a fibra vai mesmo até dentro de vossa casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Obrigado pela indicação desse site Grabulho, não o conhecia.

Esperemos então pela fibra óptica, pois nas actuais condições a velocidade da NET mais parece aqueles gráficos de subidas e descidas da bolsas, da NASDAQ, Dow Jones,  PSI 20, ... em que normalmente a recta de normalização está lá em cima e os valores andam todos a subir e a descer cá em baixo!...  :D

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

" a sua zona o máximo que suporta é até 3 mb" embora tenham sido eles a dizer-me que os 8 mb davam muito bem na minha área de residência.

É o problema de eles falarem em velocidades máximas e não nas reais, se assim fosse era bem mais verdadeiro por parte das operadoras.

O que se pode pedir é testes de linha e depois contratar em conformidade com isso, pois se não dá mais de 3mb os 4mb seriam suficientes e pagaria menos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

TMN, Kanguru e Sapo lideram ligações falhadas mas Cabovisão e Zon atendem mal os clientes

Ligações falhadas e dificuldade em contactar o apoio ao cliente são dois dos problemas mais importantes no uso da Internet, detectados por um estudo de associações de defesa do consumidor a nível europeu.

Os resultados do estudo, publicado na DECO/PROTESTE de Outubro, mostram que TMN, Kanguru e Sapo lideram as tentativas mal sucedidas de acesso à Internet, enquanto a Cabovisão e Zon mostram mais dificuldade em atender aos pedidos de ajuda dos clientes.

«Não é por acaso que estes quatro operadores, globalmente, menos agradam aos seus utilizadores», refere a DECO.

Em contrapartida, a TVTel lidera na satisfação. «Numa época em que não ter Internet é uma forma de exclusão, uma boa ligação ocupa um lugar central na vida de um número cada vez maior de pessoas».

No estudo, a DECO diz que Meo, TVTel, Vodafone e ARTelecom são as operadoras que mais inquiridos recomendam com toda a certeza. Aqui, a TMN mantém-se de pedra e cal em último lugar: é o fornecedor que mais utilizadores não aconselham aos seus amigos. Ligações falhadas e lentas são os principais motivos a gerar insatisfação nos clientes. Algo de idêntico se passa com outras operadoras, como Kanguru, Sapo e Zon.

«O serviço prestado pelos fornecedores em Portugal peca em aspectos fundamentais, que o presente inquérito vem confirmar. Falhas nas ligações, a lentidão destas, a pouca eficácia do serviço de apoio ao cliente e alguma facturação incorrecta são as principais queixas de cerca de mais de 1.200 utilizadores. O último problema é motivo recorrente para os nossos associados pedirem ajuda ao serviço de informações», conclui a DECO.

A associação deixa, por isso, um conselho aos consumidores: «Não desista em caso de problemas. Perante uma situação de incumprimento, peça a anulação do contrato e, se aplicável, o reembolso do dinheiro. Como alternativa, pode exigir a redução do preço. Apresente também queixa à Direcção-Geral do Consumidor (213564600).

Anúncios enganadores e contratos com cláusulas abusivas

Os anúncios a serviços cada vez mais velozes são uma constante, mas a verdade é que há muitos problemas nas ligações. Por isso, a DECO defende «um regulamento de qualidade de serviço, que imponha um valor médio e mínimo, com base na percentagem de velocidade anunciada. Para cumprir o regulamento, os serviços teriam de respeitar o valor médio. Abaixo do mínimo, o serviço seria considerado indisponível e não sujeito a facturação».

Por fim, a DECO denuncia que, apesar de os contratos serem sujeitos à aprovação da Anacom, «continuam manchados com cláusulas abusivas e pouco transparentes».

«As razões de queixa dos nossos operadores são significativas pela pouca fiabilidade e pelo preço excessivo que cobram. Aliás, mesmo com computador, a principal razão apontada para não terem Net é o facto de os custos serem muito elevados», revela a DECO.

in DECO PROTESTE

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o problema de eles falarem em velocidades máximas e não nas reais, se assim fosse era bem mais verdadeiro por parte das operadoras.

O que se pode pedir é testes de linha e depois contratar em conformidade com isso, pois se não dá mais de 3mb os 4mb seriam suficientes e pagaria menos.

O próprio site da PT onde se pode testar a velocidade da internet está com problemas (http://qos.sapo.pt/), no entanto, quando aqui há dias pedi a informação sobre a possibilidade de "descer" a velocidade uma vez que se paga mais do que se usufrui, responderam que de acordo com os testes de linha por eles efectuados a velocidade contratada era a recebida na casa do cliente. Caso pretende-se efectuar a "descida" (diminuição) da velocidade contratada teria de pagar 35€ para o fazer.

Nos outros sites, que existem para verificar a velocidade e já aqui referenciados, contradizem a informação prestada pelos testes de linha deles!...

Será um procedimento correcto, atendendo a que se o cliente quiser aumentar ("subir") a velocidade, fazem-no gratuitamente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead